30 de nov. de 2010

Saiba tudo sobre o Widescreen

Na época em que o PS2 foi lançado já existiam algumas TVs com tela em formato retangular, hoje essas TVs já dominaram o mercado, entre elas estão as TVs de Plasma e LCD. Pensando nisso alguns jogos já vinham com um modo de imagem secundário que adéqua a imagem do jogo a esse formato de tela retangular, ele  se chama Widescreen.

O Widescreen é normalmente ativado no menu de opções do jogo, o Widecreen pode ser visto tanto em jogo antigos quanto nos mais recentes, não são todos os jogos que tem, mas aqueles que buscam belos gráficos e realismo provavelmente tem. Ao ativar o Wide a imagem vai ser esticada na parte de cima dando a aparência que o campo de visão aumento o que pode ser verdade se o Widescreen se adequar bem ao jogo.

No seguinte esquema pode se notar o que ocorre com o Wide ative e não ativo:


Desativado:



Ativado:




O Widescreen pode ser ativado sempre nas opções dos jogos, ao fazer a modificação logo poderá ser visto a diferença tanto durante o jogo quanto na interface.
Alguns jogos antigos que possuem esse modo normalmente apresentam alguns cortes na imagem, isso acontece por que ao esticar a imagem em cima e em baixo, o que não estiver centralizado cera cortado, mas nada que uma calibrarão de tela não resolva.

O problema é mais ou menos assim:

Desativado:



Ativado: 
 


Se esse modo de imagem for ativo em TV com tela 4:3 ou telas convencionais, a imagem ficara esticada e retorcida. Veja o esquema:

Desativado:


Ativado:


A um pequeno numero de jogos que possuem o Widescreen, esses geralmente também trazem o Progressive Scan que só pode ser usado com um Cabo Video Componente (falarei sobre isso na minha próxima postagem).

No link abaixo você confere uma lista com os jogos que tem esse suporte:
http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_PlayStation_2_games_with_HD_support

Logo venho com uma nova postagem falando sobre o cabo vídeo componente



     

6 comentários:

  1. Muito boa postagem e sobre o cabo do ps2 é incrível faz milagres Gran turismo 4 fica perfeito pude jogar numa tv d tubo 20 pol e no meu monitor tv em 1080i e não deixa nada a dever pra um jogo d corrida da nova geração até os efeitos de luz e particulas melhoram muito

    ResponderExcluir
  2. Realmente o cabo RGB dá um ganho sigficativo nas imagens do jogos, o problema na minha opinião é que quando numa TV de Tubo vai tudo ok, mas quando colocamos numa TV LCD, etc a imagem cai muito a qualidade. Se o PS2 tivesse um cabo HDMI ou coisa parecida seria MARAVILHA ALBERTO!! rs... ótimo post.

    ResponderExcluir
  3. apenas gostaria de saber. essa lista mostra os jogos que tem suporte hd. existe algum cabo hdmi para ps2?

    gostaria de saber, pois quando coloco o widescreen na minha tv, vejo algumas coisas que não davam pra ver na configuração normal...

    enfim, materia muito boa.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo disse...
    apenas gostaria de saber. essa lista mostra os jogos que tem suporte hd. existe algum cabo hdmi para ps2?

    gostaria de saber, pois quando coloco o widescreen na minha tv, vejo algumas coisas que não davam pra ver na configuração normal...

    enfim, materia muito boa.

    Difícil responder uma pergunta de um anônimo mas vamos lá!

    Respondendo:

    Na realidade o único jogo com suporte a HD é o Gran Turismo 4, provavelmente não haja um cabo HDMI. De uma olhada na postagem sobre Progressive Scan, pode te ajudar.

    Obrigado, e cadastre-se para sabermos quem você é.

    ResponderExcluir

Todos os Comentários são lidos e moderados previamente.
São Publicados aqueles que respeitam as Regras Abaixo:

- Não faça propaganda de outros blog/sites;
- Use o OpenID ou Nome/URL caso não seja seguidor;
- Não inclua links desnecessários no seu comentário;
- Seu comentário é nossa inspiração!
- Não respondemos comentarios 'anônimos' sem identificação nenhuma.
- Obrigado pelo Apoio ;D