Especial: Survival Horror

Com títulos para quase todos os consoles, o gênero survival horror é um gênero de extremos. Há quem ame e há quem odeie. Principalmente pelo estilo de jogo, que faz com que o jogador passe por alguns momentos de extremo nervosismo frente ao console.


O ínicio:

Marcado por temáticas mais adultas e cheias de mistérios, o gênero teve início no ano de 1992, com o lançamento de Alone In The Dark para PC. De lá para cá, diversos títulos foram lançados para praticamente todos os consoles, com as mais diversas temáticas.

Muitos jogadores reclamavam que Resident Evil já não era mais um survival horror, e sim um game de ação. De fato, o clima de mistério e os ambientes escuros combinados com as câmeras posicionadas estrategicamente, estavam extintos. Em seu lugar, entrava outro atributo: o desespero. Você já não tinha mais medo de prosseguir, mas sentia-se desesperado por estar sendo perseguido por dezenas de criaturas bizarras. Em suma, Resident Evil se tornou mais Ocidental.

Como assim, mais Ocidental? Pode-se dizer que o gênero, que conquistou o mundo todo, acabou passando por Hollywood e adotando alguns de seus estereótipos. Personagens fortões, cheios de habilidades marciais e prontos para derrotar o mundo. Ou ainda a troca do terror psicológico pela brutalidade gratuita e o excesso de sangue. Tudo isso acabou se tornando dominante no gênero, para o terror de muitos.

É aí que surgem os famosos descendentes do survival horror.Atualmente, como você deve ter percebido, existem poucos jogos que realmente reflitam a essência do gênero. Mas, em compensação, contamos com diversos títulos que só existem graças aos conceitos do survival horror.


- Fatal-Frame foi o 1º jogo da série lançado para Playstation 2... (março de 2002). Nas versões americana e européia, a frase "Baseado numa história Real" foi adicionada a capa. Isso causou uma grande dicussão, que continua até hoje, se os fatos são realmente verdadeiros. Quanto ao assunto, a Tecmo (desenvolvedora do jogo) disse: A história assustadora do jogo foi baseada em duas histórias do folclore japonês, as duas sobre regiões montanhosas do interior do Japão.


O fim?

Ou um novo começo?

Nesta geração, ficou difícil dizer o que é survival horror. Diversos jogos decidiram incrementar na famosa fórmula estabelecida pelo clássico Resident Evil, e as rotulações se tornaram quase impossíveis. É claro que, ao contrário do que muitos pensam, isto também gerou diversos frutos bons.

A combinação de elementos tradicionais do survival horror com elementos cooperativos, e boas doses de ação, sem dúvidas, foi responsável pela geração do excelente Left 4 Dead, em 2008. Os zumbis deixavam de ser criaturas que se arrastavam e passaram a correr feito loucos, deixando o jogador completamente desesperado. Esta evolução também foi vista no cinema, o que pode ser um dos motivos de também estar presente nos games.

Quando Dead Rising, da própria Capcom, chegava ao Xbox 360, os jogadores foram simplesmente encharcados com sangue. Acompanhia criou um game totalmente sarcastico, tirando sarro de seus ppróprios sucessos e trocando o terror por excelentes doses de humor. Um título totalmente diferente de qualquer survival horror, mas que compartilhavam diversos elementos e inovava sem medo.


- Silent-Hill: Shattred Memories foi o último jogo do gênero "Survival-Horror" lançado para PLAYSTATION 2... (março de 2010), sendo um dos mais assustadores para o console. Sua repercussão foi mediana, mas por ser um jogo para o console da geração passada acaba sendo uma boa pedida para os fâs de silent-hill.



AUTORES : Jefferson Andrade , Rodrigo Pereira , Danilo Leite

11 comentários:

  1. quem sabe não vão lançar mais um silent hill pro ps2? não tem como saber vcs n podem ver o futuro,
    quem sabe oq esta por vir pro ps2 ainda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu venho do futuro e digo q o silent hill shatred é o ultimo do ps2

      Excluir
    2. Eu venho de um um futuro maior ainda e afirmo de uma vez por todas, que sim, Silent Hill Shattred Memories foi o último do ps2

      Excluir
    3. Venho de um futuro maior ainda pra dizer que Silent Hill Shattered Memories foi o último do ps2 e foi muito bom por sinal... pena que não lançaram outro ao ps2, zerei o Origins ontem e AMEI agr quero zerar o SH3(só zerei o Origins e o Shattered Memories)

      Excluir
    4. Saudações, venho de um futuro longínquo e pós apocalíptico, sinto em dizer mas, sim, shattered Memories foi o último do ps2. A boa notícia é que no ano de 2020 a realidade vai ficar parecida com o Silent Hill, principalmente no Brasil.

      Excluir
    5. Venho do futuro de 2021. Para dizer que Memories é o Último.

      Excluir
  2. Amo silent hill,acredito q muitas pessoas pensam o mesmo,acho impossivel q ñ lançem mais um para ps2 a pedido dos fãs,ou pelo menos para ps3.

    ResponderExcluir
  3. esta saído em 2011 um novo silent hill para ps3 como titulo provisório silent hill 8 uma vez que é o 8º game da serie a ser lançado

    ResponderExcluir
  4. trailer: http://www.youtube.com/watch?v=BS7xj78t4dk

    ResponderExcluir
  5. eu so muito fã dos jogos e filmes do Silent Hill, mas depois que eu vi que o 8 naum vai sair pro eterno ps2.............A DEPRESSÃO TOMOU CONTA xp

    ResponderExcluir

Todos os Comentários são lidos e moderados previamente.
São Publicados aqueles que respeitam as Regras Abaixo:

- Não faça propaganda de outros blog/sites;
- Use o OpenID ou Nome/URL caso não seja seguidor;
- Não inclua links desnecessários no seu comentário;
- Seu comentário é nossa inspiração!
- Não respondemos comentarios 'anônimos' sem identificação nenhuma.
- Obrigado pelo Apoio ;D