8 de jan. de 2011

Toy Story 3: The Game



Ficha técnica:
Gênero: Ação e Aventura
Desenvolvedora: Disney Interactive
Plataformas: Ps2, Ps3, Ds, PSP, Wii, X360 e PC
Número de jogadores: 1
Data de lançamento: 02/11/10


Toy Story é uma franquia bem conhecida no Brasil e no mundo, e já teve adaptações para vídeo games como o Toy Story 2 para Playstation 1 e Toy Story para Super Nintendo, mas essa é sua primeira aparição no console eterno e na nova geração também.


Toy Story 3, como era de se esperar, segue os acontecimentos do filme e ao mesmo tempo tenta explorar a historia dos personagens do filme em modos de jogo extras que servem para aumentar a vida útil do game. Ao começar o jogo é mostrado ao jogador um menu totalmente em 3D organizado em baixo de uma cama, nele se encontram:

  • Um video game, que serve para jogar missões do verdadeiro Buzz Lighyear em sua caçada a Zurg, seu inimigo.
  • Uma TV em preto e branco que acessa as missões do Woody e seu companheiro de ferraduras, Bala no Alvo.
  • Um cantinho com 3 extraterrestres(todo mundo lembra daqueles chaveiros do filme né?) onde estão disponíveis as 2 únicas missões onde os 3 ETs trabalham em equipe para solucionar um desafio.
  • Uma maleta que mostra os troféus conquistados pelo jogador.
  • Um livro ao lado do Rex, esse representa a campanha principal.
Acessando então o livro Rex explica os desenhos feitos com giz de cera e começa a narrar uma aventura dos brinquedos, aparentemente essa fase seria a memória de alguma brincadeira de Andy e serve mais como um tutorial. Seu objetivo é atravessar um trem e pará-lo antes que caia do penhasco, porém uma nave em formato de porco aparece para impedir seu progresso, enquanto o grupo de ETs dentro de um conversível tentam lhe ajudar acompanhando o trem bem de perto. Deixando a imaginação de Andy um pouco de lado, a fase começa com Woody de pé no ultimo vagão do trem portando seu chicote. Nota-se logo de cara que não há medidor nenhum na tela, nem se quer de vida, feliz ou infelizmente não há inimigos na fase e a única forma de morrer é caindo do trem, e mesmo assim o jogador retorna do ponto onde saltou de forma errada facilitando muito as coisas. 

Terminada a fase fica a disposição do jogador outro nível e o nível já jogado ganha duas ou mais formas de ser re-jogado além do modo história, a primeira fase, por exemplo, disponibiliza uma modalidade contra o tempo (disponível em todos os níveis depois de completados) e uma modalidade onde o jogador deve destruir todos os blocos com letras em um curto espaço de tempo. Além dessas missões opcionais todos os níveis possuem itens a serem coletados que servem para enfeitar o “menu” do jogo além de garantir pontos extras e novos troféus. Vale ressaltar que cada fase é jogada com um personagem diferente, algumas vezes eles se repetem, e também funcionam de forma diferente, elas são poucas e podem ser terminadas em questão de poucas horas mas a mudança na jogabilidade de uma para outra garante a diversão.



As missões do Woody são baseadas no seriado do personagem, um episódio chega a aparecer no segundo filme, quem assistiu deve lembrar da imagem em preto e branco e os personagens presos por cordas como marionetes. O jogo retrata perfeitamente esse seriado com as mesmas características, marionetes e imagens em preto e branco, o objetivo de Woody é sempre ir de um lugar a outro montado no Bala no Alvo desviando de obstáculos. As fases sempre começam com um grupo de animais relatando a Woody algum problema que deve ser resolvido imediatamente, a jogabilidade é em plataforma 3D com visão lateral, o jogador tem como objetivo saltar e se abaixar para desviar de obstáculos que vão aparecendo pelo caminho, há momentos em que se deve usar um estilingue para derrubar inimigos apertando o botão que aparece na tela e outros onde deve-se apertar repetidas vezes o mesmo botão para fugir de algum objeto que venha há perseguir o jogador. Parece bem simples, mas mesmo sendo fácil pode render um pequeno desafio conseguir a medalha de maior valor em todos os níveis que variam apenas de cenário sem mudar a jogabilidade. No final o jogo se baseia na quantidade de vezes que o jogador caiu para lhe dar uma medalha, para conseguir a medalha de maior valor é necessário terminar a fase sem cair nenhuma vez do cavalo o que pode agradar aqueles que gostam de um bom desafio.

As missões do Buzz são baseadas no vídeo game que Rex aparece jogando no segundo filme logo na cena inicial. Buzz deve impedir os planos de Zurg, e para isso você pode usar tanto os golpes de caratê quando o raio leaser para destruir os inimigos e armadilhas. A jogabilidade lembra um game de aventura linear com momentos onde Buzz deve voar e esquivar de alguns obstáculos. Infelizmente mesmo havendo inimigos aqui ainda não há um medidor de saúde, Buzz morre se for atingido por um tiro, explosão ou se cair de um plataforma, e assim como na campanha principal o jogador volta próximo ao local onde cometeu o erro. No final da fase é contado o número de vidas que o jogador recolheu durante a fase e assim como nas missões do Woody o jogador é premiado com uma medalha de acordo com seu desempenho.

As 2 missões com os Extraterrestres são as mais criativas, eles devem se basear no vídeo game do Buzz também, e mostram como os pequenos seres verdes trabalham em equipe paar ajudar Buzz em suas aventuras. A visão é em terceira pessoa com a câmera fixa atrás do personagem, no cenário ficam visíveis 3 caminhos em linha reta e um extraterrestre em cada um deles, o objetivo é levar os 3 até o final de cada caminho, e é aí que entra o trabalho em equipe. Os personagens podem apenas andar, saltar e ativar botões e alavancas, existem dezenas de armadilhas no caminho e para superá-las é necessário a ativar os tais botões e alavancas que sempre estão no caminho de outro extraterrestre, conclusão, você deve ir alternado entra os três ETs para ir liberando caminho e ir avançando com todos eles gradualmente. No final o jogo conta quantas vezes o jogador trocou de personagem e assim como nas outras fases opcionais o desempenho rende medalhas.
A parte técnica do jogo me não decepciona, os gráficos são bons, representando bem os personagens e cenários e estão acima da média. A parte sonora aparece nas horas certas e se parece muito com as musicas dos filmes, os controles são bem simples e precisos, não são usados muitos botões o que facilita na hora da diversão.

Toy Story possui fãs no mundo inteiro, nos cinemas estreou seu ultimo filme e junto estreou talvez o ultimo game do PS2, quem é fã da serie de filmes não pode deixar de jogar, mesmo sendo extremamente fácil chegar ao final da campanha principal e também das fases opcionais a diversão é garantida não importando a sua idade ou seu nível de experiência em vídeo games. Existem diversos itens para colecionar, troféus para destravar e conseguir nível máximo em todas as fases opcionais é um grande desafio garantindo umas boas horas de gameplay. Mesmo sendo poucas em relação a outros games e se torna um titulo recomendado também a quem não gosta ou não conhece todos os filmes.

Pontos positivos:
·         Bons gráficos.
·         Fases criativas.
·         Modos de jogo opcionais.
·         Muitos itens e extras para coletar.

Pontos Negativos:
·         Dificuldade baixa.
·         O fato de ser extremamente curto.
·         Um modo cooperativo não teria feito mal a ninguém.

Notas:
-Gráficos: 9
-Parte sonora: 9
-Jogabilidade: 10
-Diversão: 9
-História: 9
-Replay: 9

Nota Geral: 9

Ps: Infelizmente não há imagens na internet da versão de PS2 então tive de improvisar, todas as imagens, com excessão da capa, foram feitas com a câmera do meu celular. Espero que consigam ter uma ideia do game a partir delas, lamento a qualidade baixa. Peço desculpas também pela demora para postar, estou com sérios problemas na internet.

4 comentários:

  1. ae como fasso para passar da fase do orfanato eu nao consigo me mande pelo orkut alessjunior@ig.com.br ou pelo msn jr_gatao@hotmail.com agradeço a quem mandar

    ResponderExcluir
  2. oi blog spot querisa saber de uma coisa na capa do game ts montrando o buzz montado num cavalo e nun carrinho como faso pra ir la pf me responde

    ResponderExcluir
  3. Oi, queria saber onde estao os avioes da fase 6 plisss!?? ^^

    ResponderExcluir
  4. oi queria saber aonde estão as pecas do quebra-cabeca da fase 7

    ResponderExcluir

Todos os Comentários são lidos e moderados previamente.
São Publicados aqueles que respeitam as Regras Abaixo:

- Não faça propaganda de outros blog/sites;
- Use o OpenID ou Nome/URL caso não seja seguidor;
- Não inclua links desnecessários no seu comentário;
- Seu comentário é nossa inspiração!
- Não respondemos comentarios 'anônimos' sem identificação nenhuma.
- Obrigado pelo Apoio ;D