4 de mai. de 2011

Análise: Indigo Prophecy

Também conhecido como Fahrenheit
Desenvolvimento: Atari
Publicação: Quantic Dream
Plataforma: Xbox, PlayStation 2, PC, Xbox 360 (2007)
Lançamento: 20 de setembro de 2005
Gênero: Aventura , Suspense Psicológico
Modos de jogo: Single Player
Classificação: PEGI: 16 +


Muito antes do aclamado Heavy Rain dar o que falar nos consoles, nosso querido console recebeu "Indigo Prophecy".
A trama gira em torno de Lucas Kane, um cara normal, com problemas normais até cometer um assassinato em um banheiro de um restaurante. A partir desse momento, os problemas do personagem só aumentam. Algo muito além do controle de Kane está acontecendo à sua volta e cabe a você ajudá-lo a descobrir o que está acontecendo.
Ao contrário dos jogos convencionais, durante esse jogo você controlará três personagens para desvendar o mistério em que Kane está envolvido.






Não é um jogo qualquer. Na verdade, nem é um jogo!
Sim, caro leitor. Esqueça a idéia de um jogo convencional. Indigp Prophecy é um filme interativo, no qual suas decisões com qualquer um dos três personagens principais afetará o desenrolar da trama.
Mas antes de você se perguntar como se joga isso, eu explico: Lembra dos velhos point and clics? Pois é, Indigo Prophecy tem essa essência saudosista. O jogo baseia-se na interação do personagem com o cenário e demais integrantes da cena.
O clima cinematográfico predomina durante toda a trama, principalmente nos ângulos de câmera. Você acompanha mais de uma "tela" em determinados momentos.
Claro que não se compara com o seu primo rico, Heavy Rain, mas é um tempo muito bem gasto, principalmente pelo nível de imersão na trama. Em alguns momentos é quase hipnótico.


Jogando com os sentimentos
Sim, eu sei que esse título soa meio esquisito, mas ele define muito bem o que acontece durante o jogo.
Todas as ações realizadas refletem diretamente na barra emocional do personagem (que funciona como uma barra de life).  Uma ação desmedida fará sua barra emocional diminuir, enquanto uma ação correta enche alguns pontos dessa barra.
É VITAL que essa barra não chegue a zero, pois isso acarreta não temido game over. O personagem simplesmente irá desistir de tudo, podendo até cometer suicídio. Claro que durante o game, você pode fazer coisas comuns do cotidiano para auxiliar o personagem a descarregar a tensão acumulada durante a história. (aqui entram atos como beber água, comer, praticar exercícios).


Pense rápido
Apesar de ser um filme interativo, Indigo Prophecy não é um jogo maçante. E isso é graças aos diversos Quick Time Events presentes no jogo. Realizar algumas ações exige uma certa perícia com o controle, pois os QTE acompanham a ação, ou seja, durante uma tarefa simples, eles são lentos; já para os momentos mais frenéticos, prepare-se!

Opa, não era aí que eu queria ir
Como nem tudo nesse mundo são rosas, Indigo Prophecy também tem seus problemas...ou melhor SEU problema: a movimentação dos personagens.
É muito comum você se perder nos comandos quando há uma mudança de câmera. Com o tempo isso fica até um pouco irritante.

É um jogo eterno?
Sem sombra de dúvidas! Indigo Prophecy revolucionou todos os conceitos sobre jogos ao transformar o que poderia ser uma simples experiência em frente ao console em um épico para o PS2.

Avaliação

Gráficos: 10
Som: 10
Jogabilidade: 7
Diversão: 10

Geral: 9


9 comentários:

  1. Um belo game para ps2,já zerei ele muitas vezes e são vários finais alternativos muito louco.

    ResponderExcluir
  2. PS2 É MESMO O MELHOR CONSOLE DE TODOS OS TEMPOOOOOS PODE VIM PS4, PS4, PS5 MAIS O PS2 NUNCA SAIRÁ DO MEU CORAÇAO É ISSO AÍ PS2 FOREVER AND EVER AND EVER...PARABENS PELO BLOG SO FÃ Nº 1 DE VCS VLW...

    ResponderExcluir
  3. existe sim e ainda lança jogos (poucos) ;D

    ResponderExcluir
  4. Um outro problema que eu vejo nesse jogo foi o esquema para salvar... não gostei, era bugado e não salvava direito.
    Um jogo desse tipo devia ser igual 999, poder salvar toda hora.
    Porque o que importa não é necessariamente voce sofre e salvar pouco. Ele não é um horror survival. É um jogo de interatividade, onde você tem que pensar rápido no que fazer. E as cenas são longas. Se você não pode salvar BEM em qualquer lugar e por acaso a luz acabar (como aconteceu comigo) você tem que fazer a cena tudo de novo! ><
    Fora que a movimentação é ruim mesmo.

    De resto é bem inovadora a idéia.
    Você viu o tutorial do jogo (claro que viu)?
    Nele o diretor fala um pouco as idéias dele. Bem interessante.

    ResponderExcluir
  5. Jogo muito bom...tenho a versão européia dele que se chama Fahrenheit...um dos melhores jogos que já joguei,e os finais são maravilhosos!
    Destaque para as cenas de delírio de Lucas Kane e o flashback da infância dele...
    Nota 10!

    ResponderExcluir
  6. tenho esse tb e demais no começo me assustava mais depois se acostuma e d+++

    ResponderExcluir
  7. Como se Salva o Jogo indigo prophecy?

    ResponderExcluir

Todos os Comentários são lidos e moderados previamente.
São Publicados aqueles que respeitam as Regras Abaixo:

- Não faça propaganda de outros blog/sites;
- Use o OpenID ou Nome/URL caso não seja seguidor;
- Não inclua links desnecessários no seu comentário;
- Seu comentário é nossa inspiração!
- Não respondemos comentarios 'anônimos' sem identificação nenhuma.
- Obrigado pelo Apoio ;D