9 de mai. de 2011

Analise: Contra - Shattered Soldier

Produtora: Konami Japão Plataforma: PlayStation 2
Lançamento: Outubro de 2002
Gênero: Ação (direção única)
Modo's: Single-player, multiplayer offine




O combate armado de deslocamento lateral recebe uma bem-vinda actualização para a PS2 - os jogadores fracos e impacientes podem começar a fugir. Já.


-Jogabilidade

O jogo atinge seu objetivo de imitar a jogabilidade que fez os últimos 8 bits e 16 bits títulos tão populares por essencialmente duplicando o mesmo estilo de chefe-brigas e estágios. O jogo é conhecido como sendo muito difícil, ainda mais no fato de Contra: Hard Corps. Tal como o Sega Genesis jogo, Shattered Soldier tem várias terminações. No entanto, o termo recebeu agora depende do desempenho do jogador, ao invés do caminho percorrido. O jogo também introduz o conceito de "taxa de sucesso", que mede a quantidade de inimigos bateu como uma forma de métrica de desempenho. Cada destino exclusivo (ou seja: não respawnable), seja um inimigo real ou um objeto no ambiente, que é destruído, aumenta esta relação. A alta taxa de acerto, junto com a minimização de perda de vidas e continua utilizados, é essencial para receber as terminações melhor e, conseqüentemente, liberar os recursos extra escondido. O player pode reproduzir previamente esclarecidos estágios para conseguir melhores notas.


A partida importante na Shattered Soldier é o novo sistema de armas, que consiste de três armas e três tiros especiais. As cápsulas de power-up e caixa de pílula sensores de jogos anteriores sumiram. As armas principais são: a rápida metralhadora automática (Heavy Machine Gun), um lança-chamas (Flame Whip) e um lançador de granadas (Mergulhador de Minas). Estas armas primárias pode ser cobrado por um ataque mais poderosa: a vassoura redonda, que lança um "pod arma" que pulveriza balas em várias direções, o tiro de energia, uma arma de fogo de grande porte que oferece um grande dano, e uma barragem de mísseis teleguiados que traça o alvo mais próximo.



Quando o ecrã de título de um jogo mostra o slogan, "Para Jogadores de Acção Profunda", já sabemos que estamos no território de acção da pesada. E não é surpresa; a série Contra (também conhecida como Gryzor e Probotector) tem sido notável pelos seus implacáveis níveis de dificuldade, desde a sua edição original de arcada em 1987 até ao último grande título antes desse.. o chamado Contra, Contra III: The Alien Wars para a Super Nintendo. Poderá ter sofrido um lapso na sua credibilidade graças às sequelas "não oficiais" para a PS one, mas com o produtor de Contra III novamente a bordo, parece finalmente que a série voltou a encontrar o seu caminho e está preparada para entrar no século XXI.


-Militares da pesada

Se parece ser o teu tipo de jogo, então vais achar que é absolutamente fantástico, mas os jogadores menos experientes poderão perguntar-se acerca do objectivo de todo o exercício; nesse caso, os teus esforços serão, provavelmente, melhor empregues nas tentativas de The Sims. No entanto, o que poderá fazer com que continues a jogar, independentemente das tuas capacidades e do facto de estares sempre a fazer a mesma coisa, é o factor "o que virá a seguir?" A chacina constante de vilões visualmente intimidativos e inimigos de fim de nível, bem como a vasta variedade de situações em que te poderás encontrar - tais como planar em pranchas, bicicletas e baloiçar num míssil-cruzeiro - deverá ser suficiente para te convencer a continuares.


-As Guerras de Extraterrestres... outra vez


Mas, desta vez, o resultado não é a habitual e previsível transição para 3D; embora os gráficos tenham sofrido o tratamento poligonal, a acção recusa abandonar o conforto das duas dimensões. Como poderás imaginar, não se registam grandes modificações na jogabilidade (ou QUAISQUER modificações na jogabilidade), mas a justaposição de fabulosos visuais e controlos à moda antiga funciona na perfeição. Poderá tentar vestir-se com visuais caros, uma história "séria" com uma volta que só faz sentido para os maiores veteranos da série Contra, mas o jogo é o mesmo que sempre foi. Na pele do grande de Contra, Bill Rizer ou a ciborgue feminina Lucia - ou ambos no modo para dois jogadores - vais embarcar numa implacável missão, altamente destrutiva, onde as vidas são créditos muito limitados e onde um tiro mata sempre. Corres, saltas e matas milhares de inimigos enquanto tentas não ser atingido. Simples, com a excepção de que... não é simples.




-Soldado absolutamente despedaçado
É sempre bom saber que há alguém que está interessado em favorecer os jogadores que querem apenas desfrutar de uma boa dose de diversão de arcada à moda antiga, altamente explosiva e muito frustrante. E é ainda melhor saber que esse alguém é a Konami. Contra: Shattered Soldier parece que poderia ter sido feito há uma década atrás, mas a jogabilidade de grande qualidade não esmorece com o passar do tempo e quando é aliada a visuais tão contemporâneos, o resultado é incrivelmente fresco e moderno. Alguns poderão ter criticado o seu estilo tipo "teste de memória", mas isso é porque, provavelmente, não são bons em testes de memória. Afinal de contas, uma boa memória não é tão válida como qualquer outra capacidade? E outra coisa... o que é que estávamos a dizer?

Nota final: 8

4 comentários:

  1. Bons tempos do Contra...eu sempre me lembro da versão 8 bits desse jogo.

    ResponderExcluir
  2. eu tenho esse jogo original.. dificil pra cacete!

    ResponderExcluir
  3. A dificuldade é muito alta!!!! + ainda eu gosto deste jogo =D

    ResponderExcluir
  4. É bem maneiro esse jogo,mas eu acho o ultimo título"neo contra" mais legal,só que o neo contra é mais chato na questão de não trocar de arma

    ResponderExcluir

Todos os Comentários são lidos e moderados previamente.
São Publicados aqueles que respeitam as Regras Abaixo:

- Não faça propaganda de outros blog/sites;
- Use o OpenID ou Nome/URL caso não seja seguidor;
- Não inclua links desnecessários no seu comentário;
- Seu comentário é nossa inspiração!
- Não respondemos comentarios 'anônimos' sem identificação nenhuma.
- Obrigado pelo Apoio ;D