21 de out de 2010

Conheça o EyeToy

Atualmente todos os consoles trazem algum tipo de acessórios, que tem como proposta a interação do gamer com o jogo, trocando o joystick, por movimentos corporais em interação com o que se vê na imagem. Isso já foi tentado antes, mas nada como o que vemos agora. A sony tentou introduzir essa tecnologia já no PS2.

O EyeToy

História

Criado por Dr. Richard Marks, o EyeToy traria algo muito diferente para época, que ao invés do jogador usar um Joystick, usaria seu próprio corpo para jogar, a sim o gamer gasta energia, se exercita e joga ao mesmo tempo.   
O EyeToy foi então lançado em 2003 na Europa, e logo caiu no gosto dos jogadores.
Ele também vinha com o jogo EyeToy: Play, até o fim do mesmo ano, o aparelho vendeu 2 milhões de unidades na Europa e 400.000 nos Estados Unidos  
Em 11 de fevereiro de 2004, o EyeToy foi lançado no Japão.




Simples e inovador

O EyeToy é uma câmera digital ou webcam, que traz conectividade com o PS2. Ao conectado com console o EyeToy irá captar as imagens e reproduzidas na TV, também pode captar sons, e cores.
Existem poucos jogos que trazem algum tipo de compatibilidade com o aparelho, os jogos exigem dos movimentos corporais do jogador para realizar os objetivos; conforme a imagem do jogador é projetada na tela, sua imagem toca nos objetos que são colocados no cenários pelo jogo.

             

A imagem do jogador entra em contato 
com o objeto da situação. 

Existem os jogos que foram feitos exclusivamente para se jogar com EyeToy, estes jogos em sua maioria levam o nome do aparelho seguido do nome do jogo, esses jogos são sempre voltados a todos os públicos, principalmente crianças.   

Alguns jogos que trazem algum tipo de compatibilidade com ps2:  

Exclusivos do EyeToy:

EyeToy: Play (Sony, 2003)
EyeToy: Groove (Sony, 2003)
EyeToy: Antigrav (Sony, 2004)
Sega SuperStars (Sega, 2004)
U Move Super Sports (Konami, 2004)
EyeToy: Chat (Sony, 2004) – um sistema de videoconferência para utilizar com o adaptador de rede da PlayStation 2
EyeToy: Play 2 (Sony, 2004)
Disney Move (Ubisoft, 2004)
Nicktoons Movin' (THQ, 2004)
EyeToy: Monkey Mania (Sony, 2005)
EyeToy: Kinetic (Sony, 2005)
EyeToy: Tales (Sony, 2005)
EyeToy: EduKids (Sony, 2005)
EyeToy: Fight (Sony, 2005)
EyeToy: Play 3 (Sony, 2005)
EyeToy: Operation Spy (Sony, 2005)
Clumsy Shumsy (Phoenix Games Ltd., 2005)
Rhythmic Star (Namco, 2006)

Compatíveis com EyeToy:

-SingStar (Sony, 2004) - opcionalmente, os jogadores podem ver-se a si próprios quando estão a cantar
-SingStar Party (Sony) - opcionalmente, os jogadores podem ver-se a si próprios quando estão a cantar
-SingStar Pop (Sony) - opcionalmente, os jogadores podem ver-se a si próprios quando estão a cantar
-SingStar '80s (Sony) - opcionalmente, os jogadores podem ver-se a si próprios quando estão a cantar
-SingStar Rocks (Sony) - opcionalmente, os jogadores podem ver-se a si próprios quando estão a cantar
-Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (EA, 2004) – tem minijogos para o EyeToy
-Dance Dance Revolution Extreme e Dancing Stage Fusion (Konami, 2004)
-The Urbz: Sims in the City (EA, 2004) – os jogadores podem ter as seu rosto expostos em cartazes no jogo
-Jackie Chan Adventures (Sony, 2004) – tem minijogos para o Eye Toy
-LMA Manager 2005 (Codemasters, 2004) – os jogadores podem ter o seu rosto exposto em jornais no jogo
-Get On Da Mic (Eidos Interactive, 2004) – os jogadores podem ver a sua actuação
-SingStar Party (Sony, 2004)
-The Polar Express (THQ, 2004)
-The Sims 2
-Buzz! The Music Quiz (Sony, 2005)
-Buzz! The Big Quiz (Sony, 2006)
-Lemmings (Team 17, 2006)
-Formula One 2005 (Sony, 2004)
-Tony Hawk's Underground (Neversoft, 2004) – o jogador pode colocar o seu rosto no personagem do jogo
-Tony Hawk's American Wasteland (Neversoft, 2006) – o jogador pode o seu rosto no personagem do jogo
-Racing Battle: C1 Grand Prix (Genki, 2005) - Usado para capturar texturas para serem usadas como adesivos de carro na interface da pintura.
-This is football 2005 (London Studios, 2005) – o jogador pode colocar o seu rosto no personagem do jogo


Design

O EyeToy tem um capo usb para se conectar ao ps2, possibilitando também o uso no PC  
O Design é baseado na forma do ps2 original, com relevos quadriculados. É leve e vem com um pequeno pé de apoio, assim podendo ser colocado sobre o ps2, sobre a TV, ou qualquer outro suporte onde consiga captar a imagem do jogador ou dos jogadores. Como qualquer outra Webcam ela tem a parte de cima giratória, podendo assim focar em diversas direções. Na parte da frente da câmera existem duas luzes de LED, uma azul que diz se o EyeToy esta corretamente conectado ao PS2, e a outra de cor vermelha indica que não a luz o suficiente no local caso acesa. O EyeToy também vem equipado com um microfone. 

Algumas imagens de jogos feitos para o EyeToy: 



  EyeToy: Monkey Mania



EyeToy: Play's


EyeToy: Kinetic


EyeToy: Chat

Fixa Tecnica

Ligação: USB 1.1
Consumo de Energia: 50 mA
Dimensões: 44mmX53mmX89mm
Peso: 173g
Comprimento do Cabo: 2 m
Resolução da imagem: 640 X 480 pixéis

7 comentários:

  1. Belo Post! Fiquei curioso depois de ler e acabei achando este video pra quem quiser ver como ele funciona http://www.youtube.com/watch?v=Mm5NyZnR4Vk
    Só completando achei ele a partir de R$ 49,00 no mercado livre. Achei bem legal a ideia deste EYE TOY por que será que não decolou? Ou decolou?

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  2. Comprei recentemente uma câmera EyeToy nova para a minha PS2, mas quando fui experimentar com um jogo EyeToy Play, o jogo não inicia, isto é, eu coloco o jogo e aparece a imagem com o nome do jogo como se fosse começar, mas não passa dali...
    Já experimentei com outro jogo do EyeToy mas acontece o mesmo... Não sei se o problema será dos jogos ou da câmera...
    Alguém me consegue ajudar?...

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  3. João Alvez, já tentou sem conectar a eye toy ?
    Se não tentou, faz o teste, se o jogo estiver funcionando normal, sem a camera conectada ele vai pedir pra conectar, agora, se mesmo com a camera desconectada do ps2 o jogo nao passar da tela que vc fala, o problema é do jogo.

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  4. O problema pode ser que a maioria dos jogos para EyeToy são Europeus (PAL), isto pode deixar a tela preta ou ilegível.

    O Cabo video componente evita estes problemas.

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    Respostas
    1. Sei que ja tem tempo esse post. Mas to com problemas tambem... a tela fica preta. Eu uso o cabo componente mas não adianta nada. Gostaria de saber se existe outro método para resolver esse problema

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  5. Conecte o acessório após o jogo ter iniciado. O PS2 não reconhece acessórios pela USB que foram conectados antes do jogo começar, porque os drivers da USB estão no jogo.

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