6 de mar. de 2011

Analise: MANHUNT



Desenvolvedora: Rockstar North
Distribuidora: Rockstar Games




Lançamento: 18 de novembro de 2003

Gênero: Ação e Survival Horror

Modos de jogo: Single-Player




MANHUNT foi produzido e lançado pela ROCKSTAR em 2003 ,estando entre os 10 games mais violentos de todos os tempos. Assim como a série GTA (da mesma distribuidora)MANHUNT gerou muita polêmica no lançamento devido ao seu alto grau de violência, o que fez com que o game fosse vetado em 58 países. Misturando elementos stealth, terror e ação, o game trouxe um estilo de jogabilidade único ao combinar esses fatores, sendo muito bem recebido pela crítica e jogadores, se tornando um título indispensável para os amantes de games violentos.



CONHEÇA JAMES EARL CASH





Voçe entra na pele de JAMES EARL CASH, um condenado no corredor da morte cujos crimes não são revelados para não haver uma antipatia com o personagem. Na noite de sua execução, ele acorda horas depois e descobre que tudo não passou de uma farsa planejada por um diretor banido de HOLLYWOOD chamado LIONEL STARKWEATHER, para faze-lo participar como protagonista de um filme com mortes reais, os famosos SNUFF-MOVIES. Com a mídia pensando que CASH está morto, o diretor sádico o coloca em um jogo de gato-e-rato em que ele tem de sobreviver até o fim e causar o máximo de mortes violentas em seus inimigos. Se ele sair vivo, terá uma segunda chance para ser livre novamente.


LUZ, CAMERA, VIOLÊNCIA!

CASH é jogado em CARCER CITY, uma cidade abandonada que servirá como ''palco'' para as filmagens. O personagem é levado para varios locais da cidade ocupados por gangues da pior espécie, como shopingcenters, zoológicos, manicômios, depósitos de sucata e muitos outros lugares, onde ele terá que matar cada inimigo da forma mais sutíl e violenta possível! Todos esses locais estão sendo vigiados por câmeras que tem como objetivo filmar os assassinatos para depois STARKWEATHER botá-los em seu filme.



MORTE SILENCIOSA




MANHUNT utiliza a furtividade como meio para matar os inimigos silenciosamente. Todos os ambientes possuem locais escuros para CASH se esconder e esperar a vítima se aproximar para atacá-la por trás e mata-la. Para atrair os inimigos, o personagem pode fazer barulho chutando latas de lixo, caixas e outros objetos, bater tijolos e garrafas nas paredes ou jogá-los caso eles estejam muito longe da área de alcance do som. O game possui um medidor que serve para ver a posição dos inimigos, o alcance do som provocado por voçe e o nível de desconfiança, que é representado por três cores: amarelo significa que eles não estão desconfiando de nada, laranja significa que eles desconfiaram de algo e irão averiguar determinado local de suspeita e vermelho significa que eles te notaram, indo lhe atacar. Para escapar de uma situação como esta, o personagem precisa se esconder rapidamente em um local escuro antes que os inimigos o vejam, fazendo o nível de desconfiança voltar ao normal com o tempo. O jogador também pode optar por enfrentar os inimigos cara-a-cara usando as própias armas ou de mãos vasias, mas não é uma boa opção. As armas brancas são das mais variadas, como sacos plásticos, facas, tacos de beisebol, serra elétrica, entre muitas outras...

MORTE FRANCA

O game não possui apenas níveis em que se tem que matar silenciosamente, em certo momento do jogo algumas fases envolverão tiroteios a base de cobertura. O personagem se posiciona em paredes, móveis ou veículos e quando os inimigos mostrarem a cara voçe tenta acertá-los. O armamento envolve pistolas, shotguns, metralhadoras, snipers, entre outras....

FACES DA MORTE

O objetivo principal de MANHUNT é executar as vítimas da forma mais violenta e sutíl possível(mesmo que não seja algo obrigatório no game), sendo que existem três tipos de mortes para cada arma branca utilizada. Para executá-las o personagem tem que ir por trás da vítima e quando estiver a uma distãncia relativamente próxima, o jogador aperta o botão QUADRADO que irá acionar uma mira automática. Está mira possui três cores que indicam o grau de violência da morte: branca, amarela e vermelha nesta ordem, cada uma representando uma morte mais brutal que a anterior. Quanto mais tempo o personagem ficar atrás do inimigo sem ele perceber, a mira automática irá mudar de uma cor para outra e consequentemente mais violenta será a morte. Para ocasioná-las, o jogador apenas aperta o botão X e então a execusão será mostrada em forma de cutcene(mas rodadas com os gráficos do próprio jogo)através da visão das cãmeras presentes nos cenários.Para se dar bem no game é preciso aliar paciência e furtividade juntas para matar os inimigos da forma mais violenta possível.


RECOMPENSA POR MATAR


Matar os inimigos da forma mais cruel não é algo em vão, pois quanto mais mortes no nível máximo da brutalidade o jogador causar, serão desbloqueados diversos extras. O game possui 20 níveis, sendo que cada um tem 5 estrelas que são completadas a medida que o jogador conseguir matar as vítimas da forma mais violenta possível, resultando na liberação de extras que são informações e curiosidades sobre o game, como biografias dos personagens, desenhos de produção e inimigos que não entraram na versão final. Se o jogador conseguir completar todas as 5 estrelas de todos os níveis, uma fase bônus será liberada.

GRÁFICOS BRUTAIS

Os gráficos de MANHUNT possuem o mesmo estilo dos jogos da série SILENT HILL, ou seja, cenários velhos e imundos, com paredes, tetos e chãos descascados e encardidos pelo tempo e abandono,o que dá um ar assustador e doentio aos ambintes. A violência gráfica é forte, como quando voçe estoura a cabeça dos inimigos com uma arma de fogo ou taco de beisebol,f azendo as partes do crânio voarem pelos ares e se espalharem pelo chão, permanecendo ali durante um bom tempo para o horror do espectador.

INIMIGOS QUE DÃO MEDO

As gangues presentes no game são organizadas por RAMIREZ, líder de uma gangue de veteranos de guerra chamados WARDOGS. Existem vários tipos de gangues pela cidade, como os neo-nazistas denominados ''OS SKINZ'', pedófilos que usam máscaras de boneca conhecidos como ''THE INNOCENTZ'''', esquisofrênicos e psicopatas que usam máscaras de SMILEY, entre outros...
A ROCKSTAR se preocupou em inserir muita personalidade nos inimigos, eles conversam entre si, gritam como loucos quando estão te perseguindo, zombam de voçe, fazem comentários, enfim... tudo isso nos faz acreditar que estamos lidando com os piores sujeitos da face da terra. A A.I dos inimigos é muito boa, eles estão atentos a qualquer ato suspeito e prontos para te matar caso o vejam. Quando os inimigos estão te perseguindo, voçe pode apertar o botão R1 para correr, mas com o tempo o personagem cança, o que aumenta ainda mais o perigo e a tensão.

TRILHA SONORA PSICÓTICA

A trilha sonora de MANHUNT completa toda a atmosfera do jogo no estilo das músicas de filmes de terror da década de 70 e 80, dando ao game o clima de filmes de psicopatas daquela época, como JASON e HALOWEEN. Em certos momentos, como quando os inimigos te veêm, toca uma música de fundo, o que aumenta a tensão do jogador. O diretor LIONEL STARKWEATHER é dublado pelo ator BRIAN COX, que fez o papel do DR.HANNIBAL LECTER em um filme de suspense chamado MANHUNTER de 1986.

VIOLÊNCIA COM MOTIVO

MANHUNT é um dos games mais brutais de todos os tempos e um dos mais violentos doPS2, não apenas isto, o game pegou emprestado elementos de outros gêneros e construiu uma jogabilidade sólida e única sob uma atmosfera tensa e cruel. Um título indispensável para o jogador que gosta de games stealth e survival-horror.

JOGABILIDADE:9.5
GRÁFICOS:9.0
SOM:10
REPLAY:9.0

NOTA FINAL:9.0

14 comentários:

  1. Achei esse Manhunt mais dificil do que o 2, o 1 tem mais execuções.

    ResponderExcluir
  2. Manhunt e muito mais assustador do que o resident evil.

    ResponderExcluir
  3. a serie Manhunt é o terror de qualquer mãe eu fiz a analise do segundo titulo da franquia (quando fazia parte do site) o primeiro infelizmente nunca joguei mais creio q é melhor o clima d Manhunte é muito pesado assim como a franquia Fatal Frame q pra mim é o unico q consegue me assustar mais Manhunt é um otimo game .

    ResponderExcluir
  4. boa tarde,

    será que alguém me pode ajudar?

    tenho o jogo manhunt (o primeiro) e estou empancada no nível doing time. Não consigo que as setas mudem de cor para efectuar as mortes na devida sequência..... o que acham que pode ser?
    ....problemas do comando?
    .... problemas do jogo em si?
    .... etc?
    já não sei o que fazer, será que me podem ajudar?


    Obrigada!

    Mocas

    ResponderExcluir
  5. Anônimo disse...
    boa tarde,

    será que alguém me pode ajudar?

    tenho o jogo manhunt (o primeiro) e estou empancada no nível doing time. Não consigo que as setas mudem de cor para efectuar as mortes na devida sequência..... o que acham que pode ser?
    ....problemas do comando?
    .... problemas do jogo em si?
    .... etc?
    já não sei o que fazer, será que me podem ajudar?


    Obrigada!

    Mocas

    Moderação

    Então Anonimo, antes de mais nada peço a você que crie uma conta no Google e siga o blog, para que possamos saber quem é você.

    Então respondendo a sua pergunta: Procure um vídeo detonado de MANHUNT 1, com certeza você consegue encontrar no Youtube. Se não der certo mesmo você sabendo o que fazer o problema deve ser em algum arquivo do seu jogo. Neste caso só trocando de Mídia.

    Moderação Blog Playstation 2 Eterno

    Obrigado !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vão cacar estudar rapaz, sai desse negócio de vídeo game

      Excluir
  6. existe america´s army para ps2 ou so para xbox mesmo.

    ResponderExcluir
  7. /\
    Para PS2 não existe esse jogo.. somente para XBOX

    ResponderExcluir
  8. oi
    tenho o manhunt 2 mas nao consigo fazer com que as setas mudem de cor para execuçao.
    o que eu faço?

    ResponderExcluir
  9. jogo muito enjoativo . voce so mata os cara e mesmo os sempre personagens -.- eu parei jogar ns fase 12 quando cansei mesmo n recomendo esse jogo para nqm

    ResponderExcluir
  10. ao quem aqui sabe me dizer aonde eo posso baixar esse jogo?

    ResponderExcluir
  11. Ei anônimo de setembro de 2013! Baixa pelo MediaGet!!! Jogo de psicopata viu! shuhsuhsuhuhsa!

    ResponderExcluir

Todos os Comentários são lidos e moderados previamente.
São Publicados aqueles que respeitam as Regras Abaixo:

- Não faça propaganda de outros blog/sites;
- Use o OpenID ou Nome/URL caso não seja seguidor;
- Não inclua links desnecessários no seu comentário;
- Seu comentário é nossa inspiração!
- Não respondemos comentarios 'anônimos' sem identificação nenhuma.
- Obrigado pelo Apoio ;D