2 de nov. de 2010

Analise: Grand Theft Auto - San Andreas


Grand Theft Auto: San Andreas 
 
Desenvolvimento: Rockstar North
Publicação: Rockstar Games
Plataforma: Xbox, Ps2, Win
Lançamento: 26 de outubro de 2004

Gênero: Ação
Modos de jogo: Single Player e Multi Player 
Classificação: PEGI: +18



"Um clássico dos clássicos"


Grand Theft Auto: San Andreas diferentemente de GTA: Vice City e GTA III, se passa em um estado ao invés de uma unica cidade, dentro de San Andreas estão: Los Santos (inspirada em Los Angeles), San Fierro  (inspirada em San Francisco), Las Venturas (Las Vegas).   


A história do game começa quando Carl Johnson ou ""CJ" esta no aeroporto Francis em Liberty City, pronto para retornar a sua cidade natal, Los Santos em San Andreas. CJ fica sabendo que sua mãe esta morta e agora devê retornar a sua velha casa, onde passou a infância, para enterra-la junto Kendl e "Sweet", e alguns amigos como Big Smoke e Rider. CJ logo ao chegar em San Andreas é abordado por Tenpenny um policia corrupto, e que quer ferrar com CJ de qualquer forma, o policial ainda obriga CJ a dar dinheiro e depois joga-o no meio da rua, assim Carl descobre que Grove Street e toda Los Santos estão em total desordem, Grove Street Family gangue na qual seu irmão pertence se reduziu a nada, e os traficantes estão tomando conta do lugar. Porem o pior esta por vir, com a total valorização das drogas na cidade seus amigos Rider e Big Smoke acabam o traindo e entrado nos negócios de drogas. CJ agora deve restaurar sua gangue e livrar Grove Street da desordem, porem terá que passar por cima dos seus melhores amigos para realizar seus objetivos, mas não e só isso pois Tenpenny estará sempre de olho em CJ pronto para mata-lo a qualquer passo em falso, e CJ deve ganhar respeito em toda San Andreas.   


Image 19



No primeiro contato o jogador vai notar o melhoria gráfica, os carros ganharam um novo reflexo bem mais realista, os cenários muito mais envolventes e inicialmente com um clima de subúrbio que "rala" todos as outras cidades já retratadas em GTA com certeza. 
Os detalhes das roupas e rosto do personagens esta muito melhor do que antes, agora foi retirado aquele efeito que "borra" a imagem dando um ar mais limpo imagem, mas em troca foi adicionado um novo efeito de velocidade muito melhor dando uma espécie de embaçado nas extremidades da imagem. No chão algumas coisas mudaram, dando um melhor realismo, a agua foi melhora, agora esta um pouco mais escura, e também podem ser notados peixes na água. Dentro dos carros também houve alguma melhora, o volante esta redondo agora. 
Fora isso os gráficos ainda são bem semelhantes aos do GTA: Vice City.
Cada cidade recebeu um tratamento diferenciado tentando simular ao máximo as cidades retratadas das reais, em Los Santos, pode-se notar que os muros são pixados, os carros são mais populares, tiroteios constantes e casas mais simples e "mal acabadas" porem em Los Santos tem as sua parte rica com grandes mansões, local que fica o letreiro de Vinewood uma parodia ao letreiro de HollyWood. E San Fierro uma cidade com ladeiras casas pequenas e apertadas porem bem organizadas, por fim Las Venturas local cheio de casinos e cercada por um grande deserto, onde fica a Área 69 uma, parodia da misteriosa Área 51, nesta cidade pode ser notados muitas luzes e neons por toda parte e fica linda a noite.  "Existem as áreas de ninguém" são locais no meio do nada com casas pequenas e fazendas, ficam geralmente entre uma cidade e outra, troca carros por tratores.  


Image 18


A jogabilidade foi o que mais mudou, agora existe um numero maior de veículos do que antes, começando por aviões que são melhores e mais fáceis de se conduzir, a jogabilidade dos carros melhorou muito, agora se pode pegar até trens. Agora foi incrementado um sistema de aprimoramento de coisas que CJ pode realizar, alguns deles envolvem a jogabilidade, por exemplo, quanto mais dirigir melhor CJ fica na direção, isso ocorre em carros, barcos, aviões, helicópteros e até mesmo a mira das armas melhora com o tempo de jogo, sem falar que CJ pode ir a academia para melhorar o seu físico. Agora também CJ pode treinar a pontaria na loja de armas Ammo-Nation, e pode ir a auto escola. Também pode ser destravado um sistema de conquista de territórios, assim CJ pode ganhar dinheiro e respeito, durante as guerras de gangues CJ pode recrutar caras da sua gangue para facilitar no combate, porem a inteligência artificial dos parceiros de CJ é falha e eles morrem rápido. CJ pode usar o dinheiro de varias coisas, pode comprar, roupas, armas, propriedades e até mesmo apostar em cavalos. Algo que vai te deixar de queixo caido é o sistema de tuning que foi colocado, o jogador pode ir até uma garagem e tunar os carros como em Need For Speed, podendo faze-los até dançar com um super sistema de suspensão a ar. Dentro do carro os parceiros de CJ podem atirar quando algum adversário estiver por perto, isso pode ser usado no modo de 2 jogadores no qual um atira e outro dirige, mas esse sistema ainda é precário. Inicialmente as cidades que cercam Los Santos vão estar bloqueadas, para avançar é necessário fazer as missões que agora estão bem mais criativas e divertidas sem falar que agora passam de 100. Ainda também podem ser realizadas as típicas missões de bombeiros, paramédico, e policial. Também foi mantido foi o sistema de objetos coletáveis, cada uma das cidades tem o seu, San Fierro são as ostras, e também com o uso da câmera fotográfica devem ser tiradas fotos de lugares especificados pelo jogo na cidade, em Las Venturas ferraduras, em Los Santos a algo um pouco diferente, la ao invés de coletar itens deve-ser atropelar os pixes das gangues adversárias. 


A parte sonora é algo que chama atenção daqueles que são apaixonados por Black Music ou Rap, pois essa é a principal trilha sonora do jogo, sempre que pegar uma carro em Los Santos vai sempre estar sintonizado na Radio Los Santos. Na trilha sonora pode se notar uma forte presença de rapers dos anos 90 entre eles esta Snoop Dogg. Os efeitos sonoras melhoraram e estão bem mais realistas em relação aos anteriores.


Image 49


Agora pode se dizer que a Rockstar realmente parece ter produtores milagrosos, pois colocar um Estado com 3 grandes cidades dentro de um pequeno DVD não deve ser um tarefa fácil de fazer. O jogo foi tão expandido que chega a intrigar quem jogo. Tudo é muito envolvente e traz não só o jogador aos anos 90 mas também a uma cidade caótica e que retrata problemas sociais que vivenciamos na vida real e tudo isso é realmente envolvente e tocante. 


Prós:    


- Muito envolvente, o melhor da série com certeza;
- Gráficos bem melhores;
- Jogabilidade refeita;
- Um novo cenário de tirar o fôlego;


Contras:                      


- O jogo acaba saindo fora dos limites do PS2, muitos lags.


Notas:


Diversão: 10
Jogabilidade: 9.0
Gráficos: 8.9
AI: 8.0
Áudio: 9.1 
       


Nota Final: 9.8

26 comentários:

  1. o melhor jogo q existe o verdadeiro classicos dos classicos pra mim o melhor jogo nota 1000000000000000000

    ResponderExcluir
  2. Post show de bola Simiscuka! Até bateu uma certa vontade de por o DVDno PS2 Eterno e jogar pra valer, já que joguei só um pouco qdo comprei o meu de Jan/2009.

    ResponderExcluir
  3. Simplesmente espetacular, parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  4. Esse Jogo e d+, foi o primeiro jogo que rodou no meu ps2,=D Ele tem bons graficos,boa jogabilidade,o audio tb e bom e e claro a diversao Perfeita D+ ,eo melhor desse jogo xD e joga no ps2 sem lag(a nao ser se ser CD estiver aranhado)e tb o bom e que nao presisa joga no pc ocupa a memoria e talz..e nem ocupa mt o memory card xD e d+ Rockstar esta de parabens nota 10 nao so por este jogo mais por outros Otimos tambem.E isso ai Galera,Fui!!

    ResponderExcluir
  5. alguem sabe como eu faço para a gangue da grove street dirigr para o cj?

    ResponderExcluir
  6. Olá, eu gostei desse site, é muito informativo e fácil de achar. Agora, o que tornaria o site perfeito é que eles colocassem o DETONADO do gta san andreas. Por exemplo, eu estou em uma missão que fica em San Fierro na série ZERO. Depois que eu passei da missão "O novo modelo do exército" eu não sei mais o que fazer. Não sei onde devo ir nem sei qual é a próxima missão. Por favor, me ajudem!!! Obrigado.

    ResponderExcluir
  7. a contratrio de outras pessoas eu não acho esse gta o melhor jogo de ps2 pq é muito bugado e estraga facilmente

    ResponderExcluir
  8. Esse pra mim é um dos melhores jogos de ps2, zerei ele, e nem percebi o tempo passar, de tao gostoso que eh, recomendo

    ResponderExcluir
  9. É definitivamente um jogo para ser explorado e aproveitado. Lotado de "easter eggs" e sacanagens que podem passar batidas.
    Excelente análise!
    ^^

    ResponderExcluir
  10. isso e so uma dicinha para quem ta na quelas missoes do zero nao precisa fazelas eu ja to cuase zerando e ainda nao fiz aquelas missoes e um cara la ja zero sem fazer aquelas missoes chatas

    ResponderExcluir
  11. Me lembro quando eu tinha uns 6 anos e ainda não tinha um ps2,eu jogava demais com meus amigos.
    Esse jogo é um clássico do ps2 e ainda tem easter eggs e lendas como a do pé grande.

    ResponderExcluir
  12. esse jogo pode ser esplorado por imteiro muito bon eu ja serei ele

    ResponderExcluir
  13. discordo do cara que fez o post no quesito lags no ps2 são bem poucos quando se sabe gravar outra se vc comprar um jogo original esta perfeito esses lags pode ter certeza que é por causa do dvd má qualidade se for pirata agora compra 1 original pra ver a diferença ps2 é fraco na epoca + não ficou assim com lags não. tem jogos muito + porco em questão de lag

    ResponderExcluir
  14. Melhor jogo do PS2, o que mais sucesso, o que alavancou a série GTA, tanto que agora o V voltara pra mesma cidade principal

    ResponderExcluir
  15. quando comprei o videogame eu jogava esse jogo o dia todo era realmente muito legal voce passear em um lugar onde voce podia faser o que quizese ,equipar carros,faser atentados terrorista com jatos,pular de penhascos,detonar todos na rua tudo isso era demais sem fala na versão do PC onde voce podia joga online atraves de um programa,sobre o PS2 dependendo do modelo jogar esse jogos era uma muito ruim eu que tive a opurtunidade de ver varios PS2 de amigos,percebi que modelos antigos realmente nao suportao bem esse jogo mas no meu PS2 MODELO 90001 ele roda perfeito sem travamento algum,outro motivo para travamentos desse jogos e que muitos genios compram versão modificada desse jogos que consigo leva praticamente a garantia que vai travar,contudo o jogo é fantastico eu chegei a fechar ele 100% em 120 horas de jogo visto que o modo campanha eu fecho em 22 horas,um classico inquestionaval sem duvida um dos melhores jogos ja produzidos para o PS2

    ResponderExcluir
  16. melhor jogo dddddddddddddooooooooooooooo mmmmmmmmmmmmmmuuuuuuuuuuuuuuuuuunnnnnnnnnnnnnnddddddddddddddooooooooooooo para play station 2

    ResponderExcluir
  17. Épico,Épico,Épico. As músicas nas rádios e tudo mais é simplesmente genial! Um belo trabalho da Rockstar!!!!!

    ResponderExcluir
  18. Mapa gigantesco,quantidade de veiculos absurda,variação do clima,sistema de hora do jogo,posibilidade de tunar e guardar seus carros sao algumas das coisas que tornam esse jogo SENSACIONAL superando o GTA4 em alguns aspectos como o controle de veiculos que é extremamente superior no GTASA enquanto no GTA4 parece que se esta jogando midnight club,e tambem o metodo de aplicação de codigos e a vizualização de horas vida e arma é bem melhor no GTASA e ainda tem o fato de so ser posivel andar de avioes no GTASA

    ResponderExcluir
  19. I ♥ GTA:SA
    Pppppppppppppppppeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeerrrrrrrrrrrrrrrrrrrrfffffffffffffffffffffffffeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiitttttttttttttttttttttttttttttooooooooooooooooooooooooooooo!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Ass.:Blogueira Blogástica

    ResponderExcluir
  20. é nois ainda com ps2 por que gráfico não é tudo

    ResponderExcluir
  21. mesmo eu usando jogo pirata(gravado por mim), nunca tive problemas com lag e falha no carregamento de texturas(quando voce anda rapido demais com o carro pelo mapa), esses problemas são causados por serem gravados em velocidades altas demais(eu uso 1X de velocidade), todos os ps2 tem o mesmo poder de processamento não importa se é mais antigo ou não

    ResponderExcluir
  22. mesmo eu usando jogo pirata(gravado por mim), nunca tive problemas com lag e falha no carregamento de texturas(quando voce anda rapido demais com o carro pelo mapa), esses problemas são causados por serem gravados em velocidades altas demais(eu uso 1X de velocidade), todos os ps2 tem o mesmo poder de processamento não importa se é mais antigo ou não.

    ResponderExcluir
  23. mesmo eu usando jogo pirata(gravado por mim), nunca tive problemas com lag e falha no carregamento de texturas(quando voce anda rapido demais com o carro pelo mapa), esses problemas são causados por serem gravados em velocidades altas demais(eu uso 1X de velocidade), todos os ps2 tem o mesmo poder de processamento não importa se é mais antigo ou não.

    ResponderExcluir
  24. mesmo eu usando jogo pirata(gravado por mim), nunca tive problemas com lag e falha no carregamento de texturas(quando voce anda rapido demais com o carro pelo mapa), esses problemas são causados por serem gravados em velocidades altas demais(eu uso 1X de velocidade), todos os ps2 tem o mesmo poder de processamento não importa se é mais antigo ou não.

    ResponderExcluir
  25. Terminei o GTA V duas vezes,mas o SA é o melhor Gta com certeza

    ResponderExcluir

Todos os Comentários são lidos e moderados previamente.
São Publicados aqueles que respeitam as Regras Abaixo:

- Não faça propaganda de outros blog/sites;
- Use o OpenID ou Nome/URL caso não seja seguidor;
- Não inclua links desnecessários no seu comentário;
- Seu comentário é nossa inspiração!
- Não respondemos comentarios 'anônimos' sem identificação nenhuma.
- Obrigado pelo Apoio ;D