29 de abr. de 2011

Analise: Crash Bandicoot


Crash Bandicoot Boxshot
Desenvolvimento: Naughty Dog
Publicação: Sony Computer Entertainment
Plataforma: PlayStation
Lançamento: 9 de setembro de 1996
Gênero: Plataforma
Modos de jogo: Single Player
Classificação: ESRB: Kids to Adults (K-A)



"Pular pelas plataformas, quebrar caixas e pegar Wumpas"


Chegou a hora de relembrar um jogo que realmente fazia a diferença jogar, estou falando de Crash

Crash veio em uma época onde muitos jogadores ainda ficavam de queixo caído ao ver os gráficos 3D que começavam a tomar conta do mundo dos games na epoca, o que parecia ser décadas melhor do muitos jogadores tinham acesso, falo de Mega Drive ou SNES, onde os jogos em sua maioria eram em plataforma. Partindo desse propósito Crash tráz um modo cativante de jogo que só podia ser encontrada em jogos como Sonic ou Mario, e conseguia prender famílias inteiras na frente da TV a cada um das fases desafiadoras que o jogo trazia.




Neo Cortex e Doutor Nitrus Brio são cientistas loucos, e planejam destruir o mundo transformando ou criando animais mutantes, e maldosos. Nitrus Brio avisa a Cortex que o protótipo chamado Cortex Vortex pode apresentar problemas ao transformar algum animal.Cortex não lhe da ouvidos e tenta usar a maquina em Crash, mas ele é rejeitado pela maquina.Crash então escapa do castelo, mas deixando sua namora Tawna preza no castelo, então cabe a ao novo herói retornar e salvar a sua namorada.


Ao começar no jogo e depois de cada fase o jogador tem acesso ao mapa que mostra onde Crash se encontra nas Ilhas N. Sanity, e nele mostrando o local das fases e o caminho que Crash deve seguir até o castelo. Existem no total 32 fases sendo que 6 são chefes, e 2 fases secretas, que são habilitadas durante o jogo, isso sem contar com fases bônus.

Durante as fases sem considerar chefes, podem ser encontradas as Frutas Wumpa. Essas frutas servem para dar vida, quando coletadas 100 delas uma vida é adicionada. Isso é uma tarefa simples que com a ajuda das caixas que podem conter diversos itens úteis, como Wumpas, figuras que servem como moedas coletáveis que, que quando juntas podem alcançar os Bônus de fase. As figuras são: Dr. Neo Cortex, no jogo podem ser encontradas apenas 2 e servem para abrir as fases secretas, Dr. Nitrus Brio e Tawna; levam a fases bonus onde se concluídas com êxito dão a oportunidade do jogador, salvar jogo ou ver o password da fase onde o bônus foi concluído. Existem as figuras do Crash que quando pegas dão 1 vida e as Máscaras do Aku Aku, que servem como proteção caso ele seja atingido por alguma coisa, se Crash já estiver com uma máscara, ela se soma a já existente e ganha uma de cor brilhante dando proteção dupla, e se mais uma for pega a máscara Aku Aku se encaixa no rosto de Crash e assim formando não só proteção perfeita, como poder destruir as caixas com toque, a máscara de nível 3 é temporária, e ao fim do tempo retorna a fase 2 de Aku Aku.



Os gráficos de Crash parecem trazer alguma influencia dos cartoons americanos, onde se pode notar que muitos dos personagens tem um corpo pequeno em relação a cabeça. Graficamente os cenários são realmente muito bem feitos, como por exemplo, a natureza nas fases de floresta onde pode ser notados belos efeitos de agua,e uma folhagem bem detalhado. Nas fases onde a lugares escuros, como templos ruinas ou cavernas, podem ser notadas teias de aranha ou morcegos. Tudo sempre combinando com os ótimos cenários oferecidos pelo jogo.
A câmera 2D que entra em cena em algumas fases torna a jogabilidade mais intuitiva, onde alguns gráficos favorecem, por terem uma interface 2D.



As musicas de fundo são cativantes e sempre parecem combinar perfeitamente com o estilo da fase, os efeitos sonoros são simples, mas nunca repetitivos como quando for destruir as caixas os sons vão ganhando outros tons.

Chefes, e inimigos:

Os chefes são uma diversão aparte, sempre a uma forma diferente de derrota-los.Cada um vai com o tema das fases anteriores a ele:

Papu Papu: Papu Papu e o cacique de sua tribo, ele é humano, então não é perverso, mas Crash deve passar por ele para avançar, Papu tem um bastão e com ele gira para se defender, dentro de sua redonda cabana, mas como é muito gordo e lento e fácil de ser atingido.

Ripper Roo: Ripper Roo é um experimento, realizado na máquina Vortex Cortex. Ele é um cachorro azul maluco e esta com camisa de força e salta loucamente na sua cachoeira, onde existem plataformas.

Koala Kong: Koala Kong é uma mistura de Macaco com Koala, como é uma criatura extremamente forte, atira pedras contra seus inimigos. Ele se encontra dentro de uma Mina de Carvão, certamente é mais um dos experimentos de Cortex,

Prinstripe: Um rato estilo Gângster antigo, escolhido por Cortex para proteger a área chamada de Cortex Power na Ilha Cortex ( A ultima de 3 ilhas). Prinstripe tem nas mãos uma metralha, e com ela causa caos por onde passa.

Dr. Nitrus Brio: Parceiro de Cortex e muito parecido com ele. Dr Nitrus Brio na batalha contra Crash toma uma de suas poções e se transforma em uma criatura grande e extremamente forte.

Dr. Neo Cortex: O vilão principal parece pequeno e indefeso, tem uma grande cabeça com um N na testa e um pequeno corpo, mas com a sua genialidade consegue fazer coisas grandiosas, como na batalha final, cria uma mochila ajato e ataca com bolas de eletricidade para derrotar Crash, mas como de costume um difícil chefe, e o herói sempre vence.


Crash é um ótimo jogo e foi um divisor de águas e muitos jogos foram inspirados nele, e infelizmente a serie foi esquecida pelos próprios produtores, e hoje são poucos os jogos atuais que trazem essa proposta.

Prós:

- Muitas fases

- Os Sons são ótimos

- Os personagens e história, cativantes

- Belos cenários

Contras:

- Para salvar o jogo deve-se concluir as fases bônus

Diversão: 10
Áudio: 8,0
Jogabilidade: 9,0
Gráficos: 7,5

Nota Final: 8,7

4 comentários:

  1. otima analise,ja zerei esse game, e é otimo pessoal , para quem gosta de aventura com o divertido e estranho crash.

    ResponderExcluir
  2. Zerei esse jogo recentemente, ótima análise. ótimo blog.

    ResponderExcluir
  3. Sinseramente esse jogo trousse a inovaçao 3D pros consoles modernos! Foi dae que tudo começou

    ResponderExcluir

Todos os Comentários são lidos e moderados previamente.
São Publicados aqueles que respeitam as Regras Abaixo:

- Não faça propaganda de outros blog/sites;
- Use o OpenID ou Nome/URL caso não seja seguidor;
- Não inclua links desnecessários no seu comentário;
- Seu comentário é nossa inspiração!
- Não respondemos comentarios 'anônimos' sem identificação nenhuma.
- Obrigado pelo Apoio ;D