22 de jan. de 2012

Análise: Shadow of Colossus


Ano de lançamento: 2005
Gênero: Ação/Aventura
Produtora: Team ICO

É muito difícil encontrar um game que mereça o título de obra de arte, mas Shadow of Colossus é uma verdadeira obra prima. Com sua simplicidade conseguiu conquistar o amor de alguns e o ódio de outros. Produzido pela mesa equipe de ICO, Shadow of Colossus apresenta uma história simples e ótima jogabilidade.

A história do game se passa no mesmo mundo de ICO, mas no passado. Wander, o personagem que você controla, vai até uma terra desolada e considerada proibida para tentar salvar a vida de sua amada, Mono. Ao chegar lá ele pede ajuda a Dormin, uma entidade sem corpo que tem o poder de ressuscitar os mortos. Este explica ao jovem que ele precisa derrotar os 16 Colossus para que ele, Dormin, possa salvar a alma da garota. Wander, sem pensar duas vezes, vai atrás dos Colossus e é ai que o jogo começa. Acompanhado de sua cavalo Argo, você deve percorrer essa terra deserta e encontrar os Colossus com a ajuda de sua espada. Através dos raios de sol que ela reflete você descobre para onde deve ir.


A jogabilidade é bem simples, mas o grande trunfo do game é a estratégia para derrotar os Colossus. Você deve descobrir seus pontos fracos e em seguida criar uma maneira de atingir esse ponto. Como armas você só tem sua espada e seu arco e flecha. O game consiste sempre no mesmo: descobrir onde está o Colossus, derrotá-lo e partir para o próximo. No total são 16 Colossus a serem derrotados. De acordo com que você vai os derrotando é possível observar que a aparência do personagem vai sofrendo pequenas mudanças, ficando mais sombria. Ao completar o game é liberado a dificuldade Hard e o modo Time Attack que libera alguns bônus. Há também boatos de um final alternativo.

Os gráficos são fabulosos. Os Colossus são extremamente detalhados e as paisagens lindas. Apesar de sofrer quedas de framerate em alguns momentos e as vezes equanto está cavalgando pelos cenários algumas coisas serem carregadas na hora, nada disso atrapalha a experiência enquanto joga. Muito pelo contrário. Não há tela de loadings durante o game, a não ser quando vai carregar um jogo salvo.


Outro ponto forte é a trilha sonora. Enquanto estamos procurando pelos Colossus não há música, apenas o som de Argo cavalgando. Isso passa ainda mais a sensação de vastidão. As músicas aparecem enquanto você está lutando contra os Colossus e são espetaculares. Ao derrotar um deles a melodia que toca transmite aquele sentimento de pena por ter matado aquele gigante.

Por fim, Shadow of Colossus é um dos melhores jogos lançados para o querido PS2 e merece ser jogado por todos aqueles que apreciam um bom game. Sua simplicidade é o que faz com que muitos o amem, mas também é a causa de outros detestarem. Para aqueles que procuram um ótimo título para passar as tardes do fim de semana, Shadow of Colossus é a escolha certa.


Notas:

- Gráficos: 10.0

-Jogabilidade: 9.5

- Sons: 10.0

-História: 9.0

- Diversão: 10.0

Nota final: 10.0

Por: Bella Alves

9 comentários:

  1. por favor façam analises de jogos que vcs ainda nao fizeram ja estou enjoado de ver uma analise de jogo repetir varias vezes

    ResponderExcluir
  2. esse sim devia ser o pior jogo do ps2, pq a galera fala que é um jogo legal,mas eu não vi graça nenhuma nesse SOC que é simplesmente horrível. e daqueles jogos que vc joga não gosta e acaba enjoando rapidamente.. fora isso tá de parabéns galera do ps2 eterno!
    OBS: esse jogo merece uma nota 3.0 por ser tão chato!

    ResponderExcluir
  3. Ei douglas vc nãop sabe o que diz acho que vc não e tão fã dos jogos de ps2 ou não entende nada de jogos esse jogo e o terceiro melhor em primeiro vem god of war depois resident evil 4 e então colossus vai se enforma depois vc comenta.

    ResponderExcluir
  4. Esse Douglas fumou muita maconha, ta noiado em filho kkkkk
    Shadow Of The Colossus e um dos melhores jogos lançados para o ps2, você deve ser aquele tipo de gente que só joga BOMBA PATCH e GTA so pode kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito da review, Sou fã desse jogo mas ele não é um jogo para qualquer um pois não tem uma ação frenética. É um jogo para ser apreciado em seus detalhes como o cenário e a música. Recomendo pra quem não jogou ainda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente com vc! Não é um jogo pra qualquer um. Simplesmente um dos melhores, senão o melhor pra ps2!

      Excluir
  6. eu queria saber como eu mato o monstro em forma de cavalo

    ResponderExcluir
  7. Matar esse monstro é faćil. Nocenário em que vc esta haverá 4 entradas no chão,entre numa delas,mas deixe o colossu ver que vc entrou.Depois corra pelos tuneis ate sair do lado oposto.Quando vc sair o colossu vai estar abaixado olhando no buraco que vc entou.Agora basta pular e agarrar o rabo dele e subir.Os pontos fracos são na cabeça e na bunda(literalmente)

    ResponderExcluir

Todos os Comentários são lidos e moderados previamente.
São Publicados aqueles que respeitam as Regras Abaixo:

- Não faça propaganda de outros blog/sites;
- Use o OpenID ou Nome/URL caso não seja seguidor;
- Não inclua links desnecessários no seu comentário;
- Seu comentário é nossa inspiração!
- Não respondemos comentarios 'anônimos' sem identificação nenhuma.
- Obrigado pelo Apoio ;D