11 de set. de 2011

Análise: Crash Team Racing


CrashTeamRacingNACover.png
Desenvolvimento: Naughty Dog
Publicação: Sony Computer Entertainment e Universal Interactive Studios
Plataforma: PlayStation
Lançamento: 30 de setembro, 1999
Gênero: Corrida
Modos de jogo: Single Player e Multiplayer
Classificação: ESRB: Kids to Adults (K-A)

CTR ou Crash Team Racing foi lançado em 1999, marcou por ter sido o ultimo jogo da série desenvolvido pela Naughty Dog, responsavel pelo sucesso do próprio Crash Bandicoot, Jak and Daxter, e Uncharted. Crash Team Racing trouxe uma "nova" proposta para a série, adaptar as fases e todo o enredo apresentado anteriormente em corridas de kart. CTR também é chamado de Mario Kart Clone pois trás a mesma jogabilidade. Oito pilotos disputando uma corrida, karts que fazem drifts, atiram e usam diversos itens, diversos personagens das versões anteriores do jogo, e pistas com os mesmos temas das fases.
Porem CTR trás suas inovações, começando pelo Adventure Mode, que como o nome já diz é uma especie de modo aventura com kart, antes vamos começar a analise pela história


História

Desta vez o grande vilão é Nitros Oxide. N. Oxide faz uma visita a Terra, afirmando ser o piloto mais rápido de toda a galáxia. O piloto ET desafia toda a Terra a jogar o seu jogo chamado "Survival of the Fastest"(Sobrevivencia dos mais rápidos), desafiando o melhor piloto da terrestre a correr contra ele. Se o piloto da terra ganhar, ele promete deixar a Terra, mas se Oxide vencer irá transformar o planeta todo em um estacionamento e escravizar os terráqueos. Cabe a Crash, Coco, Cortex seus amigos e aliados a vencer Oxide em seu próprio jogo.



Adventure Mode, o grande atrativo

Como já dito o grande atrativo do jogo é o Adventure Mode, neste modo o jogador deve escolher um personagem e com ele vencer as corridas e os chefes. Em Crash 2 e 3 para entrar nas fases bastava estar em um warproom e saltar para dentro dos portais. Em CTR não é diferente! Os warprooms agora estão mais amplos e ganharam uma estética de pista de corrida, adaptando-se aos karts. Cada "mundo" traz uma homenagem aos melhores mundos retratados anteriormente. Existem quatro pistas, uma arena, e um chefe em cada mundo. Vejam a lista das pistas, arenas e a quem pertencem:

Crash Cove (Crash Bandicoot)
Roo's Tubes (Ripper Roo)
Mistery Caves (Fake Crash)
Sewer Speedway (N.Tropy)
Tiger Temple (Pura)
Coco Park (Coco Bandicoot)
Papu's Pyramid (Papu Papu)
Dingo Canyon (Dingodile)
Blizzard Bluff (Penta Penguin)
Dragon Mines (Komodo Joe)
Polar Pass (Polar)
Tiny Arena (Tiny Tiger)
Cortex Castle (Neo Cortex)
N. Gin Labs (N.Gin)
Hot Air Skyway (Pinstripe)
Oxide Station (Nitros Oxide)
Slide Coliseum (N.Tropy)
Turbo Track (N.Tropy)


Arenas

Skull Rock
Rampage
Rocky Road
Nitro Court
Parking Lot
The North Bowl
Lab Basement

Mais detalhes sobre as pistas

As pistas como já dito baseiam-se nas fases anteriormente vistas, então pode-se esperar por cenários tropicais, ruínas, cavernas com lava, cenários futuristas e muito mais. Já as arenas diferentemente das pistas de corrida não trazem um circuito especifico. É um cenário aberto com obstáculos, e com caixas espalhadas. As arenas são usadas no modo Battle e para coletar as Moedas CTR roxas. (explicarei o modo Battle e as Moedas CTR adiante). Os chefes muito incomuns em um jogo de corrida também são uma característica nova do Crash Team Racing, lutamos ou melhor corremos neste caso contra os chefes ao vencer em primeiro colocado todas as quatro corridas do mundo em que estiver. Os karts dos chefes geralmente são muito mais rápidos do que o kart que você estiver, atiram coisas na pista continuamente dificultando ainda mais a disputa.

Image 53

Ao vencer os chefes é ganho uma chave, está chave serve para abrir os portões que separam um mundo do outro. A cada mundo o numero de chaves necessárias aumenta, obrigando o jogador a vencer os chefes é claro. Fora isto as pistas do mundo concluído serão abetas novamente, e a arena do mundo em que estiver é habilitada pela primeira vez. Com isso podemos coletar as Moedas CTR e as Relíquias.

Moedas CTR

As Moedas CTR são moedas coloridas, existem cinco amarelas, azuis, vermelhas, verdes e roxas. Essas moedas servem para habilitar os campeonatos que estão no ultimo mundo, neles vão estar presentes os melhores competidores, cada campeonato possui quatro pistas, o premio desses campeonatos são os diamantes coloridos, são da mesma cor das Moedas CTR, os diamantes são essenciais para fechar o jogo 102% e habilitar uma pista secreta. O campeonato do diamante roxo é diferente dos outros, nele os adversários são os chefes, diferentemente dos outros campeonatos que são disputados contra os pilotos "normais".


Moedas CTR só podem ser pegas após vencer os chefes do mundo em que estiver. Ao entrar nas pistas pelos portais, o jogador é induzido a escolher entre coletar a Relíquia ou a Moeda CTR. As Moedas CTR só são ganhas se o jogador encontrar as letras C,T e R que estão espalhadas pelo circuito e vencer a corrida.

Relíquias de tempo

Depois de ter pego a Moeda CTR o jogador pode voltar a pista e pegar a Relíquia. Para pegar a Relíquia o jogador deve concluir três voltas no circuito dentro de um tempo determinado. Exitem as Relíquias de safira,
ouro e platina, conforme a ordem é necessário fazer um tempo menor para pega-las. Para facilitar durante a corrida da relíquia o personagem escolhido pelo jogador vai estar sozinho no circuito, existem também as caixas que pausam por alguns segundos o tempo, essas caixas são de um, dois e três segundos.

Todos os personagens de volta

Os personagens presentes no Crash Team Racing são os mesmos dos outros games da série, cada um tem suas especificações de velocidade, condutibilidade e aceleração. Os personagens foram muito bem feitos e adaptados aos seus karts. Cada personagem possui seu próprio kart, com o desenho e aerodinâmica bem a cara dele. Segue uma lista dos personagens presentes em CTR, vejam:

Personagens jogáveis

Crash
Coco
Polar
Pura
Dr. N. Gin
Tiny Tiger
Dr. Neo Cortex
Dingodile


Personagens destraváveis

Papu Papu
Dr. N. Tropy
Penta Pingüim
Fake Crash
Ripper Roo
Komodo Joe
Pinstripe
Dr. Nitrous Oxide

Obs: Dr. Nitrous Oxide só pode ser destravado com Game Shark.

Os outros modos de jogo

Fora o Adventure Mode, Crash Nitro Kart possui outros seis modos de jogo que podem ser escolhidos como o modo Adventure no menu principal

Time Trial: Este modo que já é um velho conhecido dos jogadores de corrida, serve apenas para sozinho o jogador bater seus próprios tempos nas pistas, e com um personagem. Jogando Time Trial é possível destravar Dr. N. Tropy

Arcade: Este modo o jogador escolhe entre o Sigle e Cup. No Single Mode o jogador escolhe uma pista e um jogador e correr sem compromisso. No Cup Mode o jogador escolhe um personagem, e um campeonato para disputar. Só lembrando que o Sigle e o Cup podem ser jogados em Multiplayer.

Crash Team Racing Picture

Vs: Só pode ser jogado em Multiplayer, nele os jogadores competem sozinhos entre sí nas pistas.

Battle: No modo batalha os jogadores escolhem seus personagens, e a arena em que vão jogar. O objetivo e atirar itens uns contra os outros e até que um vença a partida.

Itens coletáveis

As caixas de madeira não podiam faltar é claro, elas sempre serviram para dar itens ao Crash, agora todos os outros personagens compartilham disto. Fora as caixas, os personagens podem coletar frutas wumpas, quando dez forem coletadas o item que estiver em posse do jogador ganhara mais poder. Segue uma lista com tudo que pode ser pego com as caixas desta vez:

Mísseis:

Normal: Persegue o piloto que estiver com maior proximidade. A menos que o jogador coloque um objeto a suas costas quando o míssil estiver na sua cola.

Melhorado: Persegue o piloto com mais precisão, mesmo se ele estiver bem longe.

TNT e Nitro:

Normal: No modo normal é um TNT, caso o piloto esbarre nele, a TNT fica preso a sua cabeça, até que a contagem regressiva acabe e ele exploda, fazendo o jogador perder totalmente o controle e assim perder posições. A menos que o jogador faça o piloto pular e a TNT desgrudar de sua cabeça.

Melhorado: Se torna uma caixa de Nitro e explode em contato direto.

Bomba:

Normal: O jogador atira a bomba, que segue em linha reta. Funciona melhor quando o oponente alvo estiver bem perto.

Melhorado: Segue os oponentes e a explosão muito maior.

Poção:

Normal: A poção verde normal deixa o piloto tonto por um tempo.

Melhorado: O líquido se torna vermelho e conjura uma nuvem de chuva na cabeça no jogador atingido-o. Faz com que o piloto fique mais lento, os controles ficam confundidos ou mudar o item que o jogador tem em mãos.

Relógio:

Normal: Faz todos os pilotos ficarem lentos.

Melhorado: Efeito mais duradouro.

Turbo:

Normal: Dá mais velocidade.

Melhorado: Efeito mais duradouro.

Bolha:

Normal: É um escudo verde que protege o jogador de qualquer dano. Porém, este escudo só dura por um curto tempo, ou até que o jogador esbarre em algum oponente. O jogador também poderá disparar este escudo.

Melhorado: Se torna azul, e dura até o final da corrida (a não ser que o jogador esbarre num oponente, ou o atire).

Máscara de Aku Aku ou Uka Uka:

Normal: Dá ao jogador invencibilidade, afeta o oponente que nele tocar, e uma velocidade extra temporariamente

Melhorado: Apenas efeito mais duradouro, tornado-se assim o item mais eficaz

Portal:

Normal: É o portal do Crash 3 que perseguem o jogador que está em primeiro lugar, até o atingir e ficar mais lento.

Melhorado: Não para até atingir todos os oponentes.


Gráficos bons como sempre

Os gráficos estão muito bons no geral, aparentemente mantem o mesmo nível do Crash 3, as pistas estão muito bem feitas e ricas em detalhes, trasportando os jogadores aos temas das fases com muita facilidade. As texturas são cheias de cores e bem diversificadas o que se encaixa perfeitamente com games do Crash. Os efeitos de água, fumaça, luz e sombra estão muito bem feitos e fogem ao padrão do PS1.

As pistas foram muito bem elaboradas, cada um possui um formato de circuito muito diferente do outro, e com a ajuda dos belos cenários o jogo torna-se divertido e muito bem feito.

Parte de áudio

A parte de áudio talvez não agrade muito os jogadores mais conservadores da série, começando pela musica da tela principal do jogo, onde o jogador escolhe os modos que é totalmente diferente da quela musica vista antes, remixada usando os temas dos jogos como foi em Crash 2 e 3. Esta musica era uma marca registrada e não podia ser mudada assim. Já nas corridas as musicas embora bem trabalhadas e adequando-se ao cenário, são bem diferentes do que foi visto antes mas não são ruins de forma alguma. Os efeitos de áudio estão muito bem feitos, principalmente a diversidade de frases que os pilotos dizem durante as corridas.

Conclusão:

Acima de tudo é divertido como todos outros jogos da série, recomendado para fãs de partidas multiplayer. É também muito agradável de se jogar mas pode dar dor de cabeça se tentar fecha-lo 102%. Junta tudo o que já foi feito para série em pistas de corrida, muito bem feito.

Prós:

- Pistas sensacionais;
- Todos os personagens possiveis;
- Sistema de warproom ainda muito criativo;
- Gráficos dão um show a parte;
- Muito divertido e bem humorado;
- Diversos modos;
- Muitas coisas para se fazer no Adventure Mode.

Contras:

- As inovações se restringem apenas ao Adventure Mode;
- Poucas referências ao Crash 3;
- Copia muito evidente de Mario Kart.

Diversão: 10
Áudio: 8,5
Jogabilidade: 9,0
Gráficos: 10
Enredo: 10
História: 8,0

Nota Final: 9,3

6 comentários:

  1. otima analise , game otimo,zerei ele e recomendo.

    ResponderExcluir
  2. Nuossaaaaaaaa, eu amo esse jogo HSUASUSHASU' Eu vivia jogando qdo era criança ;D

    ResponderExcluir
  3. O crash nitro kart 2 do ps2 e praticamente igual a CTR

    ResponderExcluir
  4. Clone do Mario Kart? Cara, clonar que eu sei é pegar uma coisa e fazer outra idêntica com ela. CTR usou a jogabilidade do Mario Kart como base, realmente, mas pô, a Naughty Dog inovou e muito, ficando muito diferente e melhor do que Mario Kart, além de ter uma história, coisa que Mario Kart não tem e ser mais divertido em todos os pontos, ou seja, CTR adquiriu sua própria indentidade, com pistas incríveis, melhores armas e Power Slides. Dizer que CTR é um clone de Mario Kart é agir como fanboy do Mario e ofender a série Crash Bandicoot e todos os seus fãs. Não estou criticando Mario ou Mario Kart, têm seu mérito, o que eu quero dizer é que CTR tem sua própria indentidade, não precisa apoiar-se em Mario Kart, não mais.
    PS: Mystery Caves, Blizzard Bluff, Sewer Speedway, Slide Coliseum e Turbo Track não têm dono, de onde você tirou isso?

    Tirando tudo isso, boa análise.

    ResponderExcluir
  5. tu é loko CRASH TEAM RACING NAO TEM OUTRO IGUAL!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir

Todos os Comentários são lidos e moderados previamente.
São Publicados aqueles que respeitam as Regras Abaixo:

- Não faça propaganda de outros blog/sites;
- Use o OpenID ou Nome/URL caso não seja seguidor;
- Não inclua links desnecessários no seu comentário;
- Seu comentário é nossa inspiração!
- Não respondemos comentarios 'anônimos' sem identificação nenhuma.
- Obrigado pelo Apoio ;D