28 de fev. de 2011

Playstation 1 no blog. O que você acha ? (ENCERRADO)

O que você acharia de analisarmos também os clássicos de PS1 aqui na Playstation 2 Eterno ? Bom logo explicaremos mais detalhes sobre isto, mas antes de uma relembrada sobre o que foi o Playstation e porque vendeu mais 100 milhões de copias em todo o mundo. Mas já lembrando, não deixaremos de postar analises, notícias e curiosidades de PS2, apenas conteúdo novo. 

 
A primeira versão do Playstation.


O Playstation 

Anterior ao nosso eterno Playstation 2 o Play ou PS1 foi lançado em 1994, o consolo trouxe enumeras inovações. Começando por uma das principais que ao invés de cartuchos tínhamos agora o CD como mídia física para os jogos, com poder de armazenamento muito maior. O console também vinha com dois slots para os típicos Memory Cards para salvar os jogos, sem que tudo seja perdido ao reiniciar o console.
Com seus 32 bits o Playstation 1 trazia modernos gráficos 3D, isso fazia os jogadores da época ir a loucura, pois naquele tempo os consoles TOPs do mercado eram Super Nintendo e Mega Drive. Embora trouxesse gráficos um pouco inferiores aos dos seus principais concorrentes Sega Saturn e Nintendo 64, (lançados um tempo depois) trazia já uma linhagem de jogos lançados e muitos deles já agradavam e muito os jogadores.


O preço do console também era o menor, sua estrutura mais simples tinha um menor custo de produção, e assim ganhando o mercado com mais facilidade. 
 

Inicialmente o console vinha em porte maior e com linhas mais rústicas e quadradas, tinha um botão para reiniciar o sistema. Por ser maior e portanto com mais espaço para seus chips internos a primeira versão do console tinha uma mais resistência que a segunda versão menor e mais arredondada lançada no ano 2000.
Joystick

O Joystick do Playstation era bem semelhante aos da geração anterior, trazia um direcional digital, um botão Select e Start, ao invés de letras nos quatro botões do lado direito, o joystick trazia formas geométricas como desenho de reconhecimento de teclas, os típicos triângulo, bolinha, quadrado e X virariam marca registrada da Sony anos depois. Trazia os típicos R e L presentes em muitos Joysticks, e adicionava mais dois, o R2 e L2. 

  

Em 1995 foi lançada uma nova versão do controle, este chamava-se DualShock, trazia duas alavancas ou direcionais analógicos que facilitavam a movimentação em ambientes 3D, movimentando-se em diversas direções. Agora com rumble interno o controle vibrava com a determinação do jogo.
Memory Card

O já citado Memory Card ou cartão de memória era algo muito novo, sendo que os consoles da geração anterior não traziam essa função, os cartuchos salvavam de forma independente na época com uma bateria interna, além de que poucos tinham essa função. Os Memory Cards são pequenos cartuchos que podiam ser colocados em dois drives, ficavam sobre as entradas dos controles. Eles guardavam os dados introduzidos pelo próprio jogo, assim podendo continuar da onde parou, sem ter que jogar tudo de uma vez e de novo e de novo.


Os jogos

Agora vamos ao que realmente interessa os jogos. Os títulos lançados para PS1 eram muito carismáticos, divertidos, inovadores e de muita qualidade, entre eles podemos citar: Crash Bandicoot (uma espécie de mascote do console, talvez para concorrer com Mario) Gran Turismo, Tekken, Metal Gear Solid, Driver, Resident Evil, Tony Hawk's Pro Skater, Dino Crisis, Final Fantasy, Winning Eleven e os jogos da série EA Sports. São tantos jogos de alta qualidade que é realmente difícil lembrar de todos. 

 

O que blog Playstaion 2 Eterno tem haver com isso tudo ?

Muito do que foi o Playstaion 2 e do que é o Playstaion 3 se deve a este console, e muitos de seus títulos nasceram no PS1 então seria muito bom fazer também analises desses jogos, para relembrar e ajudar a expandir o conteúdo do blog, mas de maneira nem uma deixaremos de postar analises, noticias e curiosidades de PS2, isso nunca !

Mas antes de adicionarmos isso ao blog precisamos de sua opinião, nos diga o que acham disso.

Bom..!!! Espero que tenham gostado desta postagem, e aguardamos seus comentários e lembrem-se sigam o blog.

Não esqueça de votar na nossa enquete, o primeiro gadget no lado direito.

Obrigado.

Apagaremos comentários de anônimos.

7 comentários:

  1. Pessoal vcs não achariam melhor fazer um enquete hein? pq por mim pode contar.

    ResponderExcluir
  2. com certeza faça sim, quem votou em não so pode ser maluco quantos mais análises melhor, ainda mais o bom e velho ps1 que tem classico ótimos.

    ResponderExcluir
  3. realmente o PS1 tem muitos clássicos ele merece um espaço no blog.

    ResponderExcluir
  4. Não pode perder o foco que é o ps2 mas acho que deveria postar somente os clássicos do ps1,tipo crash dinocrisis, driver etc.

    ResponderExcluir
  5. Eu apóio completamente!

    Tenho PS1 até hj e ainda jogo os jogos dele. Alem do mais, oq seria do PS2 se ñ existisse PS1 pra motivar a Sony a fazer um PS2?

    Sem contar q o PS2 roda games de PS1!!

    Apóio sem dúvida!

    ResponderExcluir