14 de out. de 2010

Analise: Bully


Bully

Criadora: Rockstar Vancouver
Publicadora: Rockstar Games

Plataformas: PS2;
Lançamento: 7 de Outubro de 2006;
Genêro: Ação;
Modos de Jogo: Single Player
Classificação: ESRB



" Bater, Roubar armários, e humilhar os riquinhos, isso é o que Jimmy faz de melhor"  


No vídeo inicial Jimmy discute com sua mãe e seu padrasto. Para se livrar de Jimmy durante sua lua de mel, sua mãe o coloca num dos piores colégios dos Estados Unidos, pois foi o único a aceitar o garoto. Já na frente da escola, após uma grande discussão com sua mãe Jimmy é recebido pela secretaria da escola. E ao receber Jimmy pede ao garoto para falar com o Dr. CrabblesnitchCrabblesnitch diz que Jimmy é pior aluno que ja recebeu na escola, até então. Ele chega a citar coisas que Jimmy fez em outros colégios internatos como: Vandalismo, Linguagem imprópria, Graffiti, e Bullying. Logo depois dessa conversa, a secretária manda Jimmy vestir o uniforme da escola. Na chegada ao seu dormitório Jimmy é recebido por vários rapazes, que brigam com o garoto, a sim também ocorre o primeiro contato com o jogador ao jogo. Ao fim da briga, chega Hattrick, o professor de matemática corrupto da escola, separando a briga dos garotos. Já no dormitório, Jimmy conhece Gary, um rapaz muito inteligente e meio psicótico, o rapaz quer dominar todos os grupos da escola. No quarto Jimmy é apresentado a Peter que ao decorrer da história torna-se um grande amigo de Jimmy. Já durante o jogo Gary trai Jimmy por que acha que Jimmy quer dominar a escola em seu lugar e inventa algumas mentiras para todos os chefes dos grupos, começando por Russel chefe dos Bullies(valentões), Gary fala para Russel que Jimmy xingou sua mãe e alguns animais de sua fazenda. Depois disso Gary continua a mentir para chefes dos grupos e por causa disso Jimmy continua se dando mal, e perdendo respeito com os grupos, e se metendo em brigas. 




Os grupos do novo colégio de Jimmy são bem diversificados, são separados pela forma de se vestir, comportamento, e local onde costumam ficar, todos tem uma espécie de chefe que comando o grupo. No total são 7 grupos são eles:


-Bullies:  
São os tipicos valentões, seu modo de se vestir e meio esculachado, estão por toda escola procurando briga, mas sempre acabam pegos pelos inspetores. 


-Nerds:
Os nerds são sempre humilhados e xingados por todos dos outros grupos, costumam estar na biblioteca e alguns sempre estão com bombas de fedo. Suas roupas são sempre aparentemente fora de moda, costumam ser verde e listradas.


-Jocks:
São os esportistas e não vão com a cara de ninguém, sempre estão em brigas, pois se acham os mais fortes, e é realmente difícil ganhar deles em brigas. Pelo simples fato de se aproximar deles, já e o bastante para arrumar confusão. Estão sempre no campo de futebol, academia ou na quadra de esportes.


-Greasers:
Os Greasers parecem ter parado no tempo, tem obrigatoriamente um estilo anos 80, usão jaquetas de couro, e brilhantina no cabelo. Não são muitos de arranjar confusão, mas se arrumar briga com eles dificilmente vai sair bem, eles estão sempre na oficina da escola, consertando bikes ou carros. 


-Preppies:
São os mais ricos, esnobam qualquer outro que não esteja não nas mesmas condições deles. Eles tem um estilo Box de luta. São bem inteligentes e disciplinados, dentro da escola eles tem um pequeno castelo, cheio de artigos antigos e caros, mas Jimmy em uma missão acaba com tudo e com alguns Preppies.


-Townies:
São os mais velhos, e todos foram "chutados" da escola, eles tem estilo roqueiro e estão na area das fabricas, são os unicos a não tem um espaço dedicado somente a eles na escola. São os mais fortes e é bem difícil ganhar lutas contra eles, por serem maiores que todos os outros, e serem quase adultos. 


Falando agora da jogabilidade. Jimmy esta numa escola e vai ter que ir as aulas, que são: Arte (Art), Química (Chemistry), Inglês (English), Educação física (Gym), Fotografia (Photography) e Mecânica (Shop), todas essas aulas são importantes para o progresso de Jimmy na escola, e com elas pode até mesmo descolar armas, como por exemplo um estilingue, com uma mira igual a de uma sniper. As aulas são em 5 niveis, com forme forem concluídos, ao vai melhorar em  Jimmy.  
Caso Jimmy não entre nas aulas, será punido caso seja pego por um inspetor, Jimmy vai ter que realizar algum trabalho de detenção, o mais comum é cortar a grama. Esses inspetores são como a policia do GTA, vão correr atrás de você, e se infringir alguma lei, dependendo do nível de procurado eles vão correr sem parar, até que você se esconda e espere a poeira baixar. Esses esconderijos podem ser de latas de lixo, até mesmo dentro de armarias vazios. Durante o jogo Jimmy pode praticar inúmeros tipos de vandalismo, o garoto rouba armários, faz pichações, prender outros alunos no lixo no armário ou até mesmo os afoga na água da privada, e sem  falar de um clássico do jogo, o "cuecão".
Para progredir no jogo, Jimmy deve realizar as típicas missões. Durante os Capítulos que dividem o game, Jimmy trabalha pra um determinado grupo e esses capítulos também dividem as estações do ano, como por exemplo a chegada do natal, onde todo o cenário ficara repleto de néve.
Jimmy também pode juntar dinheiro, embora não seja muito útil a não ser se for para comprar latas de spray, ou latas de refrigerante. Mas Jimmy também pode comprar algumas roupas e mudar o corte de cabelo. 
Cada ação que Jimmy realiza, deve ser realizado um pegueno puzzle, um exemplo é na hora de roubar um armário, o jogador vai ter que rodar o analógico até encontrar todos os numero do cadeado, para abrir o armário.  


Jimmy também tem sangue de um Grand Theft Auto nas veias, sabemos que Bully é dos mesmos criadores de GTA, durante o jogo Jimmy pode usar diversos tipos de veículos para andar nos cenários, ele pode ter um Skate, Bicicletas que com a ajuda da aula Shop, Jimmy melhore suas Bikes, também pode ter uma moto e até mesmo um Kart. Todos esses veículos podem ser comprados ou roubados da mesma forma que ocorre com GTA.
Para ter um Kart Jimmy deve ganhar em primeiro todas as corridas de Kart, também existem as corridas de Bike.
Jimmy também pilota um carrinho de cortar grama nas missões de detenção ou apenas para pegar algum dinheiro. 
Lembre-se pegar bikes o motos de adultos causara um grande transtorno, sem falar de bater neles ou em criancinhas que estão pela cidade ou na escola.    

Os gráficos são bem detalhados embora não seja um dos melhores de PS2 até por que se trata de um jogo com cenário amplo, se tivesse gráficos melhores resultaria em mais lags, sem falar dos que já tem.
Começando pela parte de cenário tudo é realmente muito bem feito e rico em detalhes, grama, tapetes,ladrilhos e até mesmo o chão da quadra, tem diferentes tons de luzes e reflexos, os objetos da natureza como os detalhes das folhas arvores, raízes e plantas que crescem nas paredes, tudo foi bem detalhado. Os efeitos da agua são muito bem feitos e até da para perceber uma leve transparência.  
Os detalhes das roupas, e dos personagens são bem feitos mas não são realistas, podem ser notados que os dedos dos das mãos são grudados, mas deve haver um desconto pois cada personagem tem um efeito exclusivo pra cada um.    


A parte de áudio também foi bem explorada, durante determinados momentos pode-se notar que a musica muda, como em um momento de suspense. As musicas embora tragam batidas simples, se enquadram bem ao jogo. Os efeitos de de sons também são bem variados, durante uma briga por exemplo, com cada personagens pode-se notar diferentes sons nos golpes.
As vozes e jeito de falar são independentes para cada personagem, assim melhorando e diferenciado as características de cada um.
Interativamente o game é muito divertido, podemos xingar, brincar ou só conversar com as pessoas, as roupas que usa pode agradar uns e outros não. A forma na qual cada um olha para você tudo é foi feito de forma, que você se deixa levar com muita facilidade.


Conclusão


Esse game é um dos melhores e mais bem trabalhado e pode se dizer que também tem alguma riqueza cultural, pois tudo aquilo foi inspirado em escolas de verdade e mostra o que muitos alunos passam, se os jogadores souberem diferenciar um jogo da vida real, esse é realmente muito recomendado. 


Prós:
- Enredo muito bem trabalhado;  
- Jogabilidade inovadora;
- Familiarização rápida com os comandos;
- O game em geral.  


Contras:
-Musicas de fundo genéricas. 


-Notas:
História: 8.0
Jogabilidade: 9.7
Diversão: 10
Gráficos: 8.9
Áudio: 7.9
AI: 8.5

Nota Final: 9.0


41 comentários:

  1. noossaa cara tenho o bully e tmb ja virei...acho um jogo muito massa sem falar da missoes muito legais!..recomendo..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o mosso pode me falar como pegar a missao do jimmy que o skyte fica rapido

      Excluir
  2. eaee uhuu e a melhor analise que eu ja vi desse jogo cara parabens !!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. vlw mesmo, fico feliz que vc gostou tanto assim !

    ResponderExcluir
  4. vc esqueceu de falar que da para andar de skate, bike e fazer manobras com eles e tambem da para pegar carona atras de um carro

    ResponderExcluir
  5. esse jogo é muito engraçado.

    ResponderExcluir
  6. o jogo é muito bom mesmo eu baixei ele de ps2 e gostei muito é 1 dos meus preferidos e parabens ao site é o melhor site de análises ps2 na minha opinião

    ResponderExcluir
  7. esse jogo é muito engraçado e bom.
    ja to no chaper 5.
    so falta a aula de ingles e fotografia.
    e ganhei esse jogo apenas 5 dias

    ResponderExcluir
  8. ja acabe i as missoes mas ainda ta 72 porcento po explica ai

    ResponderExcluir
  9. bem eu so queria saber se da para andar de carro e por favor gostaria dum codigos valeu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, a seguir alguns códigos:

      Estado de São Paulo:

      11 - 12

      13 - 14

      15 - 16

      17 - 18

      19

      Se precisar de mais, fico à seu dispor.

      eu so queria saber se da para andar de carro.

      Espero ter ajudado.

      Excluir
  10. aican disse...
    ja acabe i as missoes mas ainda ta 72 porcento po explica ai

    resposta:. Para concluir e 100% você deve realizar uma serie de extras um exemplo e tirar foto de todos os alunos da escola.

    Anônimo disse...
    bem eu so queria saber se da para andar de carro e por favor gostaria dum codigos valeu

    respondendo:. Não se pode pegar carros em Bully, cadestre-se por favor

    Espero ter ajudado!

    ResponderExcluir
  11. Loko loko ; Bully é muito louco eu to quase zerando gente se presisarem de manhas tenho todas mas fiquem espertos algumas são fajutas e tou com 94,90% de progresso mas não consigo mais já peguei todos os collects as borrachinhas azuis as cartinhas destrui os guinomos e etc mas falem rapido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem que comprar todas as roupas, ganhar pelo menos uma vez todas as corridas, bater as high scores nos games e cumprir algumas submissões, umas 10 ou 15, acho...

      Excluir
  12. aew muito tri so que você esqueceu de falar sobre as garotas eque no jogo a diversas coisas extras para se fazer,como pegar as cartas ect.

    mas ta bom assim.

    ResponderExcluir
  13. aqui tem uns macetes
    ATENÇÃO:todos os macetes a seguir precisa segurar o L1
    4x cima: todas as armas
    3x cima e baixo: munição infinita
    triângulo,quadrado,bolinha,X: 100,00§

    ResponderExcluir
  14. Baixei mais ainda ñ joguei,dizem que o jogo é espetacular.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoro Peixes bolas e gatossegunda-feira, 25 julho, 2016

      Diga não à pirataria! Compre sempre jogos originais.
      Pirataria é crime! Eu baixei pelo torrent, recomendo.

      Excluir
  15. bem legal , eu e meus amigos riam e divertiamos juntos com esse game.

    ResponderExcluir
  16. Esse jogo é FODA(desculpe-me o linguajar), eu zerei mês passado completando 100% do game é muito bom, esse sim deveria ter continuação, gente aprende a jogar sem manha pois esse jogo não é difícil quando eu zerei não precisei de manha nenhuma até por que não precisa, essa é minha opinião mas fazer o que nem todo mundo é assim!
    valeu aí,ótima analise, abraço.

    ResponderExcluir
  17. ola boa analise muito legal ese jogo mas não comsigo passar da misão dum chefão q vem pra sima de vc com uma marreta o ese é o melhor site de analise de ps2 a só falta ter no site baixar jogos de ps2 ps3 e xbox 360

    ResponderExcluir
  18. eu tenho esse jogo aqui em casa e adoro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns amigão, você merece!

      Especialzão, diferentão.

      Excluir
  19. O jogo é muito bom, Mas as músiquinhas são de foder a mente.
    Excelente análise.
    VLW

    ResponderExcluir
  20. cara o que esse jogo nao tem de de grafico tem de diversao! ele me prendeu varias horas na frente do meu bom e velho ps2 e ainda me prende.
    sem palavras para definir esse game vou zerar novamente agr bateu uma saudade.

    ResponderExcluir
  21. uns dos melhores jogos que ja joguei de ps2 muito bom

    ResponderExcluir
  22. Muito boa... Gostei muito rica em detalhes, quase uma propaganda de marketing. rsrsrsr. gostei do trabalho.
    forte abraço meu mano !!!!

    ResponderExcluir
  23. massa que pena que o rio grand do sul (nuubs) bloguearam bully no brasil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bloquearam, pois os gaúchos tem costume de fazer amor com outros gaúchos.

      Espero ter ajudado.

      Excluir
  24. e muito bom o bully a missao que eu mais gosto e aquela que todas as gangues lutao no final

    ResponderExcluir
  25. um dos melhores jogos que o ps2 possui, na minha opiniao esse game é sensacional, nao vejo a hora de lançar o bully 2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente nunca o será feito, a Rockstar Vancouver após esse jogo...

      Excluir
  26. Pelo que entendi, o cenário do jogo se baseia na Londres dos anos 70, isso é evidenciado pelos carros, computadores, vestimentas e cartazes, embora os personagens não tenham sotaque de britânicos.Os Greasers adotam um estilo anos 50, e os Townies são Punks.

    ResponderExcluir
  27. O primeiro jogo que joguei no PS2, e ainda após esses anos é meu favorito. muito original e envolvente, com um ambiente vivo...

    ResponderExcluir
  28. Experimentem jogar ao som dos álbuns "Never Mind The Bollocks" Do Sex Pistols e "The Clash" do The Clash... Combina perfeitamente com o jogo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Experimente enfiar 3 dedos no seu cú e rasgar, nunca fiz. Mas aparenta ser algo que você adoraria fazer.

      No mais, continue sendo este baita rapaz alegre.

      Excluir

Todos os Comentários são lidos e moderados previamente.
São Publicados aqueles que respeitam as Regras Abaixo:

- Não faça propaganda de outros blog/sites;
- Use o OpenID ou Nome/URL caso não seja seguidor;
- Não inclua links desnecessários no seu comentário;
- Seu comentário é nossa inspiração!
- Não respondemos comentarios 'anônimos' sem identificação nenhuma.
- Obrigado pelo Apoio ;D