Especial: PlayStation 2, o 'Highlander'


O último ano do século XX foi um período marcante para o mundo do entretenimento virtual. Mais do que isso, a data específica de 4 de março de 2000 ficará entalhada na história, como sendo o ano em que a Sony lançou o PlayStation 2: o "Highlander" dos video games.
Fonte: Divulgação/Sony
A plataforma chegou aos gamers prometendo entregar gráficos incríveis e uma capacidade técnica até então nunca vista em nenhum outro console existente. E foi exatamente isso que aconteceu no decorrer dos anos seguintes. O “Play 2” recebia cada vez mais jogos, dos mais variados gêneros e estilos, sempre mostrando o quão longe as capacidades gráficas do aparelho da Sony poderiam chegar.
Morre ou não morre?
Hoje, mais de 12 anos após o lançamento da máquina, o PS2 continua lutando bravamente para sobreviver em meio a um mercado de alta definição e tecnologia de captação de movimentos. Mas, incrivelmente, o console ainda consegue afetar mais de um nicho de público. Por exemplo, há quem é saudosista e mantenha seu Playstation 2 ligado à TV para aqueles momentos em que “a saudade bate”.
Por outro lado, há quem ainda vai ter seu primeiro contato com os games e, por questões de disponibilidade (financeira, logística ou outra qualquer) acabe por ser agraciado com um PS2 novinho. Será que ele ainda vale a pena? Certamente que sim. Por quê? Veja algumas razões:
  1. a biblioteca de jogos é monstruosa. São, de acordo com o PS Blog, existem mais de 1.800 títulos diferentes para o "Highlander". Se você jogasse um jogo por dia, levaria pelo menos cinco anos para testar todos;
  2. o custo do console é muito reduzido, o que o torna acessível para praticamente todo mundo. Você pode comprá-lo com as atualizações mais atuais existentes, e ligá-lo utilizando um cabo video componente, caso você tenha uma TV mais moderna;
  3. ainda são lançados jogos. Isso mesmo, o PS2 ainda ganha novos títulos. Claro que a frequência de lançamentos é bem pequena e praticamente só grandes franquias chegam ao pequeno console. Mas, o fato é que todo ano aparecem novidades;
  4. a subsistência da concorrência é muito mais cara. Por exemplo, hoje você até consegue comprar um PlayStation 3 por menos de mil reais. Entretanto, cada um dos jogos desse console sai em torno de R$ 100 e os lançamentos ficam praticamente pelo dobro desse valor.

E as razões ainda não acabam por aí. Mesmo assim, vamos mudar um pouco o foco da conversa. Inúmeros títulos de franquias que são sucesso de crítica e vendas na sétima geração de consoles são provenientes de experiência bem sucedidas feitas com a geração anterior da Sony.
Democracia de gênerosO PS2 agradava a gregos e troianos
O primeiro de todos os nomes que precisam ser citados aqui é God of War. A obra arrancou o fôlego dos jogadores quando foi lançada, apresentando a suprema direção de arte e até onde a capacidade gráfica poderia chegar. Depois de ter experimentado as duas edições que foram lançadas para PS2, pode ter certeza que a maneira com a qual se encara God of War 3 é completamente distinta.
O console imortal também teve uma safra privilegiada de RPGs. Só para ilustrar um pouco, foi ele quem recebeu o clássico Final Fantasy X, no qual os jogadores assumiam o controle de Tidus, Yuna e Auron para conseguir lutar contra as animosidades de Yu Yevon.
Fonte: Reprodução/PlayStation
Já Final Fantasy XII não foi tão aclamado, mas também compôs o hall de ótimos jogos como também fez a trilogia de Shadow Hearts. Na mesma linha estão Magna Carta, Kingdom Hearts 1e Kingdom Hearts 2, Dragon Quest VIII, além de outros nomes de peso até hoje na indústria dos games.
Para ter certeza de que existem muitos jogos bons mesmo, veja mais alguns títulos de outros gêneros, que fizeram muito sucesso no PS2: Grand Theft Auto: San Andreas, Fatal Frame,Resident Evil 4, ICO, Shadow of the Colossus,Silent Hill 2, 3 e 4, Gran Turismo 3: A-Spec,Metal Gear Solid 2, Gun, Indigo Profecy, Marvel Super Heroes e muito mais!
Casualidade sempre em alta
O gênero de esportes é um dos mais privilegiados no PS2 e, possivelmente, configura uma das razões pelas quais o console conseguiu perdurar tanto. Quer jogar um título de futebol hoje? Que tal, então, pegar FIFA 12, o mais atual game de futebol da Electronic Arts?

Os jogos infantis também não perdem a chamada e nomes como Ben 10 e High School Musicalmarcam presença praticamente todos os anos. Games casuais, como Guitar Hero 5, possuem versão para o PS2 juntamente com todos os periféricos que os jogadores têm direito.
Daqui para a eternidade?
O tempo passa, o tempo voa, e o PlayStation 2 continua subsistindo. Mas é evidente que a cada dia que passa, a força do console está um pouco mais fraca. O príncipe da Sony, PlayStation 3, está pouco a pouco assumindo o reinado do seu irmão mais velho.
Até o começo deste ano, o PlayStation 2 havia vendido mais de 150 milhões de unidades em todo o mundo. Junto com esse número, a plataforma vendeu mais de 1,5 bilhão de games — isso sem contar os inúmeros títulos piratas e de indústrias informais paralelas.
Fonte: Reprodução/StatisticBrain
O jogo mais comprado pelos donos do PS2 foi Grand Theft Auto: San Andreas, que sozinho atingiu 17,33 milhões de cópias vendidas. Com esses números magníficos, o console da Sony da sexta geração de video games está finalmente estabilizado e sem mais perspectivas de crescimento. A cada mês o console tem um decréscimo nas vendas e no número de jogadores dedicados a ele.
Se cair, cai de pé
É por essas razões que o PlayStation 2 é o Highlander dos games, com seus mais de 12 anos de existência e com fôlego restante para mais alguns outros. Agora é sua vez de contar sobre sua experiência com o Play 2. Eu ainda tenho o meu, e você ainda tem o seu?

8 comentários:

  1. Simplesmente o melhor, sempre as nostalgia vai prevalecer, Ps2 é eterno!!!

    ResponderExcluir
  2. Nunca tive um. Sempre joguei na casa dos meus colegas. Porém, hoje eu tenho meu PC com uma placa gráfica de ultima geração e tenho o emulador de ps2, atualmente estou jogando Resident Evil Code Verônica X. Show

    ResponderExcluir
  3. Sem dúvida o PS2 é eterno.
    Eu tenho 13 anos e minha infancia foi marcada por games como God of War,Metal Gear Solid 3,Mortal Kombat,Medal of Honor,Resident Evil,Silent Hill,ObsCure e vários outros.
    Ganhei meu PS2 aos 8 anos e atualmente tenho mais de 150 jogos.

    ResponderExcluir
  4. o playstation eh realmente fantastico junte ele ao pirate bay e tenha 1 pino de midias de Dvd e tera enteterimento infinito,simplesmente o maior console da terra

    ResponderExcluir
  5. Eu ainda tenho o meu. A melhor coisa do mundo seria se eu tivesse o PS1 também, mas eu nunca o tive, infelizmente. O jeito é emular os jogos do ps1 no pc.
    Mas posso dizer com certeza que quase nada se compara a experiência de jogar minha franquia preferida que está no ps2, Fatal Frame, e meus jogos preferidos que são Ico, Shadow of the Colossus e Metal Gear Solid 2.
    E quer saber? Que caia. Quem não consegue perceber a virtuosidade deste console, realmente não merece jogá-lo. Continuem com seus gráficos perfeitos. Eu prefiro continuar com minhas histórias preferidas, tendo que apelar para as perfeições da oitava geração apenas quando há uma continuação de séries favoritas ou quando um jogo que é realmente muito bom (desculpe, mas eu até acho que isso é meio difícil hoje em dia) é lançado.
    Não lhe venderei, fiel companheiro de madrugadas insones.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Oi Violeta,
      Eu tive um PS1 em 2001, logo depois ele queimou, não tendo mais conserto. Fiquei um tempo sem video game até que em 2011 comprei um Xbox 360, vendi, comprei um PC gamer e agora comprei um PS2 FAT, para poder jogar os clássicos que saíram para este console e também os jogos que eu adorava jogar no PS1, já que ele também tem a retrocompatibilidade. Nunca havia tido experiência com o PS2, salvo duas ou três vezes que eu joguei em uma locadora. Mesmo que graficamente não possamos comparar com as novas gerações, sei reconhecer o quão virtuoso é este console e também o quanto ele foi inovador ele foi na época do seu lançamento. Decidi que não irei vender ele, e sim deixar que ele fique comigo, de lembrança desta época fantástica, aonde o que importava nos jogos é a história, e não somente gráficos / efeitos especiais e fico feliz em saber que mais pessoas pensem assim.

      Excluir

Todos os Comentários são lidos e moderados previamente.
São Publicados aqueles que respeitam as Regras Abaixo:

- Não faça propaganda de outros blog/sites;
- Use o OpenID ou Nome/URL caso não seja seguidor;
- Não inclua links desnecessários no seu comentário;
- Seu comentário é nossa inspiração!
- Não respondemos comentarios 'anônimos' sem identificação nenhuma.
- Obrigado pelo Apoio ;D