3 de out. de 2010

Detonado: ICO

Caro Leitor antes de começar a ler o detonado digo que o jogo em questão é algo realmente único em seu enredo e em sua tamanha simplicidade técnica, não se engane o game pode ser simples, mas impõe suas dificuldades em desafios inteligentes e também não espere muitas lutas pois o game foca no psicológico do jogador com uma história sem igual que deve ser acompanhada atentamente pois em momento algum neste tutorial tentarei explicá-la.

Movimentos:

L1, L2 e select não são usados no jogo, a seguir a lista dos demais botões:

Triangulo: salta(quando pendurado em algo como uma escada ou uma corda serve para saltar na direção que estiver virada suas costas)
Quadrado: ataque
Circulo:Ações como ativar alavancas, pegar objetos ou mover caixas.(enquanto pendurado em correntes e cordas mantenha pressionado para se balançar criando um efeito pendulo.)
X: Serve somente quando você está pendurado em uma beirada, uma corda ou uma escada para se soltar e cair.
R1: Interação com a personagem Yorda que lhe acompanhará praticamente toda a aventura, serve para ajudá-la a subir em um local auto, pular um buraco muito grande, chamá-la quando estiver distante, segurá-la pela mão e retirá-la de um portal[/b]
R2: Zoom da câmera.
Analógico esquerdo e setas: Servem para a movimentação do personagem.
Analógico direito: Movimentação da câmera.
Start:Menu do jogo.

Dicas:
-Os sofás encontrados ao longo do jogo são usados para salvar, salve sempre que puder já que se você morrer ele servirá de checkpoint
-As estátuas verdes descritas no detonado como portas escondem logicamente portas, tais estátuas só podem sair da frente das portas quando o jogador levar a garota até elas para um feixe de luz surgir e empurrá-las servindo também para matar todos os inimigos de uma sala e dar checkpoint.
-Você só perderá o jogo se a garota for levada por seus inimigos para um portal e você não a retirar de lá a tempo ou se você cair de um local muito alto. Os inimigos te atacam mais não há medidor de vida e o foco dos ataques deles é a garota.
-Se você sair de perto da garota e ficar muito tempo longe inimigos aparecerão e irão levá-la, então leve-a sempre consigo a menos que o detonado diga o contrario.
-Às vezes a garota se recusa a saltar um buraco então tente se posicionar melhor até que ela salte.

Tutorial

Assim que começar você estará em um enorme salão, siga pela direita, suba as escadas, ative a alavanca pressionando bola, desça e saia pela porta aberta abaixo da escada. Use triangulo para subir na parede a frente e triangulo mais uma vez para subir na corrente, escale-a, fique de costas para a janela e aperte triangulo para pular nela e sair da sala. Nessa sala siga pela esquerda da tela e suba a escada vermelha, depois suba todas as escadarias até chegar à outra corrente, suba-a e continue seguindo as escadas. Haverá uma animação e o caminho estará quebrado, suba na janela quebrada e saia do local, do lado de fora siga pela direita e suba na segunda janela que estará quebrada, do lado de dentro novamente ative uma alavanca a esquerda. Apôs a animação refaça seu caminho pelas janelas quebradas e desça as escadas até descer as escadas vermelhas, agora siga para a direita onde há outra escada vermelha, suba e vá em frente, posicione-se em frente à jaula e salte para derrubá-la e assistir a animação. Como você viu a garota foi pega, use bola para pegar o bastão ao lado e bata no inimigo com quadrado, se a garota for levada para dentro do portal use R1 para puxá-la de volta, depois de derrotar o inimigo, pegue a garota pela mão usando R1 e leve-a até duas estatuas verdes que estão próximas a jaula, ela as abrirá, agora suba a parede e use R1 para ajudar a garota a fazer o mesmo, saindo pela porta haverá um sofá à esquerda, sente-se do lado direito do sofá e chame a garota, aparecerá a tela de save.

Siga pela ponte com a garota e ela logo se partirá, a garota ficará pendurada então a ajude usando R1 e prossiga até a porta, fique de pé no botão do chão para abri-la, do lado de dentro aparecerão inimigos, elimine-os e depois empurre o caixote em qualquer direção usando bola. Uma escadaria irá surgir, suba junto com a garota e saia pela porta, desça pela esquerda caindo por cima de uns caixotes ao chão, vá para a esquerda e suba em uma corrente pendurada, suba nela e pule onde há uma alavanca e um caixote, empurre o caixote de forma que caia e depois ative a alavanca. Derrote os inimigos que aparecerão se quiser salve no sofá ao fundo da sala, volte para a corrente e suba de novo no local onde há a alavanca, posicione-se na beirada paralelamente a caixa que esta um nível abaixo e pressione R1 para ajudar a garota a subir, saia pela porta com a garota. Suba as escadas a direita, vire a esquerda e suba outras escadas a direita, aparecerão inimigos, derrote-os antes de prosseguir em frente, desça as escadas próximas ao muro no fundo do cenário, desça escadas de ferro e com a garota vá para a direita acompanhando os trilhos, suba na pequena locomotiva com a garota, segure a alavanca e empurre o direcional para frente até chegar onde não dá mais para seguir, agora suba na parede a direita e se quiser salve depois de ajudar a garota a subir.

Siga pela direita, pule o buraco, do outro lado posicione-se de frente para a garota e bem na beirada aperte R1 para ajudá-la a saltar (se ela se recusar se posicione mais ao centro), vá em frente e suba no cano preso a parede atrás do personagem, seguindo até o outro lado. Apôs descer do cano puxe a alavanca, vá para a direita e use triangulo para subir nas elevações da parede até chegar ao topo, cuidadosamente siga pela ponte de ferro até a ponta e desça pela corrente, ajude a garota a subir na jaula da mesma forma como a ajudou a saltar o buraco. Agora volte para onde a garota estava antes de pular, siga pelo cano na parede de novo e ative a alavanca de novo, suba mais uma vês pela parede a direita e desça as correntes na ponta da ponte. Pule para o outro lado onde há um pequeno gramado, ajude a garota a pular e se quiser salve, siga pela porta a esquerda, siga pela esquerda da tela, suba nas janelas a te chegar a duas pontes de madeira, siga por uma delas, depois salte em cima do grande lustre e em seguida bata na corrente que o segura. Apôs cair volte com a garota ao local onde há um sofá, agora desça as escadas, pegue uma das bombas no chão apertando bola e entre na porta a frente, pare na frente da pilastra que sustenta a ponte e aperte bola para colocá-la no chão, vá para a esquerda e pressione bola próximo ao lustre para que o garoto acenda a ponta do bastão, agora encosta com a ponta do bastão no pavio da bomba e afaste-se. Volte pelas escadas, entre novamente na porta ao lado do sofá, aparecerão inimigos e se você for rápido em levar a garota até a porta lá embaixo de frente para a rampa os inimigos sumirão, caso contrario derrotes os inimigos e siga pela porta. Aparecerão inimigos demais para serem enfrentados, a porta a ser alcançada está de forma paralela a porta por onde você saiu, então desça as escadas a frente, vire a direita, vire a esquerda, desça a escada, siga pela esquerda e suba as escadas que levam a porta. Caso não consiga chegar a tempo lute mais essa é uma tarefa difícil e requer uma boa paciência.

Apôs a animação você poderá salvar no sofá logo atrás, depois de salvar empurre todos os pilares que formam um corredor (o puxador deles está pelo lado de dentro do corredor formado) depois de puxar todos eles se acenderam antão saia pela porta de onde você veio e refaça seu caminho até a porta paralela a que você acabou de vir, vire a esquerda, pegue uma das bombas e coloque-a perto ao monte de madeira do lado direito da porta, acenda o bastão em um fogo próximo, acenda a bomba e saia de perto, depois é só seguir pelo caminho aberto. Siga pelas escadas e no canto direito haverá um sofá, depois de salvar desça as escadas a frente, aparecerão inimigos então os derrote, depois vá para a parte mais baixa do cenário onde há uma porta, puxe um caixote que está de frente para a porta, próximo a uma parede e arraste-o e coloque-o encima do botão da direita ou o da esquerda, leve a garota e fique de pé junto com ela no outro botão, deixe a garota em cima do botão e entre na porta que abriu. Suba a escada de ferro à direita, suba na corrente e saia pela porta, agora empurre o caixote para que caia e se jogue para se juntar a garota, proteja-a já que aparecerão diversos inimigos, em seguida ponha a caixa que você derrubou em cima do botão onde a garota estava em pé e entre na sala com a garota, deixe-a próxima a porta e suba novamente as escadas e a corrente para voltar para o local onde você derrubou o segundo caixote.

Siga pela esquerda, entre na porta e continue em frente, haverá uma parede de tijolos, suba em uma elevação nessa parede e se posicione embaixo da escada de ferro, pressione triangulo para agarrar a escada, suba até o topo e salte na corrente usando triangulo. Use bola para se balançar na corrente e triangulo para pular quando você estiver perto do outro lado da sala(o que tem a porta fechada), quando alcançar o outro lado aparecerão alguns inimigos, se você for rápido pode ajudar a garota a subir e levá-la até a porta para destruir os monstros, caso contrario derrote-os depois use a corrente para subir de novo e leve a garota até a porta. Nesse cenário haverá um moinho e um lago, pelo lado esquerdo do moinho suba em um pedaço quebrado da construção, suba nas elevações da parede até chegar ao topo. No topo se posicione do lado direito do moinho, no momento certo pule e segure-se na hélice do moinho, enquanto ela te leva pra cima vá indo em direção a ponta da hélice para não cair, quando estiver na parte mais alta pressione X para descer sobre uma ponte. Siga pela ponte quebrada, passe pelo sofá, desça as rampas, desça a rampa de frente para a porta fechada, ative a alavanca e siga para a ponta da ponte de madeira que surgiu para ajudar a garota a saltar. Volte com a garota para a porta (se quiser volte um pouco mais pelas rampas e salve no sofá).

Seguindo pela porta haverá uma corrente no centro do cenário, suba e aparecerão alguns inimigos, volte e derrote-os antes de subir a corrente de novo. Passe pela porta fechada, desça a escada e próximo ao centro do cenário haverá um buraco no chão, caia nele, ande para traz e você verá dois botões, suba no da direita e chame a garota, suba com ela no botão da esquerda, deixa ela lá e saia pela porta que abriu. Na parede a frente há um cano, suba nele e salte de volta para o local onde você caiu no buraco, desça vez se posicione em frente ao buraco e chame a garota, depois que você a ajudar a subir vá para a porta pela qual você passou anteriormente. Haverá um elevador a esquerda, suba nele com a garota e ative a alavanca, siga pela parede da direita, passe pela alavanca e desça pelo buraco na grade. Suba na elevação da parede e vá alternado entre as elevações da parede até alcançar o chão do outro lado. Vá pela esquerda, suba na elevação da parede e mais uma vez alterne entre elas até chegar a uma plataforma de madeira que esta do lado direito da parede. Derrube o caixote que está ao lado do sofá e desça pelo mesmo lugar que o caixote, derrote os inimigos que aparecerão, leve o caixote para debaixo da alavanca que você viu a pouco, ative-a e leve o caixote de volta para o local onde ele caiu. Suba no caixote e depois na parede, ajude a garota a subir e salve no sofá se quiser, suba na elevação da parede a frente, siga pela esquerda, quando não der mais para prosseguir pela parede suba uma elevação e continue até você chegar ao outro lado.

Aparecerão alguns inimigos, mas eles não poderão lutar com você agora, vá para a esquerda da porta, siga pela ponte de madeira e desça as correntes, use bola para se balançar e alcançar a janela, agora derrote os inimigos e suba em uma das janelas da parede da direita, empurre um caixote e caia com ele. Você voltou para o local com o buraco no chão, leve o caixote em direção a escada depois o leve para a esquerda até encostar ele na parede, suba nele depois na parede. Siga em frente, suba na corrente, siga pelas escadas, saia pela porta, vá para a esquerda subindo uma escada na parede, continue seguindo, salte na corrente e depois salte para o outro lado onde há uma alavanca. Antes de ativar a alavanca chame a garota para que ela suba em uma plataforma de madeira, agora ative a alavanca e desça rapidamente pela corrente, pois aparecerão diversos inimigos, se você for rápido e levar a garota até a porta não precisará, caso contrario lute e saia pela porta com a garota. Siga pela direita até a próxima porta e saia, passe pela escada na parede e continue em frente pelo longo caminho até uma porta, entre com a garota.

Desafio do lado Leste

Suba a escada de ferro e depois que ela subir derrote os inimigos e se quiser salve no sofá no canto esquerdo da sala. Vá para a porta que esta ao lado da escada próxima ao sofá, desça a escada de ferro e suba no enorme botão no centro da sala junto com a garota, derrote os inimigos e suba a escada que surgiu. Ative a alavanca e com o bastão acenda os dois círculos na parede que surgirão quando você ativou a alavanca, saia pela passagem que surgiu na parede, a direita a um sofá onde você pode salvar e a esquerda uma escada, suba a escada, entre na porta e ative a alavanca no do caminho. Volte com a garota pela passagem na parede, acenda mais uma vez o bastão, corra sem a garota descendo as escadas, suba a escada de ferro e acenda os dois círculos na parede. Chame a garota e saia pela passagem que se abriu na parede, pegue a espada no chão, bata na corda do lado direito e na do lado esquerdo para descer a grade, suba na escada a esquerda da sala e corte outra corda, siga pela porta que se abriu. Na parede a direita haverá diversas elevações na parede, vá alternado entre elas até chegar ao topo da correnteza d’água, saia pela porta seguindo pela direita, suba no botão e siga para a próxima sala. Pule o buraco, suba as escadas, corte as duas cordas que seguram a ponte de madeira, continue em frente e corte mais duas cordas para completar a ponte de madeira, saia pela porta a esquerda e ative a alavanca. Volte todo o caminho até a sala onde havia a correnteza d’água, chame a garota e siga novamente para a sala onde você derrubou os dois lados da ponte, siga pela ponte e no próximo cenário siga até a ponta para que apareça um bloco, suba nele com a garota e surgirá mais um bloco, siga pelos blocos até abrir uma porta e alcançar o outro lado. Ative a alavanca a esquerda e desça pelo elevador a direita com a garota. Pegue o seu bastão de volta, acenda ele e acenda os dois círculos na parede que você ativou com a ultima alavanca, depois da animação salve se quiser no sofá e saia pela passagem que se abriu na parede.

Desça as escadas de ferro, siga pelo longo caminho de volta para as escadas na parede e derrote os inimigos que aparecerão no caminho, suba as escadas, entre pela porta, ative a alavanca e volte pelas escadas. Junto a garota entre na porta ao lado da escada, siga pela ponte de madeira, vire a esquerda, haverá uma caixote encostado na parede, puxe ele e encoste-o no pilar, suba nesse pilar e salte em direção a corda e corte-a enquanto você está no ar. Volte pela direita e um pouco antes da ponte de madeira entre em uma porta, siga por um dos lados, desça pela rampa criada mais cedo (se você for rápido não irá precisar lutar) e saia pela porta à frente. Desça as escadas, vire a direita, desça outras escadas, quase de frente para as escadas que você desceu haverá uma passagem, siga por ela e vire a esquerda, suba a corda até o topo e pule para alcançar a janela do segundo andar. Do lado de dentro siga pela direita, empurre o caixote para que caia, derrube-o pela janela quebrada mais a frente e ajude a garota a subir pela janela, agora suba com ela as escadas no canto da sala e saia pela porta.

A grande cachoeira

Siga em frente e vire a esquerda, depois a esquerda novamente, desça as corretes e deixe a garota lá em cima, suba as escadas a esquerda, siga pela ponte de madeira ao lado, vá pela porta, desça os grandes degraus e vá para o elevador no canto esquerdo do cenário, ative-o, vá para a direita e ative a alavanca que está do lado ad porta, agora chame a garota e volte pelo elevador com ela. Deixe-a ela na parte de baixo, suba pelo elevador de novo e entre na porta que você abriu a pouco tempo, vá pela direita, suba as escadas na parede, suba na parede a frente, saia pela passagem na parede, pela esquerda salte para alcançar a corrente, suba um pouco e salte para alcançar a ponte do outro lado. Voltando um pouco por essa ponte você verá uma escada de ferro à esquerda, desça ela, ande em frente e no canto você encontrará uma caixa, arraste-a para traz e depois para a direita, do lado direito você deverá ver a garota, derrube o caixote para que a garota suba e a ajude a subir no local onde você está. Suba as escadas de ferro com a garota, siga até o outro lado da ponte, suba outra escada com ela, fique de pé com ela em um botão no chão e depois siga pela porta que se abriu. Vá em frente e entre em outra porta, desça as escadas e do lado direito da sala haverá uma escada de ferro, suba e deixe a garota te esperando, pule no cano e vá para a próxima plataforma, ative a alavanca e desça pela escada de ferro. Siga para um pedaço de madeira no chão que você ativou com a alavanca, suba nele e quando ele estiver parado e se mover um pouco para baixo aperte triangulo, o objetivo é você saltar no momento que ele subir para você poder alcançar o alto da parede (até você acertar o tempo pode demorar um pouco, então tenha paciência) quando você acertar suba na plataforma e saia pela janela. Desça a escada de ferro, a esquerda da escada ao lado há uma alavanca, ative-a.
Agora se você estiver jogando a versão européia poderá realizar um side quest alternativo para pegar uma Maça que é mais forte que as armas normais do jogo, ela facilitará bastante as lutas (se você estiver jogando pela segunda vez a arma que você irá pegar será um sabre de luz e é mais forte que a Maça).

Side Quest alternativo

Bata na arvore a esquerda da alavanca, depois que uma pedra cair pegue-a e leve de volta para a sala onde está a garota, virando a esquerda há duas escadas, entre elas há uma parede de cor diferente, ponha a pedra no chão, encoste-se a essa parede, pressione bola e empurre-a para chegar a uma sala secreta. Pegue a pedra, junto com a garota suba no circulo ao centro da sala, agora é só você acertar a pedra dentro da cesta que surgiu, basta correr em sua direção e apertar bola para lançar a pedra. Eu recomendo que corra da direita para a esquerda e lance a pedra no meio do caminho entre a parede da direita e a cesta, mas faça do jeito que quiser. Após pegar a arma saia da sala com a garota e volte para o local onde havia a alavanca.

A grande cachoeira-parte 2

Do lado esquerdo do cenário há uma caixa encostada em uma parede, arraste-a até um pequeno rio e jogue-o lá, agora atravesse o rio sem cair na cachoeira, suba em uma pequena construção de madeira que sustenta uma roda na água, tenha cuidado e suba nessa roda e bem rápido salte para em direção a parede à frente e gire o cilindro no chão através de uma das quatro estacas (conseguir subir nessa parede pode ser difícil então tenha paciência e continue tentando, não se esqueça que se você cair da cachoeira você morre). Depois que a água parar de correr desça e junto com a garota pelo mesmo lugar que se você desse-se enquanto a água corria você iria morrer, vá para a esquerda, siga pela ponte de madeira a direita, salve no sofá se você quiser, desça a escada a direita e vá até o caixote. Aparecerão alguns inimigos, se você for rápido em empurrar a caixa para a parede, subir e ajudar a garota a chegar na porta você não irá lutar caso contrario lute e depois siga pela porta.

Desça a rampa a esquerda e siga a água até chegar a uma escada de ferro, suba junto com a garota, siga em frente, salte um buraco e ajude a garota a fazer o mesmo, continue seguindo até um elevador, ative-o e haverá um sofá à esquerda, salve se quiser. Desça a escada a direita, vá em frente e haverá um cano na parede, suba-o, terá uma escada encima de uns trilhos, empurre na direção de onde você veio, suba a escada, pule em um local onde há uma alavanca, ative-a e seja rápido, volte para o local onde está a garota, pois aparecerão alguns inimigos, derrote-os. Siga pela ponte de madeira que você baixou, suba a escada a frente e siga em frente passando uma grande ponte de madeira, ao final você sairá entre rochedos. Desça em cima de uma construção já visitada, siga pela direita, suba as escadas e dentro de um elevador gire a alavanca para a direita até chegar a outro cenário.

Descendo do elevador haverá um sofá à esquerda, salve se quiser, salte para a plataforma de madeira e ajude a garota a saltar, na outra ponta da plataforma desça pela esquerda, se pendure na vara e vá até o outro lado. Haverá elevações na parede do lado esquerdo, suba-as e depois siga para a ponte de madeira, do lado direito há uma ponte erguida e para frente há uma escada de ferro, desça a escada de ferro e salte para o andaime de madeira do outro lado. Escale a torre pelas elevações, salte o buraco, se pendure na corrente, posicione-se de costas para a ponte de madeira erguida e salte para derrubá-la, agora desça a corrente, se posicione na ponta da ponte e ajude a garota a saltar, siga pela direita mais a frente passe pela escada que você usou anteriormente e vá até o final da ponte. Vá para a esquerda e suba em uma sala, pegue um bastão e uma bomba, agora volte para onde você desceu, coloque a bomba próxima a tocha acesa, acenda o bastão, acenda a bomba, peque-a e atire rapidamente ela em direção a uma torre a frente para derrubá-la. Pegue sua arma de volta na sala onde você pegou a bomba, volte pela ponte que você veio e siga pela ponte que foi criada. Suba na corrente a esquerda, vire a esquerda na ponte de madeira e empurre o caixote, caia junto com ele, empurre-o para a direita, use o caixote para subir no muro e ativar a alavanca, vá agora o lado esquerdo da porta e na parede atrás de você há uma escada, suba-a e dessa vez siga até o final da ponte, salte na corrente e se balance para chegar ao outro lado. Gire o cilindro no chão e quando aparecer uma gaiola retorne para a ponte usando a corrente, desça pelo lugar onde você derrubou o caixote, salte na gaiola e ajude a garota a saltar, derrote os inimigos ou leve-a rapidamente até a porta.Siga pelo único caminho disponível até sair em uma porta que está de frente para uma ponte de madeira.

Desafio do lado Oeste

Siga pelo único caminho disponível e entre na porta, suba as escadas da direita na parede, suba as escadas de pedra na esquerda da sala, corte a corda e entre na porta que se abriu. Nessa sala há um sofá onde você pode salvar, suba as escadas de ferro na parede, ative a alavanca, desça as escadas que você subiu e pegue o bastão de madeira no canto da sala, desça a escada de ferro à frente e suba no botão no meio da sala com a garota, agora siga pela escada que apareceu, ative a alavanca e acenda com seu bastão os dois círculos na parede. Derrote os inimigos que aparecerão, volte para pegar sua arma de volta e saia pela passagem na parede, vá até a enorme estrutura de metal e use um dos dois puxadores para virar a estrutura de modo que fique de frente para a passagem na parede, agora suba a escada do lado direito da passagem na parede junto com a garota. Entre na porta, pendure-se na corrente e suba, vá pela direita, salte o buraco e continue pelas escadas, corte as cordas que seguram um pedaço da ponte, siga em frente e corte as cordas que seguram o outro lado da ponte, agora sai pela porta a direita. Ative a alavanca, volte pelo mesmo caminho, pegue um bastão perto da escada e siga pela ponte de madeira que você baixou, pegue um das bombas e volte pela ponte, posicione a bomba de frente para uns pedaços de madeira que bloqueiam uma porta, acenda seu bastão no fogo da parede à direita e acenda a bomba. Pegue a arma de volta e volte com a garota para o local onde havia um cilindro no chão, pegue um bastão ao lado do sofá, acenda-o do outro lado da sala e volte para acender os dois círculos na parede próximos ao sofá, pegue sua arma de volta, salve se quiser e saia pela porta. Derrote os inimigos que aparecerão, vá para o outro lado do salão, suba as escadas de pedra e corte as cordas, agora siga pela porta que se abriu, suba a rampa junto com a garota, vire à esquerda, e entre na porta da parede a esquerda. Siga pela ponte de madeira e leve a garota até a beira do cenário para aparecer um bloco, suba nele e siga pelos blocos que aparecerão até você abrir uma porta, vá para a direita, ative a alavanca, depois siga pela esquerda e desça o elevador com a garota. Pegue um bastão, acenda-o e acenda e acenda os dois círculos que você ativou recentemente, pegue sua arma de volta e saia com a garota pela passagem que se abriu na parede.

Siga pelo longo caminho até a enorme escada na parede, suba-a sem a garota, entre na porta, ative a alavanca e desça as escadas novamente, agora com a garota entre na porta ao lado. Siga pela ponte de madeira, entre na porta a direita, derrote os inimigos, de a volta no salão, desça a rampa que você criou e saia pela porta. Desça as escadas por qualquer um dos lados e vá para a porta no centro do cenário, siga em frente e leve a garota até o enorme portão, apôs a animação salve no sofá (esse é o ultimo ponto de save do jogo). A garota estará muito fraca então segure bola e R1 para não correr e derrubar a garota, leve-a para a ponte que surgiu na animação, depois de outra animação seja rápido e salte em direção a garota para assistir mais uma animação.

Momentos finais sem a Yorda

Comece saltando para a gaiola da esquerda, depois salte de gaiola em gaiola até chegar à terra firme, prossiga pela esquerda e continue até o próximo cenário. Depois da animação ative a alavanca, empurre o caixote para cair na água, caia você também e usado bola para segurar a caixa leve-a para o outro lado e posicione-a em baixo da escada, suba na caixa e salte na escada, agora ative a alavanca e com a caixa siga pelo portão que se abriu. Nade em frente e posicione o caixote embaixo da corrente, suba na caixa e depois na corrente, agora suba à corrente, empurre o carrinho em cima dos trilhos para ativar um mecanismo, volte para a água e do lado direito do portão você verá terra firme, suba nela. Há uma roda gigante girando, se agarre em um dos pinos que há nela e desça quando estiver em cima de uma espécie de ponte, suba uma elevação da parede a frente e depois em um cano, siga pelo cano até o outro lado, agora você deverá atravessar um estreito cano de metal, segure bola para o personagem não correr e atravesse o cano. Suba em outro cano e desça do outro lado do cilindro de ferro, agora suba outro cano que está na vertical, vá até o topo e salte para alcançar uma corrente, se balance e salte para alcançar mais uma corrente, balance-se de novo para chegar a uma plataforma de madeira. Indo pela passagem a esquerda haverá outra roda gigante,f aça o mesmo que da ultima vez (se agarre em um dos pinos que há nela e desça quando estiver em cima de uma ponte de madeira), siga pela ponte e salte em uma engrenagem gigante que está girando (se você cair nessa parte basta ir para o lado esquerdo da enorme engrenagem e subir uma escada de ferro) e depois salte na próxima engrenagem, agora se concentre e atravesse e siga pelo cilindro que liga essa engrenagem ao caminho da saída. Já do outro lado vire a direita, vá pela rampa de madeira e siga pela caverna.

Vá em frente, até um local onde deverá saltar, salte e continue em frente, quando não houver mais como seguir suba na elevação da parede e continue pelas elevações até você precisar saltar de novo, continue por outra elevação até chegar há dois canos que servem de ponte, siga pelos canos até o outro lado. Continue pelos canos até você chegar a um enorme salão, desça à corrente, salte em direção à construção de pedra, vá para a ponte a direita, vire a esquerda, suba na ponte de ferro e arraste o carrinho que está na ponta da ponte até o lugar de onde você veio. Desça pela esquerda da ponte e salte na corrente, desça à corrente, salte em direção da parede mais próxima. Siga pela esquerda saltando os buracos até chegar a uma escada de ferro quebrada, desça ela e salte para o que resta de uma ponte à esquerda, desça a escada do lado direito, agora entre na porta aberta. Siga pela esquerda da ponte de madeira e pegue a espada, volte na sala anterior e abra com a espada uma porta que somente a garota podia abrir, ative a alavanca no canto da sala e depois de subir saia pela porta. Suba uma das escadas e continue até o outro lado do salão, suba outras escadas e derrote todos os inimigos que aparecerão (isso pode levar um tempo), depois de derrotar todos suba a escada que apareceu e se prepare para a batalha final.

Chefe final

Siga em frente pelo salão até o trono e depois volte, a rainha irá te chamar então vá na direção dela e assista a animação. A batalha é bem simples e exige somente um pouco de velocidade, a rainha de tempos em tempos lançará feixes de energia negra, se você for atingido por um desses feixes você morrerá e a batalha irá começar de novo. Há três jeitos de você se defender dos feixes de luz, um deles é a espada que enquanto estiver com você não poderá morrer, os outros dois são as estatuas que estão logo a frente da rainha. Seu objetivo é atacar a barreira dela até essa se destruir e você poder matar a rainha, porém toda vez que você atacá-la a espada sairá de sua mão e você terá de pegar ela de volta, eu recomendo que só ataque depois que ela lançar um feixe assim dará tempo de você se esconder atrás de uma das estatuas e com paciência repetindo o processo você irá vencê-la. Se você perder a espada de vista segure R1 para visualizá-la, não se esqueça de sempre deixar as estatuas próximas a barreira assim da tempo de você correr e se esconder atrás dela.

Depois do créditos

Depois de vencê-la o jogo estará praticamente terminado, apôs os créditos haverá uma cena onde ICO acordará em uma praia siga até o final da praia para terminar o jogo (se for a segunda vez que estiver terminado o jogo pode pegar uma melancia no canto da praia e levá-la até o final para assistir uma cena extra), não se esqueça de salvar apôs a tela de FIM.

Extras

Se você estiver jogando a versão européia é possível começar uma nova partida a partir do save do game já completado com diversos extras, no menu de pausa haverá a opção para por para dois jogadores, uma opção para mudar o aspecto da tela e as falas da princesa e da rainha estarão no idioma que você escolheu além da arma secreta que você pega na side quest e do final alternativo que você pode assistir conforme explicado na cessão anterior.


Escrito e editado por Diego A.C

5 comentários:

  1. minha mulher esta jogando esse jogo agora, nao conseguiu sair nem do começo kkkkkkkkkk
    parabens pelo site

    ResponderExcluir
  2. Valeu pelo detonado. Me ajudou em algumas partes que fiquei trancado.

    ResponderExcluir
  3. Valeu demais. Zerei agora. Clássico

    ResponderExcluir
  4. Zerei em dois dias. Só pego a noite 😶 adorei muito bom.

    ResponderExcluir

Todos os Comentários são lidos e moderados previamente.
São Publicados aqueles que respeitam as Regras Abaixo:

- Não faça propaganda de outros blog/sites;
- Use o OpenID ou Nome/URL caso não seja seguidor;
- Não inclua links desnecessários no seu comentário;
- Seu comentário é nossa inspiração!
- Não respondemos comentarios 'anônimos' sem identificação nenhuma.
- Obrigado pelo Apoio ;D