9 de mar de 2012

Análise: Resident Evil Outbreak



Ano de Lançamento: 2004
Desenvolvido por: Capcom Production Studio 1
Distribuído por: Capcom
Gênero: Survivor Horror

Resident Evil Outbreak é um daqueles jogos que dividem até hoje a opinião de fãs. Lançado em 2004 exclusivamente para PlayStation 2, o jogo marcou a volta da série Resident Evil ao console da Sony (Resident Evil Code Veronica X havia sido o último jogo da série para o Ps2). Logo de cara dá para se entusiasmar com a proposta de jogo, uma vez que o mesmo esta ambientado em Raccon City e veio com a premissa de poder jogá-lo com seus amigos pela internet (Fato até então inédito na série), no entanto, a execução desta e de outras inovações decepcionou a muitos e a capcom não conseguiu explorar bem os pontos fortes do jogo.

O jogo em si tenta honrar bem o antigo esquema de Resident Evil com uma visão em terceira pessoa, com cenários bem trabalhados e uma grande quantidade de zumbis. Uma grande novidade do jogo está em você poder escolher em qualquer cenário (Que são 5 no total) um, entre 8 personagens. Jogando single player o computador controlará mais dois personagens formando um time com 3 personagens.



Os cenários(as fases por assim dizer) são bem interessantes, mas a maneira como eles foram trabalhados talvez justifique um dos motivos que mais desagradou os fãs da série, uma vez que cada cenário começa uma estória que acaba nela mesma, não colocando o jogo em si no Cannon principal da série, apesar da história situar bem os acontecimentos do jogo no surto inicial da epidemia do T-vírus na cidade.


Graficamente, o jogo dá um show. Com muitos detalhes, os cenários realmente enchem os olhos e demonstram bem a capacidade do Ps2, tal como o empenho da capcom em fazer um Resident Evil com cenários completamente em 3d. No entanto, talvez pela riqueza dos cenários ou mesmo pela quantidade de informação nas salas do jogo, o mesmo acarretou um dos maiores defeitos do jogo: o alto tempo de Load Times. Pode ter certeza, os Load Times são bem longos e as vezes chegam a irritar (Principalmente quando você sai de uma sala e lembra que esqueceu de algo, e é obrigado a voltar, aí então tem que suportar de novo o Load Time).

O jogo tem algumas inovações bem interessantes, como o fato de você carregar as armas em tempo real, assim como poder fazer uso de vários objetos e ferramentas como arma. Cada personagem possui também habilidades únicas (O policial pode dar critical nos inimigos, a garçonete possui espaços extras para ervas, assim como o médico pode fabricar remédios com  ervas e o mecânico pode consertar coisas e etc.) e existe um sistema de comunicação com os outros personagens, sejam eles controlados pelo CPU ou por alguém on-line(recurso que acredito não estar mais disponível), outra novidade é o medidor de infecção que ficava no canto da tela e mostrava o avanço do vírus no personagem, acrescentando esta questão a estratégia do jogo.


O jogo conta com um fator de replay muito bom, já que tem muitos personagens, além de possuir vários eventos singulares que podem destravar itens e outros extras na galeria do jogo.

Infelizmente, a IA dos personagens controlados pela CPU é desastrosa e muitas vezes vai acabar acarretando em maus bocados para o jogador. Além da dificuldade bem elevada em certos momentos do game que vão exigir um conhecimento apurado dos cenários.
Apesar dos pesares Resident Evil Outbreak é uma ótima pedida para quem é fã de Resident Evil, ou mesmo para quem gosta de um bom Survivor Horror. Este jogo demonstra bem a tentativa da capcom de inovar na fórmula antiga do game (Inclusive revisitando em alguns cenários, locais presentes em Resident Evil 2 e 3), no entanto, talvez o resultado tenha sido crucial para o gradual abandonar do tema mais Survivor da série.



22 comentários:

  1. Tenho um amigo muito foda nesse jogo!!!já eu nunca consegui jogar o game,sempre desisiti na 1 fase,alem do mais eu não gosto do tipo da camera.por isso fikei fera no Resident Evil 4.Abraços! ((RODRIGO))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vey eu zerei o resident evil 4 e fui no camelô pra comprar outro tipo de resident evil e vi esse outbreak pensei q o jogo ia ser fodão igual o re 4 mas quando vi a camera desisti na hora

      Excluir
  2. Achei o jogo muito bom, mas eu não sou muito bom em games da série Resident Evil (exceto no RE4, que sou muito foda, como o amigo de cima)mas nesse game, desisto logo de cara, não que eu não tenha tentado, muito pelo contrário, mas é que eu tenho muita dificuldade com a infecção pelo vírus, pqp aquilo me deixa muito puto (o estranho é que esse é um dos melhores fatores do jogo), mas um dia eu consigo virar ele, quanto a análise, ficou muito boa, parabéns ao blog.
    VLW

    ResponderExcluir
  3. A questão do virus é realmente uma coisa irritante. Parece que todo cenário vc tem que estar correndo contra o tempo, e cada pancada que vc leva piora ainda mais o quadro. Rsrsrsrs
    É por essa e por outras que o jogo até hoje não é bem aceito mesmo.

    ResponderExcluir
  4. Esse jogo da pra jogar de 2 pessoas? sem ser online, quero jogar com meu irmao

    ResponderExcluir
  5. Infelizmente não dá não... Hoje em dia nem on line da mais para jogar. É uma pena seria muito bom jogar esse jogo com alguém de dois
    Paulo Mácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra dizer e possível sim por quer alguns FÃNS conseguiram fazer um server que ainda esta aberto http://obsrv.org/

      Excluir
  6. Foi um dos jogos que mais joguei online no Ps2!O game online é melhor que o modo single!Além disso tem o 2 tbm, com mais cenários, mas esse o modo online durou pouco tempo...
    Alguem tinha q arrumar um modo de criar um server desse jogo no ps2!

    ResponderExcluir
  7. É um jogo muito legal.E,ao contrário de muitos jogadores,achei incrivel o medidor de contaminação...apenas peca na I.A mesmo que é terrível.

    ResponderExcluir
  8. nunca vi uma I.A. tão burra em um jogo ! tudo oq os personagens controlados pela I.A. fazem é gastar todas as balas q vc tem ( q no caso vc deu pra eles ) e morrerem mt rapido, se desse pra jogar em dupla no mesmo console ai sim seria foca!

    ResponderExcluir
  9. Eu gosto bastante desse RE,eu tbm acho maneiro o medidor de T-Virus,pois é um certo tipo de corrida contra o tempo pra terminar cada fase,quanto a I.A,eu tbm acho horrível,por isso eu prefiro jogar no modo Lone Wolf(sem parceiros).

    ResponderExcluir
  10. O medidor de contaminação é interessante, pois aumenta a dificuldade do jogo, isso é bom. A IA não é muito boa, mas se você dominar as falas do seu personagem, usando o analógico corretamente, as coisas ficam mais fáceis.

    ResponderExcluir
  11. Gostei muito desse jogo, mas o tempo de espera entre as salas é ridículo, sempre parece que tá travado... Já fechei todos da série, menos o 5 e o 6 que foram feitos só na ganância... O primeiro que joguei foi o RE4, depois joguei e me liguei mais nos antigos, os melhores são o 1 e o 2.

    ResponderExcluir
  12. Eu tinha esse jogo, só consegui passar da primeira fase. Faz anos que nunca mais encontrei para venda esse jogo. Alguém sabe onde eu posso encontrar para download?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://www.emuparadise.me/Sony_Playstation_2_ISOs/Resident_Evil_-_Outbreak_-_File_No._2_(USA)/151175

      Excluir
  13. Para quem gostou dos classicos vai amar esse !

    ResponderExcluir
  14. Resident Evil Outbreak File #2 meu jogo favorito <3

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. RE4 é bom, muito bom.
      Porém qualquer um zerar o jogo. Iniciei o modo profissional só com uma faca. Só não conseguir ir longe porque a fase precisava de uma arma(tinha que atirar numas caixas em baixo de uma cachoeira).
      Teve uma vez que perdi de propósito para ver se o game pedia para abaixar o nível ou pular a fase.
      Por isso prefiro os RE com a camera travada, pouca munição e uma arma vagabunda.

      Excluir
    2. RE4 é bom, muito bom.
      Porém qualquer um zerar o jogo. Iniciei o modo profissional só com uma faca. Só não conseguir ir longe porque a fase precisava de uma arma(tinha que atirar numas caixas em baixo de uma cachoeira).
      Teve uma vez que perdi de propósito para ver se o game pedia para abaixar o nível ou pular a fase.
      Por isso prefiro os RE com a camera travada, pouca munição e uma arma vagabunda.

      Excluir

Todos os Comentários são lidos e moderados previamente.
São Publicados aqueles que respeitam as Regras Abaixo:

- Não faça propaganda de outros blog/sites;
- Use o OpenID ou Nome/URL caso não seja seguidor;
- Não inclua links desnecessários no seu comentário;
- Seu comentário é nossa inspiração!
- Não respondemos comentarios 'anônimos' sem identificação nenhuma.
- Obrigado pelo Apoio ;D