5 de mai. de 2011

Analise: Formula One 2006


Desenvolvimento: SCE Studio Liverpool;
Publicação: Sony Computer Entertainment;
Plataforma: PS2 e PSP;
Lançamento: 28 de julho de 2006;
Gênero: Corrida;
Modos de jogo: Single Player e Multiplayer
Classificação: ESRB: 10 +


Entre de cabeça na Formula 1

Os games de Formulá 1 tem um histórico de baixa qualidade, mas não podemos incluir o F1 2006 nessa história. O game retrata a temporada de 2006 da categoria de automobilismo mais renomada e rica do mundo. Inicialmente o que nós mais procuramos num game como esse é a simulação, que ele se parece e nos traga a mesma emoção do real. Pois é ai que nos decepcionamos e vemos que o game esta longe disso. Mas em Formule One 2006 embora traga um gráfico desatualizado mesmo para é época, traz pelo menos um pouco de emoção, muito mais do que os seus inúmeros antecessores.



Vamos direto ao ponto, a jogabilidade não é tão realista mas traz uma sensibilidade "parecida com a real", a condução deve ser feita com atenção e cuidado, brecar perfeitamente nas curvas e saber onde acelerar. No passado muitos ao tentar jogar um jogo como esse logo de cara desistia, pois conduzir carros de Formulá 1 parecia impossível, em Formula One 2006 podemos desfrutar dezenas de auxiliares de condução, iniciando por sistema de freio automático, super estabilidade do carro, caso ele gire retorna sozinho a pista, ante derrapagem, e até mesmo um circuito virtual que fica sobre a pista mostrando onde devemos brecar, mirar e acelerar o carro, ou seja é um quase "dirige sozinho". O que também ajuda ao jogar se acostumar com a direção do carro são os inúmeros testes do modo carreira, mas falarei disso mais a frente.

Image 6

As câmeras do carro são as mesmas de sempre, mas podemos dar um credito extra a câmera coloca a frente capacete do piloto, dando uma ótima visão do volante. O Painel do jogo nos mostra o básico, começando com as duas opções de GPS uma dinâmica que da enfeze ao ponto em que estamos no circuito, e uma outra que mostra todo o traçado com a separação de cada setor. Também existem dois tipos de velocimentro, um analógico com ponteiro, e outro digital com as marchas e rotações do motor. O Painel também nos mostra a posição em que estamos (obvio, todo jogo de corrida tem isso), o tempo em cada setor, se foi melhor ou pior, o combustível, e o estado do carro.

Image 3

O sistema de danos do carro é simples, porem até que é realista, entrar na traseira de um carro pode significar a perda de um bico, asa dianteira ou até mesmo uma roda, tornado o carro inguiável. Basta dar uma passada nos boxes para dar um acerto no carro, para cada coisa que for feita no pit stop e necessário que um botão seja pressionado, algo parecido com aqueles sequencias de golpes automáticas do God of War. Lembre-se que quanto mais rápido apertar menos será o seu tempo de box. Durante uma corrida grandes danos podem significar abandono da corrida. Podemos também antes da corrida escolher se queremos que haja uma possível falha nos componentes do carro ou não, dando mais realismo ao jogo.

Antes das corridas podemos mudar inúmeras opções, sejam elas para o carro ou para a corrida. Podemos podemos escolher a dificuldade primeiramente, pode ser Fácil, Médio ou Fifícil, quanto maior a dificuldade menores serão os tempos dos adversários, e não pense que eles darão passagem facilmente, pois a inteligência artificial dos pilotos também aumenta, também pode-se alterar a duração da corrida, onde escolhemos uma porcentagem com base numa corrida normal, se queremos danificação, desgaste do pneu, combustível, ou até mesmo uma possivel falha de componentes do carro, podemos até mesmo colocar volta de aquecimento/apresentação e podium.

Image 1

Na primeira vez que entramos no jogo criamos o nosso perfil, colocando o nosso nome, escolhemos a aparência do nosso piloto, podemos mudar a cor, face, cor do capacete e pais na natal.
Agora os modos de jogo, começando pelo modo Carreira, usaremos o perfil criado no começo. No inicio podemos escolher a dificuldade da nossa carreira, isso inclui corridas, testes, admissão e promoção para piloto numero um. Depois que escolhermos a dificuldade, vamos ao recrutamento podendo optar por três escuderias de classe baixa para começarmos a carreira, sendo que se deve passar por um teste de tempo em cada uma delas para entrar. Com base na dificuldade escolhida no começo os testes para se tornar um piloto pela esconderia que optou são mais difíceis, e em maior numero, se falhar em muitos será mais demorado para se tornar um piloto numero um e disputar campeonatos, mo inicio da carreira somos pilotos de testes, avaliando carro em diversas situações, sempre devemos fazer um menor tempo do que o tempo estipulado pelo jogo. A medida que disputar os campeonatos, novas e melhores escorias vão te chamar dando continuidade a carreira. Também é claro podemos jogar de com 2 ou mais jogadores.
Também podemos jogar no modo campeonato onde apenas escolhemos um piloto sem compromisso com carreira. E um modo para uma corrida amistosa.


Durante os campeonatos antes de cada corrida podemos participar de três treinamentos para se acostumar com a pista ,e melhorar os tempos. Depois vamos a qualificação para se classificar no grid de largada.
Seja nos testes ou na qualificação podemos mudar as configurações do carro, adequando-o as pistas, podemos também avançar o tempo durante eles para ver os tempos dos outro pilotos e compara-los com os nossos.

Aqui esta um quesito em que o game perde um pouco "potência", os gráficos. Os cenários a primeira vista parecem ter um boa aparência, principalmente no que esta em primeiro plana. Mas dando uma olhada melhor podemos notar que os prédios, casas e arquibancadas são simples na realidade. Porem o que nos salta os olhos foi mais bem preparado, um exemplo são as arvores trazem um belo efeito de luz do sol das folhas. Já os carros dão um show a parte, trazem texturas bem feitas sem muitos exageiros. O efeito de velocidade também foi muito bem trabalhado, embasando a tela nas pontas, deixando o cenário "um pouco mais realista". Em dias de chuva podemos notar as gotículas de agua na tela, e os reflexos dos pneus aumentarem.   

A parte de áudio também foi bem trabalhada, este game trouxe o ronco dos motores o mais proximo do real, sem contar o Formule One 2010 é claro. Algo que chama atenção e que ajuda muito nas corridas é o técnico ou engenheiro (não sei bem o que ele é XD) que sempre esta falando seus tempos, as posições dos outros pilotos, o estados dos pneus, e se ouve acidentes da pista, pedindo para que não ultrapasse, lembrando que podemos deixar o jogo todo em português inclusive as narrações (Apenas na versão Européia).


AI dos outro pilotos também foi muito bem trabalhada, melhora dependendo da dificuldade escolhida por você, no Fácil eles "vão tirar o pé", vão dar passagem com mais facilidade também. No Médio a coisa piora um pouco, e já no Difícil pode esperar um grande desafio, os pilotos agora não vão dar passagem com tanta facilidade. Outra coisa que é interessante é que como um piloto normal, eles também podem cometer erros, dando bandeira amarela no setor do acidente.

O game até que não esta tão desatualizado 
confira uma lista com pilotos e circuitos presentes no jogo:


Escuderias e Pilotos

Renault F1:

Fernando Alonso
Giancarlo Fisichella

McLaren Mercedes:

Kimi Räikkönen
Juan Pablo Montoya

Scuderia Ferrari:

Michael Schumacher
Felipe Massa

Toyota F1:

Ralf Schumacher
Jarno Trulli

Williams F1:

Mark Webber
Nico Rosberg

Honda F1:

Jenson Button
Rubens Barrichello

Red Bull Racing:

David Coulthard
Christian Klien

BMW Sauber:

Nick Heidfeld
Jacques Villeneuve

Midland F1:

Tiago Monteiro
Christijan Albers

Scuderia Toro Rosso:

Vitantonio Liuzzi
Scott Speed

Super Aguri:

Takuma Sato
Yuji Ide

Circuitos

Grande Prêmio do Bahrain - Sakhir

Grande Prêmio da Malásia - Sepang

Grande Prêmio da Austrália - Albert Park (Melbourne)

Grande Prêmio de San Marino - Imola

Grande Prêmio da Europa - Nürburgring

Grande Prêmio da Espanha - Barcelona

Grande Prêmio de Mônaco - Monte Carlo

Grande Prêmio da Inglaterra - Silverstone

Grande Prêmio do Canadá - Île Notre-Dame (Montreal)

Grande Prêmio dos Estados Unidos - Indianapolis

Grande Prêmio da França - Magny Cours

Grande Prêmio da Alemanha - Hockenheim

Grande Prêmio da Hungria - Budapest

Grande Prêmio da Turquia - Istanbul

Grande Prêmio da Itália - Monza

Grande Prêmio da China - Shanghai

Grande Prêmio do Japão - Suzuka

Grande Prêmio do Brasil - São Paulo

A emoção do automobilismo faz forte presença na Formula 1 e poucos games baseados na categoria conseguem retratar isso,  Formule One 2006 consegue passar parte disto, todos que ao menos acompanham as corridas de domingo da F1 devem ter este jogo na sua prateleira.
Mesmo sendo desatualizado, mesmo não sendo o máximo de realismo, mesmo sendo de 2006 ainda da pra sentir um pouco o que ser um piloto de formula 1, conduzindo um carro que supera facilmente os 300 km/s.

Prós 

- Jogabilidade bem aprimorada;
- Varias opções para corrida e carro;
- Carros clássicos podem ser destravados;
- Opção de jogar em Português (Portugal); 
- Audio também dublado em Português (Portugal) 
- Não tem a narração do Galvão Bueno XD; 
- Passa a mesma emoção das corridas reais;
- Efeitos sonoros.

Contras 

- Os gráficos durante o jogo estão fracos mesmo pra época;
- Desatualizado, mas nem tanto.

Diversão: 10
Jogabilidade: 9.0
Gráficos: 8.0
AI: 9.0
Áudio: 8.9

Nota Final: 8.9


23 comentários:

  1. Jogo massa eu tenho jogo bastante.
    os grafico num são isso tudo não mas o jogo em si
    é baum.

    ResponderExcluir
  2. jogaço, a parte gráfica deixa a desejar na parte das arquibancadas/torcedores, predios exteriores e tal,mas na pista, as árvores adjacentes à pista, placas de publicidade e a os detalhes q realmente importam na corrida estão de ótima qualidade! recomendo esse jogo!

    ResponderExcluir
  3. Não consigo visualizar a velocidade e a marcha no canto inferior esquerdo tem alguma configuração? Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É no começo do jogo quando aparece aquela tela escrita em verde !! Na hora que ela aparecer aperte Quadrado !
      Espero ter ajudado !!

      Excluir
    2. Que bom esse jogo f1 deveria ter sequencia ate 2010 a diante ótimos gráficos jogabilidade 7.

      Excluir
  4. Tenho o jogo mais o meu não tem esses números debaixo dos pneus no gráfico do carro, isso se resolve na configuração ou o meu jogo é ultra versão ?

    ResponderExcluir
  5. Seu dvd deve ser pal-M, se não aparecer a faixa verde qdo vc liga o jogo, lamento, vc terá q arrumar uma versão ntsc, pois a pal-m, alem de cortar tanto em cima, qto em baixo, ainda costuma dar uns lags durante as provas, eqto no ntsc isso não ocorre, a tal faixa verde serve para vc selecionar o padrão, vc deve apertar quadrado para selecionar ntsc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. po vlw ae, eu achava q era bug do meu PS2 o jogo ficar dando um lag absurdo e fica sem pedaços da tela, vou procurar essa versão ntsc, vlw ae mesmo !

      Excluir
    2. Eu aperto quadrado quando aparece a tela escrita em verde e não acontece nada fica na mesma tela. Oq eu faço ??

      Excluir
    3. O meu também não aparece e o meu é PAL

      Excluir
  6. Fera, tenho uma dúvida.
    Sabe quando voce escolhe jogar um Fim-de-Semana de GP? Então, o que é aquela parada de EVOLUÇÃO DO CARRO DE CORRIDA? É um negócio maneiro até, pois voce evolui seu carro e tal, mas depois disso acontece umas paradas estranhas do tipo quando voce escolhe o treino de sábado, voce nem entra pra treinar pois é mostrado seu carro batendo sozinho sem mesmo voce estar dirigindo ele. Se voce pula pra qualificação, voce não pode apertar o botão de start nem triângulo pra olhar a traseira.

    Alguém saberia me explicar por que ocorre isso? É alguma falha do jogo ou eu é que estou fazendo merda?

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  7. Quero Baixar. Alguem tem como disponibilizar um arquivo para download?

    ResponderExcluir
  8. Olá Sera que alguem pode me ajudar?

    No começo da corrida eu começo com pnues para pista seca, porem no meio da prova começa a chover. Na hora da parada nos boxes nao consigo fazer a troca para pneus de chuvas os mecanicos colocam pneus de seco. Será que alguem pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mano sua duvida é a minha mas nunca começou a chover no meio da corrida! Pelo menos comigo,eu so jogo no facil será que no dificil começa no meio da corrida? Obrigado

      Excluir
    2. Tem que dar mais uma volta na chuva com pneus secos para depois entrar nos boxes e entao eles trocam o pneu corretamente para chuva.

      Excluir
  9. Jogabilidade exelente, mesmo com controle de mão, agora com volante de boas marcas com força G fica muito melhor para ultrapassagens ou fazer o pendulo para uma efetuar as tangencias de curvas. O problema é conseguir buscar melhores equipes no nivel difícil.

    ResponderExcluir
  10. Não gosto de jogar com travoes é chato mas mesmo que eu tire ele ,continua parando ( dando uma freia da sozinho ).

    ResponderExcluir
  11. pessoal alguem me ajuda ae. meu jogo é o da faixa verde no inicio eu jogo em qualquer corrida e ele fica lento, muito lento mesmo, mas quando eu jogo para 2 jogadores ou desafio de tempo ele nao fica. alguem tem alguma soluçao?

    ResponderExcluir
  12. pessoal quando ligo o jogo mostra umas letras verdes !!! dai nao sei oq fazer para seguir em frente

    ResponderExcluir
  13. bem, não sou fã de formula 1, isto é chato até no video game, seja qual for o console, só tenho ele por ter, coleciono jogos de esporte, mas tem uma coisa boa nestes jogos, as paissagens são boa..

    ResponderExcluir
  14. galera alguem pode me responder essa pergunta? eu vi a capa desse jogo na versão de ps2 e aparece que tem como jogar online com o de os3..... alguem pode me responder se isso é verdade?

    ResponderExcluir
  15. galera alguem pode me responder essa pergunta? eu vi a capa desse jogo na versão de ps2 e aparece que tem como jogar online com o de os3..... alguem pode me responder se isso é verdade?

    ResponderExcluir

Todos os Comentários são lidos e moderados previamente.
São Publicados aqueles que respeitam as Regras Abaixo:

- Não faça propaganda de outros blog/sites;
- Use o OpenID ou Nome/URL caso não seja seguidor;
- Não inclua links desnecessários no seu comentário;
- Seu comentário é nossa inspiração!
- Não respondemos comentarios 'anônimos' sem identificação nenhuma.
- Obrigado pelo Apoio ;D