9 de dez. de 2010

Analise: Gran Turismo 4

Gran Turismo 4 Boxshot
Desenvolvimento: Polyphony Digital
Publicação: Sony Computer Entertainment
Plataforma: Ps2
Lançamento: 22 de fevereiro de 2005
Gênero: Corrida
Modos de jogo: Single Player, Multi Player(e On-line)
Classificação: PEGI: +3

" Um dos melhores jogos de corrida, no melhor console já feito"

Muitos estão a procura de um jogo que simule dirigir um carro ao máximo, Gran Turismo 4 embora pode-se considerar um jogo ultrapassado esta perto disso e deixa muitos jogos atuais no chinelo em sua jogabilidade exagerada que busca a perfeição. Gran Turismo 4 chegou no ps2 em 2005 e deixou muitos jogadores de queixo caido com tal realismo, é dele que irei falar nessa analise.

Em GT4 o jogador poderá alternar entre dois tipos de jogo Single Player, o Arcade Mode e Gran Turismo Mode, ambos modos comuns da série. Começando pelo Arcade Mode; neste modo o jogador poderá realizar corridas sem compromisso, apenas para se divertir, o jogador pode escolher entre alguns carros de diversas empresas, com o tempo podem ser destravados novos carros. O Gran Turismo Mode é o que se pode considerar o modo principal, ao iniciar neste modo como de costumo o jogador devera tirar as suas licenças de direção, isso é fundamental para participar dos eventos de corrida que podem ser campeonatos ou um grupo de corridas por tipo de carro, as licenças variam de dificuldade, e podem ser um primeiro grande obstáculo, e pode fazer alguns jogadores inexperientes desistirem. Depois disso o jogador pode iniciar os eventos. Com alguns carros já na garagem pode começar sua carreira, mas apenas com 10000 dolares no banco, o que pode significar pouco dinheiro nesse jogo. Ao decorrer do jogo no modo carreira o jogador junta seu próprio dinheiro e pode comprar seus carros e vende-los caso não os use. Alguns chegam a custar 2 milhões não é nada fácil de juntar essa grana toda. O jogador pode comprar seus carros em mais de 30 empresas de carros todas licenciadas, entre elas estão Chevrolet, Chrysler,Shelby, Honda, Mitsubishi, Toyota entre muitas outras, com mais de 600 carros no total, comprando nessas empresas o jogador terá que gastar um pouco mais do que pode conseguir inicialmente, mas para facilitar existem salas de venda de carros usados onde se pode comprar por um preço mais baixo. No Gran Turismo mode pode-se também melhorar o desempenho dos carros comprando motores, pneus, escapamentos, suspensões entre outros. Tudo pode ser modificado e melhorado mas se quiser alcançar o máximo do carro vai ter que gastar uma boa grana. Já no modo multi-player não se pode esperar muita coisa e básico e simples. Mas o modo On-Line poderia ser uma boa pedida se houvesse jogadores on-line de Gran Turismo 4.
Image 4

Ao todo jogo tem 4 tipos de pistas as de Rally, no gelo, circuitos de rua, pistas normais entre elas algumas muito conhecidas.

Ao entrar em um evento o jogador poderá realizar as corridas de duas formas, a normal onde ele conduz, e um outro modo onde ele fica apenas como administrado dando ordens ao motorista do carro. Esse ultimo modo pode ser bem usado se o jogador apenas estiver correndo para ganhar dinheiro, podendo até acelerar a corrida 3x o tempo normal.
Antes da corrida o jogador também poderá fazer ajustes no carro, vai poder alterar tudo o que quiser deixando a carro da forma que desejar.
Image 3

O 4 titulo de uma das series de jogos de corrida pareceu ter dado um paço gigantesco em 4 anos,no quesito jogabilidade, pois antes o jogador poderia fazer curvas com o carro em uma velocidade tremenda sem freiar muito, mas isso é diferente neste titulo, agora a busca por realismo faz com que o jogador tenha uma direção impecável usando as zebras da pista e tudo mais.

Logo ao entrar no jogo você vai ver uma belíssima apresentação em CG, ao fundo uma mistura de musica classica com um dos sons clássicos da banda Van Hallen.
Os gráficos são de encher os olhos, são mais de 600 carros todos cheios de minuciosos detalhes, os reflexos dos carros na pista refletem tudo o que esta a volta, é bem semelhante ao real. Os cenários que circulam as pistas foram muito bem representadas, até mesmo o asfalto traz um reflexo que reflete a luz solar em diferentes posições. Durante o jogo poderá ser alternado entre 3 comeras, uma no capo, outra na frente e a típica que focaliza o carro na diagonal atrás. Tudo com uma ótima fluídez e sem lags.

Image 5

A interface também faz um show aparte, ela foi desenvolvida de uma forma com que se pareça a um sistema operacional, as musicas dos menus são agradáveis e não irritam com facilidade. Nos replays o video podera ser normal ou como um clip musical, com jogo de camera efeitos de imagem e tudo mais, podendo ser salvo em um arquivo aparte no Memory Card para ser compartilhado.

O son dos motores também foi bem trabalhado e cada carro tem um "ronco" diferente. A trilha sonora esta entre musicas clássicas Rock-Alternativo e Black Music. O jogador pode alterar sua lista de musicas da maneira que desejar.

Os carros controlados pelo PC continuam tendo condução perfeita na corrida, desviam do seu carro ao tentar ultrapassar, mas não desviam quando você precisa de passagem, dificilmente cometem erros.
O game também não possui um sistema de danificação, dando a impressão de que os carros são de plástico.

Image 13
Concluindo. Gran Turismo 4 vem com a proposta de mostrar o que é realmente dirigir um carro seja ele de corrida ou não. É um jogo que você vai ter que mostrar precisão e habilidade e ser paciente no começo. É um jogo altamente desafiador. É aconselhamento aos adoradores de corrida e aos adoradores de carros em geral.
Image 56

Prós:

- Gráficos de tirar o fôlego;
- Uma jogabilidade muito bem trabalhada;
- Mais de 600 carros e 50 pistas;
- Muitos modos de jogo;
- Cheio de inovações.

Contras:

- Uma jogabilidade tão pretensiosa que esbarra nos jogadores sem pratica, o que pode os fazer desistir logo de cara.

Notas:

Diversão: 9.9
Jogabilidade: 9.5
Gráficos: 10
AI: 9.5
Áudio: 9.1

Nota Final: 9.7   

41 comentários:

  1. eu tive muita dificuldade em aprender a dirigir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porque você é uma pessoa inútil. Poupe-nos de sua falta de perícia e ande de ônibus.

      Obrigado, de nada.

      Vlw flw

      Excluir
  2. Realmente os gráficos desse jogo são maravilhosos,mas achei a jogabilidade uma droga!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Discordo amigo, acho que os gráficos estão maravilhosos nesse jogo, já a jogabilidade está uma droga... Diferente do que você acha.

      Excluir
  3. Cara, eu comprei o PS2 de novo só pra jogar esse jogo, ele é demais, jogabilidade perfeita, simula direitinho o comportamento de uma carro esportivo em alta velocidade, e graficamente nem precisa comentar neh...Mas PS2 ainda vive, existem muitos que vendem e depois acabam se arrependendo e comprando outro, eu sou a prova disso...Parabéns pelo blog e pela iniciativa.!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não podia comprar Rafael, pois sua mãe está rendendo muito pouco lá na zona. Mas pode deixar, vou aumentar a % que cobro dela para poder adquirir um ps3. Obrigado pela dica.

      Excluir
  4. otimo jogo demorei meses pra zerar é bem dificil de começar pra quem nao tem experiencia com jogos de simulação, entao vai uma dica:quem so joga need,burnout,flatout e outros é melhor nem tentar pq vai desistir e ficar irritado com o jogo que é o melhor jogo de simulaçao do mundo xD

    ResponderExcluir
  5. ha! esse jogo eh muito massa poxa! vcs q num sabem jogar pois os carros fazem o mesmo efeito de um carro de verdade, pois a maioria dos carrostem uma tonelada e meia, nas curvas eh obvio q o carro vai distribuir seu peso em seus amortecedores, por q o sustento do carro inteiro fika soh em 4 rodas ou 2 eixos para ser mais especifico.
    se largassem um carro de verdade na mao de vcs ai, putz pense no estrago!
    aposto q vcs iriam se matar!
    hehe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que você foi deselegante "sapobenjamin", você com 14 anos não deve ter tanta experiência assim com direção esportiva.

      No mais, um grande abraço e cuidado com a aids, principalmente a tipo 2.

      Excluir
  6. mopaia sou mais futebol

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. para rapaes, não é so futebol não, tem outros jogos e estilos

      Excluir
  7. Sou apaixonado pelo GT3 e estou quase zerando ele.Tanto o GT3 e o GT4 são jogos essenciais pra quem gosta de jogos de velocidade com realismo.Pra mim são os melhores do gênero.

    ResponderExcluir
  8. Jogo mto dificil de aprender,fiquei 2 dias pra aprender,qndo aprende vira o prozinho,agr vai no campeonato do events Profissional do Gran Turismo Champion,mto foda,sua habilidade ñ aparece,pq..Varios carros rapidos parace foguete,10 voltas ou + são 7 ou 8 corridas,qndo chegar nos 25% do jogo,ja pode acustumar com akelas corridas longas,pq o endurace quem sabe é uma corrida longa de 24 hrs em Nurdenburg(ñ sei pronunciar esse nome direito),e é isso,vai ter q ter força de vontade pra correr essas corridas longas e extenças,uma corrida q dura 1 dia é mta coisa,dá 204 voltas no total em nurdenburg...Tirando isso o gráfico é mto bom,foi o melhor ele o GOW 2 pra ps2,o ruim das musicas so tem rock,divia ter os estilos tbm,mtas vezes as pessoas desativam a musica na hr da corrida.Divia fazer igual o Mid Night Club 3 "Remix" ter as musicas,ai q ia ser nota 10 no aúdio...+ ñ deixa de ser o melhor jogo de corrida do ps2.

    ResponderExcluir
  9. os graficos dele e o realismo são impressionante, mas é bom apenas para quem curte simulação, quem curte uma corridinha c/mais ação, não vai curtir muito, para mim, o grande defeito desse game é ter q parar o carro para fazer uma curva, outra mancada é o fato de não haver danos no carro quando a gente dá uma esbarradinha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você luiz Rodrigo, pois onde já se viu ter que frear para fazer curvas. Só em "games" mesmo (risos).

      Sds
      Sangue de jesus tem poder

      Excluir
  10. Ele e bom eu odeio as corridas longas mais acostumei agora to jogando test drive unlimited e adivinha ele também tem corrida longa não iguais a de gt4 claro os dois são bons.

    ResponderExcluir
  11. O gt 4 é muito bom,mas o unico problema é que vc compra uma carro otimo,caro pra caramba,quando vai correr os outros são muito melhores,sem condição,ex:ganhei o AMG Mercedes CLK-GTR Race Car 1998 na curva ele só ia até 230Km/h os outro iam a no minimo a 275KM/h,e gasta muito peneu,mas o resto e os graficos são top

    ResponderExcluir
  12. A jogabilidade dele é otima é q vc 's sao acostumado a joga Nfs Onde vc faz Cuevas "U" a 230KM/h isso ai é realidade?

    ResponderExcluir
  13. Acabei de comprar o GT4, mas não para mudar a visualização do carro, ficando sempre na visão do asfalto, como se à câmera estivesse presa no parachoque dos carros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cara aperta select

      Excluir
    2. Aperta R2D2.
      Caso não funcione, peça para um adulto comprar alguns livros de Álgebra e Química Geral para você sentar em cima, enquanto come doritos e vê Cavaleiros do Zodíaco.

      Se o problema ainda persistir, ligue para sua avó e peça para vir cortar o seu cabelo. Isso deve funcionar.

      Espero ter ajudado.

      Excluir
  14. Cara baixei o game e nao ta rodando nao...aparece a parte de criar o perfil e depois nao entra no game...foda isso cara....gastei umas 4 midias regravando essa merda desse GRAN TURISMO 4 e nada do game rodar....ta tenso isso...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vinicius Arouca, pare de adquirir mídia pirata.
      Isso faz com que você alimente o mercado paralelo de jogos, o qual não possui tributação e é exercido na ilegalidade.
      Procure sempre utilizar jogos originais e sempre peça a nota fiscal.

      No mais, enfia 3 dedo no cú e rasga.

      Abs
      acuorA Suiciniv

      Excluir
  15. como eu troco para choque para lama farol essas coisas no meu carro?
    me ajudem
    valeu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vá a uma oficina especializada em modificação automotiva.
      Procure em sua lista telefônica se há alguma em sua região.

      Espero te ajudado

      Excluir
  16. esse site é muito bom esse jogo é fantastico eu tipo fechei o 1 2 3 e 4,tipo por causa que é imposivel fechar completamente esses jogos sao infinitos os melhores em ordem são GT: 4,2,1 e 3 , no gran turismo tenho 140 milhoes e 220 carros na garagem maior parte desse dinhero adquirido no B-Spec quando e dechava os carros corendo quando ia a escola,durmir trabalhar era demais só dechar os carros corendo e quando eu ia ver o videogame eu tinha ganhado a corrida uma par de dinhero e um carro na garagem

    ResponderExcluir
  17. E o detalhe que é um dos poucos jogos do PS2 que rodam em 1080i (com cabo componente)... ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, bem lembrado. Além dele, o GT4 também toda em 1080i com cabo componente.

      Espero ter ajudado.

      Excluir
  18. alguem sabe se o modo online ainda ta funfando pelo menos no xlink kai?

    ResponderExcluir
  19. Estou querendo jogar o GT4 mas não está rodando de jeito nenhum, alguém tem alguma dica ?

    ResponderExcluir
  20. Estou querendo jogar o GT4 mas não está rodando de jeito nenhum, alguém tem alguma dica ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc conferiu se o cd não ta muito riscado? Ja tentou configurar o chip do ps2? As vezes é alguma coisinha la que ta errada lá

      Excluir
    2. Jéssica, não jogue GT4!
      É jogo de menino.

      obrigado de nada.

      Excluir
  21. esse jogo da para jogar em HDTV 1080I MUITO BOM

    ResponderExcluir
  22. cara, todos os gran turismo são bons, ate para o ps1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cara, todos os gran turismo são bons, menos para o ps1

      Excluir
  23. Gt4 e um dos melhores jogos de ps2 e claro!, so que seria bem mais legal se pudesse modificar parachoque,para-lama,saias e farois,mais o jogo e muito bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Discordo, o jogo é horrível, é péssimo!
      O beetle (fusca, pra quem não sabe aff) não vem com arame para pequenos reparos.
      Odiei, nota 9,5/10.

      Excluir

Todos os Comentários são lidos e moderados previamente.
São Publicados aqueles que respeitam as Regras Abaixo:

- Não faça propaganda de outros blog/sites;
- Use o OpenID ou Nome/URL caso não seja seguidor;
- Não inclua links desnecessários no seu comentário;
- Seu comentário é nossa inspiração!
- Não respondemos comentarios 'anônimos' sem identificação nenhuma.
- Obrigado pelo Apoio ;D