6 de set. de 2010

Analise: Jak and Daxter - The Precursor Legacy



Jak and Daxter: The Precursor Legacy


Produtora: Sony
Distribuidora: Naughty Dog
Plataformas: Playstation 2
Genero: Platarforma
Modos: Single Player
Classificação: ESRB e EPEGI 3+
Lançamento: 4 de Dezembro de 2001

"A evolução de Crash Bandicoot e a suas maçazinhas"
Sabemos que Crash foi não só um dos jogos mais jogados do ps1 como um dos mais jogados no mundo. A responsável por isso foi Naughty Dog que cada jogo trazia uma abertura intuitiva e diferente, e sempre inovador.
A Naughty Dog faturou uns milhõezinhos com a serie Crash mas deu um fim a ela no 4° titulo que já retratava um outro estilo de jogo, mas também muito divertido. O game CTR (Crash Team Racing) encerrou a serie mas, outras produtoras compraram a franquia Crash Bandicoot e não fizeram um bom uso dela.
Porem a Naughty Dog sabia que Crash poderia dar bons frutos e por isso decide trazer uma série do mesmo estilo ,mas agora adequando -se ao estilo de jogo da geração da época.





Começando pela história, com a narração de Samos, dizendo sobre seus pressentimentos ruins sobre os amos do universo ou também chamados de Precursors (Precursores). Samos quer respostas com a ajuda de dois seres orelhudos, aparentemente com uns quinze anos de idade. Jak, e seu companheiro Daxter chegam a ilha Misty, justamente na hora de uma estranha reunião entre duas estranhas criaturas e Lurkers. Jak e Daxter, perplexos com o que aconteceu, tentam fugir com a barca que usaram pra chegar a ilha. É então que se deparam com um enorme poço de Dark Eco (Eco Escuro). Ao lado do poço, um objeto chama a atenção de Daxter aquilo era um Precursor em forma de esfera, logo ele entrega a Jak sem dar muita importância. Porem ao toque de Jak o objeto, ativa-se parecendo ser algo místico. Então um Lurker depare-se com a dupla, e Jak inesperadamente atira com a objeto que parecia ter entendido o que Jak queria naquele momento, criando uma explosão que acidentalmente, derruba Daxter dentro do poço de Dark Eco. Por sorte Daxter sai bem de dentro do poço, mas o que eles não sabiam é que o Dark Eco era prejudicial, por tanto Daxter acaba se transformando em uma espécie de roedor laranja, uma mistura de lontra e fuinha. Depois de tudo, Jak e Daxter conseguem regressar à Aldeia de Sandover procurando pela ajuda de Samos, mas ele diz que só Golo, o Sabio do Dark Eco, pode ajudar a Daxter a retornar a sua forma original porem Golo vive em um local distante ao norte da ilha. E então a dupla parte em uma aventura cheia de desafios e perigos em busca de Golo, mas eles mal sabem o que os espera.




Os movimentos não são lá tão originais pois baseiam-se no já citado Crash. Jak rodopia, da pulos e duplo-pulos, agacha e combina movimentos para vencer as dificuldades do cenário.
Jak também da rolamentos evasivos e bem agíeis e quando combinados criam um pulo rolamento que é usado para atingir plataformas distantes, umas das outras.
Os inimigos são variados de acordo com cenário, e cada um tem uma forma de ataque, alguns trazem armas já outros usam poderes mágicos.



Os chefes não são muito comuns no jogo, são dois no máximo, pois o jogo parte de outros princípios, onde para avançar na história devem ser cumpridas missões e como premio são ganhas as baterias, fundamentais para cumprir os objetivos e avançar no jogo. Existem também Esferas do precursor. que na realidade são ovos coletadas pelo cenário, e são entregues aos personagens em troca de baterias. Também devem ser coletadas as Moscas exploradores, é ganho uma bateria quando todas as sete de cada área são encontradas e pegas, elas sempre estarão dentro de caixas revestidas com ferro.
Cada mundo ou área possui seu próprio inventario no menu do jogo (que é acessado pressionado START) onde são mostrados as esferas, baterias e moscas exploradoras, com base no total do que já foi coletado no mundo, essas informações são úteis, e ajudam a saber o que faltam há ser coletados para completar cada mundo e o jogo 100%, lembrando que isso não é obrigatoriamente para avançar na historia.
Existem as magias que são ativadas através circulos enfumaçados ou geradores de poder que são fumaças, ambas dão a Jak diferentes poderes temporários onde cada um tem suas próprias funções, tornando a jogabilidade mais intuitiva.
Em alguns mundos a unica forma de se movimentar é usando os veículos que são uma mistura de uma motocicleta e avião com uma hélice na frente todos os veículos são idênticos. Durante os desafios de fogo a maquina possui um tipo de sistema de super-aquecimento, para que não peque fogo devem ser coletados os balões de ar frio, assim aumentando a durabilidade.

Os gráficos são belíssimos levando em conta que é um jogo de 2001. As cores são vivas, quando combinadas aos belos efeitos de luz solar do jogo.

Como Naughty Dog não costuma fazer CGs acaba obrigando ao jogo gráficos no mínimo razoáveis.
Os reflexos tanto de materiais sólidos quando da agua podem ser notados, e são muito bem trabalhados. Nada mais a dizer sobre os belos gráficos de Jak.

A inteligente artificial do jogo é muito simples e vai estar normalmente aplicada nos inimigos, que no máximo vão te seguir e andar de um lado por outro.
Agora no caso de inimigos que surgem repentinamente com o objetivo de derrubar ou derrotar Jak, geralmente terão uma AI mais trabalhada onde vão te cercar e atacar. Em jogos de plataforma AI é usado normalmente em obstáculos, um exemplo disso é Jak and Daxter.
A parte de áudio é muito boa e traz um determinado realismo. As musicas tem aquele mesmo estilo aventureiro de Crash Bandicoot.

Prós:
- A jogabilidade é excelente.
- O jogo tem um ar de comedia, principalmente quando Daxter rouba a cena.
- Os gráficos e cores são vivos. - Os sons são bem rítmicos
Contras:
- Muito curto, principalmente se o jogador não tentar completar 100%.
- Sons meio repetitivos.
Notas:
-Gráficos: 9.5
-Jogabilidade: 9.5
-Sons e Musicas: 8.5
-AI: 7.0

Nota Final: 9.5

5 comentários:

  1. Esse eu nunca tive a oportunidade de jogar, mas to precisando de um game para fazer 100% talvez o pegue.Quanto a analise está muito boa, no forum tenho costume de fazer nesse mesmo estilo, com ficha tecnica e nota, se os leitores gostarem passo afazer nesse estilo aqui também.

    ResponderExcluir
  2. Parabens pela analise do game"
    ... continue assim com esse blog, q logo logo será reconhecido pela mídia dos gamers!

    ResponderExcluir
  3. pela analise, vou comprar esse game .

    ResponderExcluir
  4. Excelente jogo ótima análise

    ResponderExcluir

Todos os Comentários são lidos e moderados previamente.
São Publicados aqueles que respeitam as Regras Abaixo:

- Não faça propaganda de outros blog/sites;
- Use o OpenID ou Nome/URL caso não seja seguidor;
- Não inclua links desnecessários no seu comentário;
- Seu comentário é nossa inspiração!
- Não respondemos comentarios 'anônimos' sem identificação nenhuma.
- Obrigado pelo Apoio ;D