15 de mar. de 2012

Analise: Tekken 5



Análise feita a pedido do usuário Vinicius.

Ano de Lançamento: 2005.
Desenvolvido por: Namco.
Publicado por: Namco.
Gênero: Luta.

Tekken 5 foi lançado para os fliperamas em 2004 e em março de 2005 chegou com exclusividade para o Playstation 2. Foi o ultimo jogo da franquia no console eterno. O maior trunfo de Tekken 5 foi abandonar o estilo de luta do episódio anterior, que foi tão criticado. Aqui temos de volta aquele sistema de combate simples e divertido, que tanto fez sucesso em Tekken 3. Enredos geralmente não são valorizados em jogos de luta, mas a Namco tenta criar uma trama de guerras e traições tão cheias de reviravoltas que certos acontecimentos ficam sem nexo, resultando em eventos totalmente incoerentes. Como o fato do jogo deixar que o Jin luta contra sua própria forma possuída. Não aceito o fato de poder usar o Jin contra o Devil Jin, isso chega a ser ridículo! Neste game, Jin e Kazuya tentam descobrir o que aconteceu com Heihachi durante o novo King of Iron First. O vilão é atacado por um homem chamado Raven e dado como morto. Novos personagens se unem a velhos conhecidos dos fãs, para mais uma rodada de muita pancadaria no Playstation 2.

Técnica apuradas.






Tekken 5 trás um elenco de 30 lutadores , sendo que 10 são desbloqueados conforme você vence o game. Felizmente o sistema de barreiras e obstáculos em arenas foi retirado neste episódio, voltando ao velho estilo de lutas que consagrou Tekken. Ao contrário de outros jogos de luta não há botões de soco fraco ou soco forte em Tekken, em cada botão você golpeia com um membro diferente do corpo. Esse sistema faz com que Tekken 5 seja mais do que um jogo de luta onde quem vence é o mais forte. Cada lutador possui estilos e golpes diferentes, todos se baseiam em artes marciais reais, na tentativa das lutas se aproximarem da realidade. Erros e acertos geralmente são determinados pelo modo com que você luta. Por exemplo, é possível contra-atacar um chute alto, bastando utilizar uma rasteira; socar com o braço direito pode garantir um bloqueio de uma esquerda, e por ai vai. Quando se entende o funcionamento dos combates é possível criar várias combinações de golpes, além de montar boas estratégias de luta. Poucos jogos de luta conseguem fazer algo do tipo, e estamos falando de um gênero que já foi terrivelmente saturado ao longo dos anos.




O modo história continua sendo o principal do título, e neste ponto há algo que é interessante e ao mesmo tempo incomodo. Uma vez selecionado seu personagem você dá sequência aos eventos de sua história, com direito a apresentação e tudo. Mesmo no intervalo de uma luta para outra há rápidas cenas de corte. Os continues são infinitos, mas não é possível trocar de personagem. Desse modo ou você explora ao máximo o potencial de seu lutador ou desiste. Os combates começam fáceis, mas a dificuldade aumenta a cada novo estágio. No Arcade Mode você pode lutar contra vários personagens seguidos. Há também as modalidades já conhecidas: Vs Battle, Team Battle, Survival Mode, Time Attack e Practice. As duas novidades são o Tekken: Devil Within, um jogo de ação e exploração protagonizado por Jin, que apesar de ser simples ajuda a divertir. Também há o Arcade History, que traz os três primeiros games da série em suas versões Arcade, muito divertido para quem quer matar a saudade de Tekken 1, 2 e 3 ou então conhecer o passado da série.

Apresentação primorosa.

A Namco sempre tenta levar o Playstation ao máximo com Tekken, e Tekken 5 consegue manter essa tradição com louvor. Já no inicio do game temos um belo vídeo de apresentação, com uma qualidade soberba. Esta qualidade se estende ao resto do game. Os personagens são incrivelmente detalhados, desde a customização de roupas aos detalhes de corpo. Cada movimento está fiel ao que seria o original num torneio de lutas. Destaques para a bela Christie, que além de ser bem animada nos seus movimentos também apresenta ótimos dotes físicos. Os cenários apresentam a mesma beleza, com cores bem aplicadas e fundos cheios de detalhes. Em ambientes abertos é possível notar a queda de cachoeiras, pássaros voando, o por do sol e efeitos de fogo. Ambientes fechados já conservam detalhes mais simples, mas nem por isso deixam de ser bem trabalhados. Os efeitos de golpes estão do mesmo estilo dos games passados, o que significa que mantém a qualidade de sempre. A parte sonora de Tekken 5 também segue o mesmo padrão, músicas bem feitas, mas que não tem aquela intenção de ser grudenta nem nada do tipo. O som dos golpes mantém o impacto ao longo das lutas. Não há do que reclamar na parte técnica de Tekken 5.


Tekken 5 se preocupou em dar aos fãs tudo aquilo que sentiram falta em Tekken 4. O resultado foi um jogo divertido, bem acabado e livre de falhas. É o tipo de título ideal para reunir os amigos no fim de semana e fazer aquele torneio. Mas que também serve como um bom calmante se você empacou naquele RPG e quer apenas relaxar. Com 10 lutadores para habilitar e mais um festival de extras Tekken 5 tem uma ótima vida longa nas mãos daqueles jogadores que exploram ao máximo as possibilidades de um game. Tekken 5 se despede com louvor do Playstation 2.

Notas:
- Gráficos: 10,0
- Audio: 10.0
- Jogabilidade: 10,0
- Enredo: 7,0

Aprovado:
- Combates voltam ao estilo clássico da série.
- Boa estratégia de luta.
- Gráficos de primeira.
- Muitos extas.

Reprovado:
- Enredo sem nexo e sem coerência.

Análise escrita por: Lipe Vasconcelos.

10 comentários:

  1. Muito obrigado pessoal do PS2 Eterno.
    VLW mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Os Gráficos de desse jogo são impressionantes

    ResponderExcluir
  3. Eu gosto da série tekken =D
    o jogo é muito bom.

    ResponderExcluir
  4. Nunca gostei de jogo de luta.mais tekken e um classico desde o ps1.

    ResponderExcluir
  5. POh não tem nem palavras para descrever a serie tekken,tirando o quarto episódio,o resto é expicional,claro que cada titulo nas suas epocas.Mas Tekken 5 superou todos os outros,coisa que tekken 6,não conseguil...ótima analise,abraços
    ((RODRIGO))

    ResponderExcluir
  6. Gosto da série Tekken joguei o 1,2,3,4 e o 5 muito Bom*-*

    ResponderExcluir
  7. alguem poderia pelo menos agradecer a SEGA pois a namco estava na falencia e copiou a virtua fighter e até hoje não agradeceu . mas a serie tekken é ótima assim como virtua fighter é ( vejam virtua fighter 4 evolution é um dos jogos mas vendido do ps2 ) fica a dica .

    ResponderExcluir
  8. na dificuldade facil o arcade ta muinto dificil

    ResponderExcluir
  9. Desde seu lançamento o jogo Tekken da Namco recebe notas altíssimas da crítica especializada, sendo um dos melhores do gênero de lutas até hoje !

    Abraços.
    Tekken 3 Online Game

    ResponderExcluir

Todos os Comentários são lidos e moderados previamente.
São Publicados aqueles que respeitam as Regras Abaixo:

- Não faça propaganda de outros blog/sites;
- Use o OpenID ou Nome/URL caso não seja seguidor;
- Não inclua links desnecessários no seu comentário;
- Seu comentário é nossa inspiração!
- Não respondemos comentarios 'anônimos' sem identificação nenhuma.
- Obrigado pelo Apoio ;D