8 de set. de 2010

FIFA 10 x PES 2010 no PS2



Antes de começar este texto que já estou ensaiando já tem um bom tempo para escrever, queria dizer antes de mais nada que se refere á uma experiência e opinião minha, não á verdade absoluta! Digo isso para evitar os comentários inflamados dos mais apaixonados por um ou pelo outro. E esta análise se dá sobre as versões dos jogos para o nosso eterno PS2 e não outros consoles da nova geração.

Vamos começar pelo o que interessa A JOGABILIDADE dos dois:

- PES2010 - A marca registrada da série da Konami tem desde de seus primordios (International Super Star Soccer) prezado por ser um jogo com mais pegada no melhor estilo ARCADE, a condução de bola é mais mecânica, mais facilidade em se aplicar dribles e "enfiar PETARDOS" de fora da área com frequência, possibilidade de dar um carinho mesmo sem pegar muito embalo e a própria tolerância a faltas mais violentas na marcação de cartões e faltas, que pra quem quer se divertir e não virar profissional no assunto é bem interessante, mas falha principalmente no quesito marcação e inteligência artificial, dai aquela coisa de poder partir do campo de defesa com o melhor jogador do time e só parar dentro do gol adversário.

- FIFA 2010 - Produzido pela Eletronic Arts, detentora do maior número de títulos esportivos nos games e talvez uma das séries que ao longo dos anos (se lembro bem jogo fifa desde 94...) mais conseguiu incorporar elementos próprios da simulação do jogo e elementos de variáveis fisicas (como encontrões, força no chute, etc) tornando a série mais um simulador de futebol, a exemplo da reação da marcação dos times e disposição dos jogadores e também o fôlego do jogador q assim como na realidade diminui com a distância percorrida e leva um certo tempo para se recuperar, o que pra muitos nem sempre garante boas horas de diversão pois percebo que para o simples jogador que quer somente se divertir esses detalhes as vezes desanimam aos invés de aproximar, mesmo assim não deixam de ser implementos interessantes que para aqueles afccionados em futebol como eu são muito legais.


Os GRAFICOS:

- PES 2010 - Gráficos relativamente bons, pois nos últimos 3 lançamentos da série (2008/2009/2010) não ouve mudanças drásticas na concepção gráfica do game, apenas no 2010 as texturas de gramados foram bastante melhoradas. Mas nada que afete a boa jogabilidade do game, o destaque fica pelo tamanho dos jogadores na tela você tem real dimensão do que está acontecendo, onde a bola está e pra mim isso ajuda muito na tomada de decisões nas jogadas.

- FIFA 2010 - Tem bons graficos, mas acho que se preocuparam mais com os detalhes em torno do jogos como torcida, angulos de cameras na entrada do estádio, replays de jogadas (achei bem melhor este último que no PES), texturas do gramado do que propriamente no acabamento dos jogadores. Detalhes como cabelos principalmente dos jogadores nacionais ficaram a desejar. E o que mais me incomoda, a não ser que tenha uma TV de 42" os jogadores ficam bem pequenos.

E o que eu agora por falta de conhecimento técnico definiria como ACESSÓRIOS, coisas como tipos de campeonatos, bolas, etc.


- PES 2010 - O implemento mais significativo desta edição fica por conta da LIGA DOS CAMPEÕES DA EUROPA, muito bem estilizada com logo e cores do campeonato, hino da LIGA com direito a vinheta pra TV, etc. No mais não houve implementos relevantes as outras versões.

- FIFA 2010 - A diversidade de campeonatos e modos de jogo como DIRIGENTE onde você define até qual patrocinio fechará para o time além das contratações e melhorias na estrutura do clube e o novo A TEMPORADA onde você só se preocupa com o time dentro de campo, mas também não podendo contratar ou negociar jogadores.


O Resumo:

O que tenho a dizer é que não existe talvez um consenso de qual dos dois é melhor, isso depende muito do que você procura no jogo. Eu por exemplo sou apaixonado pelo PES e não curtia mais o FIFA, mas depois de tanto jogar PES e já saber o que esperar do game comecei a jogar o FIFA de alegre mesmo.... rs... e agora tenho passado boas horas curtindo FIFA 10 e entendi a proposta do game que é diferente do PES.

O máximo a que me atreverei é repetir o que já disse acima: Se você é um jogador comum sem grandes pretenções provavelmente terá mais empatia pelo sistema de jogo do PES e quem é "macaco véio" e quer algo mais do jogo encontrará coisas bem interessantes de tiver paciência no FIFA, mas nada impede que aconteça o contrário também.

Agora é esperar os lançamentos das versões 2011 de ambas que já estão saindo do forno!

Tá dado o recado pessoal, um grande abraço e postem seus comentários!

2 comentários:

  1. a melhor analise e sentrada sobre os dois games que eu li, sem aqueles patriotismo de fifa ou pes

    ResponderExcluir

Todos os Comentários são lidos e moderados previamente.
São Publicados aqueles que respeitam as Regras Abaixo:

- Não faça propaganda de outros blog/sites;
- Use o OpenID ou Nome/URL caso não seja seguidor;
- Não inclua links desnecessários no seu comentário;
- Seu comentário é nossa inspiração!
- Não respondemos comentarios 'anônimos' sem identificação nenhuma.
- Obrigado pelo Apoio ;D