6 de dez. de 2010

Progressive Scan e ps2

Varredura progressiva ou Progressive Scan é um modo de imagem que monta o conteúdo da tela diferentemente. O modo progressivo faz uma unica varredura em toda a tela, transmitindo e exibindo todas as linhas da tela a cada atualização.
Este processo é diferente do Interlaced ou varredura entrelaçada, mais comum. O modo entrelaçado monta a imagem em cada varredura, metade das linhas da tela, as linhas pares ou ímpares, formando a ilusão de uma resolução maior e transmitindo apenas metade da imagem formada. Na realidade não é necessário que você entenda isso tecnicamente, mas deve saber que Progressive Scan é com filtro de imagem dando uma resolução bem maior a sua TV. 
Mas afinal o que tudo isso tem haver com Playstation 2 ? Alguns jogos do nosso eterno console trazem esse modo Progressive Scan. Esse modo deixa os jogos de Ps2 com a imagem perfeitamente limpa. Seguem algumas imagens de jogos que tem suporte a este modo de imagem: 




imagem

É, realmente o Progressive Scan deixa a imagem da TV de encher os olhos, mas existe um jogo que tem o maior suporte ao Progressive Scan, o Gran Turismo 4 não so trás esse suporte como também trás os modos 480p 1080p este modo que é normalmente usado nos jogos de PS3 e XBOX 360.  


Para ativar o Progressive Scan nos seus jogos você vai precisar de uma TV com suporte a esse cabo, e o cabo obviamente. O cabo se chama Video Componete existem diversos tipos de cabos como esse, procure o cabo que tenha a mesma saída que se tem no cabo convencional que vem junto ao ps2, aquela que é encaixado no console. Esse cabo possui 5 saídas, diferentemente das 3 que tem no cabo comum.
Cada uma das 5 saídas servem para uma coisa, elas devem ser das seguintes cores vistas nas saídas do cabo visto na imagem. Não sei ao certo se esse cabo é patenteado pela Sony mas deve ser, então sempre tentem procurar por um que seja legitimo, ou que tenha saída com o mesmo material da ponta parecida com ouro, do cabo da imagem. O cabo deve sair entorno de R$ 25,00, em lojas especializadas em cabos não deve ser difícil de achar.
A TV vai ter que ter as mesmas entradas vistas no cabo, as TVs mais recentes normalmente já vem com essas entradas e a diferença do Progressive Scan pode ser notado com TVs plasma ou LCD com maior êxito. 
Bom com essas dicas você pode usar tudo o que o Ps2 tem ao seu favor, o Progressive Scan juntamente com o Widescreen deixa a imagem dos jogos no seu PS2 de tirar o fôlego.
Vejam uma lista com os jogos que tem algum suporte a ao Progressive Scan:
      

11 comentários:

  1. Minha tv so tem entrada amarela e branca existe algum cabo que funcione?

    ResponderExcluir
  2. Opa, desculpe a demora para responder.

    Então, se você entendeu, para usar o Progressive Scan você precisa desse cabo que esta na imagem, caso a sua TV não tenha essas entradas todas, você só poderá usar o Cabo normal que vem com o PS2.

    Espero ter ajudado.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Comprei um cabo desse ai a imagem ficou muinto melhor do q o q vem nele aquele de tres entrada so q o ruin e q ficou com um pouco de serrilhado mais ta firmeza!!! muinto boa a explicaçao

    ResponderExcluir
  4. Cara que legal, sempre soube das melhorais do progressive scan mas ñ sabia q era tão show..

    O ruim é q é dificil encontrar esse cabo onde moro... =/

    Mas lw pela dica e esclarecimento!! =D

    ResponderExcluir
  5. Liguei meu PS2 50000 com esse cabo e a resolução com progressive scan ficou joinha, parece até PC.
    Pena que o progressive scan naum fica salvo no memory card. Toda vez q for jogar tem q ligar o efeito de novo.

    ResponderExcluir
  6. Comprei meu ps2 hoje, liguei na tv lcd 24pol da samsung com o cabo av e a imagem ficou ótima, depois testei com o cabo video componente, a imagem ficou quase a mesma coisa porque eu não consegui ativar o progressivo scan!!!
    Quando eu conseguir eu posto aqui.
    Danilo

    ResponderExcluir
  7. Para configurar esse modo durante o jogo no menu principal. vc vai em opçoes so ir em video ou display depende do jogo.Se tiver a opçao progressivo scan eh so mudar para yes e da ok.lembrando q nem totos os jogos tem essa opaçao.eh so peskizar no google q vc axa a lista de jogos.

    ResponderExcluir
  8. o resident evil 4 suporta o proguessive scan

    ResponderExcluir
  9. devil may cry 3 tambem suporta o proguessive scan sim ou nao

    ResponderExcluir
  10. e need for speed carbom tambem te proguessive scan

    ResponderExcluir

Todos os Comentários são lidos e moderados previamente.
São Publicados aqueles que respeitam as Regras Abaixo:

- Não faça propaganda de outros blog/sites;
- Use o OpenID ou Nome/URL caso não seja seguidor;
- Não inclua links desnecessários no seu comentário;
- Seu comentário é nossa inspiração!
- Não respondemos comentarios 'anônimos' sem identificação nenhuma.
- Obrigado pelo Apoio ;D