27 de out. de 2010

Extra: 15º aniversário Playstation


Este é um texto da Playstation comemorativo aos 15 anos desde de o lançamento do PS1, traçando um paralelo entre as inovações feitas a cada jogo e os acontecimentos tecnológicos da época.

O texto tá em português de Portugal, mas dá pra entender numa boa. Espero que vocês curtam!

1995
Num ano de estreias tecnológicas (com a fundação dos futuros gigantes da Internet Yahoo! e eBay e o anúncio do formato DVD), no dia 29 de Setembro, a consola de jogos PlayStation foi lançada entre o expectante público europeu.

A PlayStation chegou às lojas com um alinhamento dos melhores títulos japoneses e uma selecção de novos jogos desenvolvidos no Ocidente; pela altura do Natal, já tinham sido vendidas 350 000 unidades!

Lançamentos a destacar: Namco’s Tekken, Ridge Racer e Air Combat, Destruction Derby, Krazy Ivan e WipEout (Psygnosis).

1996
A casa de programação japonesa Capcom criou uma aventura repleta de zombies para os ecrãs da PlayStation, Resident Evil - esta abordagem cinematográfica do género de aventura de acção conquistou milhões de fãs em todo o mundo e deu lugar a uma série lucrativa.

E uma senhora de seu nome Lara Croft tornou-se na mulher de sonho para milhões de adolescentes…

Lançamentos a destacar: Tomb Raider, Formula 1, Street Fighter Alpha e Total NBA ’96 (Sony Computer Entertainment Europe).

1997
A SCEE introduziu a popular gama de títulos Platinum e a Square (mais tarde, Square Enix) lançou Final Fantasy VII; por seu lado, a casa de programação escocesa DMA Design combinou o humor negro e a jogabilidade imaginativa no inovador Grand Theft Auto.

Lançamentos a destacar: Soul Blade, Castlevania: Symphony of the Night, Time Crisis (com a pistola G-Con 45).

1998
Enquanto o nascimento do Google representava uma nova forma de utilizar a Internet, o fabrico de hardware PlayStation aproximava-se do assombroso total de 50 milhões de unidades.

Este aumento foi impulsionado por vários lançamentos-chave, incluindo a estreia de Gran Turismo. Anunciado como o The Real Driving Simulator (simulador de condução realista), a obra-prima da Polyphony Digital representou o aparecimento da mais fantástica série de corridas.

Lançamentos a destacar: Colin McRae Rally, Naughty Dog’s Crash Bandicoot: Warped, MediEvil, X-men vs Street Fighter.

1999
Novidades em termos de jogos: nasceu a série Metal Gear Solid ; Ape Escape introduziu novas experiências de jogo com o emblemático comando DUALSHOCK e Silent Hill constituiu uma alternativa atmosférica e igualmente aterradora à acção de zombies de outros títulos de terror de sobrevivência.

Lançamentos a destacar: Driver, Medal of Honor, Syphon Filter, Tony Hawk's Pro Skater, Final Fantasy VIII, ISS Pro Evolution, Dino Crisis.

2000
"Mas afinal onde está o vírus?", foi a pergunta mais ouvida quando o vírus do ano 2000 não afectou as celebrações do último ano do segundo milénio. Com a tecnologia no centro de todas as atenções, a união da America Online e da Time Warner representou a maior fusão empresarial até à data; e a SCEE introduziu não um, mas dois novos sistemas de jogos.

Além da ansiosamente aguardada PlayStation 2 (acompanhada da campanha de publicidade The Third Place, realizada por David Lynch), a compacta PS one comprimiu o potencial da PlayStation original num novo design elegante e atraente.

Lançamentos a destacar: Dead or Alive 2 (Tecmo), Fear Effect, Midnight Club, Resident Evil 3: Nemesis, Smuggler's Run, Spider-Man, Vagrant Story.

2001
No primeiro mês do novo milénio, foi lançada a Wikipedia para gáudio de todos os que procuram informação de acesso fácil; ainda nesse ano, as vendas da PlayStation 2 atingiram os 20 milhões de unidades graças à qualidade dos títulos de software.

No início do ano, a SCEA anunciou a aquisição dos criadores de Crash Bandicoot, a Naughty Dog, para a criação de conteúdos exclusivos para a PlayStation 2. No final de 2001, o misterioso Project X transformou-se em Jak and Daxter: The Precursor Legacy e assim nasceu uma parceria duradoura e muito acarinhada.

Lançamentos a destacar: SSX Tricky, World Rally Championship, Burnout, Devil May Cry.

2002
Novo ano, nova moeda nos países que aderiram ao euro; com o mesmo espírito de mudança, a PlayStation assistiu ao lançamento de títulos originais de qualidade e de um dilúvio de fantásticas sequelas.

Kingdom Hearts combinou o conhecimento do género de interpretação de papéis da Square Enix com as personagens inesquecíveis da Disney; Frequency deu um rumo totalmente novo à acção rítmica e ICO , um título criado com esmero, contava a história de um rapaz que tentava resgatar uma rapariga num castelo cheio de perigos.

Lançamentos a destacar: Final Fantasy X, Grand Theft Auto: Vice City, Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty, Ratchet & Clank, TimeSplitters 2.

2003
2003 foi o ano da introdução da Câmara USB EyeToy (e da consequente nova geração de experiências de jogo sociais) e do aparecimento dos jogos online para a PS2, com a disponibilização do Adaptador Network para PlayStation 2.

Com este prático acessório e um Disco de Acesso à Rede, era possível jogar títulos em linha compatíveis contra jogadores no resto do continente; o jogo mais popular foi sem dúvida SOCOM: US Navy SEALs da Zipper Interactive.

Lançamentos a destacar: Ape Escape 2, Beyond Good and Evil, Need for Speed: Underground, Prince of Persia: The Sands of Time, Sly Raccoon, Soul Calibur II, EyeToy: Play, Everquest Online Adventures.

2004
Ofuscando o lançamento de um Web site denominado Facebook, uma das grandes novidades do ano foi a revelação oficial da PSP (PlayStation Portable), na Electronic Entertainment Expo (E3) em Los Angeles.

Os cantores de sofá receberam um presente inesperado sob a forma de SingStar para a PlayStation 2. O inovador título da SCEE London Studio incluía um par de microfones e compatibilidade com a Câmara USB EyeToy para criar uma experiência de canto única de sucesso imediato.

Lançamentos a destacar: The Getaway: Black Monday, Killzone, Mashed, Onimusha 3, Sega SuperStars, Star Wars Battlefront.

2005
Dez anos após o lançamento da PlayStation original na Europa, a PSP garantiu uma recepção entusiasta em Outubro e, na E3, a PlayStation 3 foi revelada a um público perplexo formado por membros da imprensa, casas de programação e outras figuras importantes do sector; Kratos, o auto-proclamado God of War, descendeu sobre a PlayStation 2.

Lançamentos a destacar: Battlefield 2: Modern Combat, Buzz! O Quiz Musical, Everybody's Golf, Gran Turismo 4, Lumines, Peter Jackson's King Kong.

2006
Shadow of the Colossus, Black e Tomb Raider Legend juntaram-se ao sempre crescente catálogo de jogos PS2; Guitar Hero introduziu uma nova forma de diversão em grupo graças ao revolucionário periférico de guitarra; e a PSP estreou séries de culto como The Sims, Medal of Honor, Splinter Cell, Gitaroo Man e Killzone .

Lançamentos a destacar: Canis Canem Edit, The Godfather: The Game, Okami, Tokobot, We Love Katamari.

2007
Num ano de novas chegadas, a Bulgária e a Roménia aderiram oficialmente à União Europeia, a Apple anunciou o iPhone e - a 23 de Março - os jogadores europeus puderam deitar as mãos à PlayStation 3, o sistema de jogo mais poderoso do mundo.

A PS3 foi lançada com um conjunto ecléctico de títulos, do aclamado Resistance: Fall of Man ao épico Elder Scrolls IV: Oblivion, assim como vários filmes disponíveis em Blu-ray Disc. A sua irmã mais velha também viveu um ano em grande com o lançamento da PSP Slim & Lite na Europa a 5 de Setembro.

Em linha, a PlayStation Network revolucionou os jogos para os proprietários de PS3 e PSP e abriu as portas à PlayStation Store, que não tardaria em disponibilizar centenas de jogos, demos e trailers transferíveis.

Lançamentos a destacar: MotorStorm, Virtua Fighter 5, Heavenly Sword, Folklore, Assassin’s Creed, Uncharted: Drake’s Fortune.

2008
Com o fim do formato HD DVD, o Blu-ray Disc transformou-se no único formato de disco compatível com jogos e filmes em Alta Definição; e a PS3 somava êxitos.

Um novo herói chegou à PS3 sob a forma do adorável Sackboy, o protagonista de LittleBigPlanet ; na PSP, Kratos atacou o mundo portátil com mais uma entrega repleta de sangue e vingança, God of War: Chains of Olympus.

Lançamentos a destacar: Devil May Cry 4, LEGO Batman: The Video Game, BioShock, LocoRoco 2, Yakuza 2.

2009
Em 2009, assistimos à estreia de um sistema PSP mais elegante e com estilo e do esbelto sistema PSPgo , com 16 GB de memória integrada. Para os fãs de conteúdo transferível, foram colocados à venda os PlayStation Network Cards , que permitem o acesso à Internet e a compra de fantástico conteúdo PlayStation Store.

No que diz respeito à PS3, foi lançada a sequela de sucesso Uncharted 2: Among Thieves, assim como as estreias neste formato de duas séries PlayStation populares sob a forma de Killzone 2 e Ratchet & Clank: A Crack in Time; também surgiram no mercado os novos títulos EyePet e inFamous.

Lançamentos a destacar: Resistance Retribution, Invizimals, Batman Arkham Asylum, SingStar Take That.

2010
Enquanto as cinzas de um vulcão islandês afectavam o tráfego aéreo de toda a Europa, Heavy Rain definiu novos padrões para as histórias envolventes e emocionais na PS3; no entanto, as maiores surpresas para o sistema ainda estavam para chegar com o PlayStation Move e os jogos em 3D estereoscópicas .

O comando de movimento PS Move representou uma nova forma de divertir-se em casa; por seu lado, o advento das 3D e dos televisores compatíveis com 3D solidificou a reputação da PlayStation como o centro de inovação em termos de jogos de vídeo.

Lançamentos a destacar: MAG, God of War III, ModNation Racers, Red Dead Redemption, Tiger Woods PGA Tour 11, EA SPORTS FIFA 11.

Em 15 anos de sucesso, a PlayStation foi pioneira em novas experiências para toda a família - brindemos aos próximos quinze...

Fonte: Playstation


5 comentários:

  1. Bom post em mano,gostei,o que me impressionou é que voce fez essa história nem sequer colocando as palavras Xbox 360 ou Nintendo Wii nele.
    Parabéns mano,voce fez uma história completa sobre a Playstation,ótimo post,parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Bom como disse este é um texto da Playstation, eu só trouxe para o site, mas fico contente por todos terem curtido!

    ResponderExcluir
  3. Legal saber por detalhes da sony.. gostei do logotipo do aniversario, rs"!

    ResponderExcluir
  4. Só agradecendo não sei quem foi q colocou a imagemde 15 anos no meu post. Mas ficou da hora!

    ResponderExcluir

Todos os Comentários são lidos e moderados previamente.
São Publicados aqueles que respeitam as Regras Abaixo:

- Não faça propaganda de outros blog/sites;
- Use o OpenID ou Nome/URL caso não seja seguidor;
- Não inclua links desnecessários no seu comentário;
- Seu comentário é nossa inspiração!
- Não respondemos comentarios 'anônimos' sem identificação nenhuma.
- Obrigado pelo Apoio ;D