23 de jul. de 2013

Analise: Enthusia Professional Racing



Lançado em 2005 (mesmo ano do lançamento de Gran Turismo 4 para o Playstation 2 e do primeiro Forza Motorsport para o Xbox) este simulador de corrida desenvolvido pela Konami para o Playstation 2 (sendo este o primeiro jogo neste estilo feito pela empresa) tem como um de seus pontos mais fortes o emprego de uma física de alta fidelidade aplicada às corridas (veja abaixo um vídeo evidenciando a física de Enthusia comparada com a de um carro real), além disso, o game inovou em diversos aspectos em relação aos seus concorrentes diretos nos consoles.

O maior aspecto inovador de Enthusia é a presença de um interessante Modo Carreira chamado Enthusia Life que é caracterizado por possuir elementos de RPG, como os pontos de habilidade (skill points) que funcionam de modo semelhante aos pontos de experiência dos RPGs e que vão sendo obtidos durante as corridas. Os pontos de habilidade são aplicados tanto ao motorista quanto aos carros (que vão “evoluindo” através de upgrades nos pneus, na potência e através da redução do peso dos veículo que garante melhor desempenho na aceleração, frenagem e etc).

É importante mencionar que os pontos de habilidade estão intimamente ligados aos chamados Enthu Points que são pontos que estão associados a algo semelhante a uma "barra de energia" no jogo e funcionam da seguinte maneira: se durante as corridas você bater em outros carros ou bater nas paredes das pistas ou mesmo sair do curso normal das pistas, você irá perder Enthu Points e a "barra de energia" irá diminuir no momento em que estes eventos ocorrerem. Se sua barra dos Enthu Points vier a se esgotar, você ficará impossibilitado de participar da corrida seguinte (e aí você é obrigado a descansar por uma rodada, perdendo assim corridas e correndo risco de sofrer prejuízo no ranking dos pilotos, lembrando que você começa o jogo inicialmente na posição 1.000º do ranking). Dessa forma, quanto mais Enthu Points você perder, menos pontos de habilidade irá ganhar para realizar os upgrades nos carros. Vale a pena também observar que além dos Enthu Points, aspectos como volta mais rápida, ranking na corrida e distância percorrida também influenciam no cálculo dos pontos de habilidade.




Apesar de bem interessante e inovador, esse sistema tem lá suas falhas, pois há momentos que você está dirigindo normalmente o seu veículo na pista e aí, de repente, aparece um barbeiro do seu lado e agressivamente encosta no seu carro e mesmo você sendo a parte aparentemente inocente da colisão ainda sim acaba perdendo um pouco de Enthu Points. Portanto, além de você ser estimulado a dirigir bem o seu veículo para ganhar as corridas e somar pontos, você também é estimulado a dirigir defensivamente, ou seja, tem que ficar bastante atento aos carros que estão ao seu redor para evitar ao máximo que você encoste neles ou eles encostem no seu veículo, evitando assim a perda de Enthu Points.

Outro diferencial interessante de Enthusia é que você não precisa comprar carros, até porque não há nenhum tipo de dinheiro ou moeda envolvida no jogo. Você simplesmente ganha os carros através de sorteio (uma espécie de roleta) ao terminar as corridas.


Fora o Modo Carreira (Enthusia Life), há o divertido Modo Driving Revolution que consiste em passar por diversas provas, como, por exemplo, atravessar uma série de traves virtuais numa determinada pista em uma determinada velocidade-alvo. Você é avaliado ao término da prova e se atingiu o desempenho esperado passa para o próximo estágio da prova e assim sucessivamente.

Além do modo Driving Revolution, há também os Modos Free Race, Time Attack e Versus Racing (em que você corre contra um amigo em tela dividida).

O game possui belos gráficos com carros muito bem modelados poligonalmente e pistas com texturas de ótima qualidade para os padrões do Playstation 2, alguns efeitos visuais muito bacanas como, por exemplo, quando você está em alta velocidade e prestes a bater em uma parede e, nesse momento, o jogo dispara uma espécie de “flash” em câmera lenta passando uma sensação de drama muito bem realizado.


Enthusia possui uma trilha sonora que me agradou, boas pistas (a maior parte delas fictícias) e sólido gameplay (que vai melhorando progressivamente à medida que seus carros vão sendo aperfeiçoados) e também é muito bom de se jogar com volante (no meu caso estou usando o Logitech Driving Force GT).

Enthusia Professional Racing conta com pouco mais de 200 carros de diversos fabricantes, inclusive com a presença de relíquias como o velho fusca e, apesar das qualidades e inovações apresentadas pelo game, ele acabou ficando com vendas aquém do esperado. Se a Konami não tivesse lançado Enthusia no mesmo ano do lançamento de GT4 e Forza (que polarizaram a atenção da maioria dos entusiastas por este tipo de game), talvez a história tivesse sido diferente com o game alcançando um maior sucesso comercial.



8 comentários:

  1. Oi quero fazer uma parceria com teu blog tipo vc divulga o meu e divulgo o seu.

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  2. Pelas fotos os gráficos do jogo são ótimos... Ótima analíse

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  3. Olá, sou Gustavo, trabalho no EArena Games, site brasileiro voltado a cobrir tudo que acontece com referência ao mercado de jogos eletrônicos local, entrei em contato na semana retrasada falando sobre a realização de uma entrevista e até agora não obtive o seu retorno.
    Eu e meu editor, Márcio, ficaríamos muito honrados se pudéssemos contar com a sua participação na segunda edição da série de entrevistas "Blogando o Brasil dos Games", que pretende revelar os principais nomes por trás dos blogs mais divertidos do país sobre o assunto.
    O meu email é gustavo@earenagames.com.br e do meu editor, Márcio, é marcio@earenagames.com.br.
    Esperamos o retorno através dos mesmos, por gentileza!
    Abraços e parabéns pelo conteúdo do blog!

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  4. Legal! Eu tenho esse game original, apesar de não gostar de games de corrida no estilo simulação.
    Muito boa a análise!
    Abraço

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