23 de jun. de 2011

Jak and Daxter ou Ratchet & Clank ?

Games do mesmo gênero que são tão bons quanto raramente se vê, um exemplo é Jak and Daxter e Ratchet & Clank. Embora não haja nem uma concorrência direta entre os dois, a pergunta que os fãs de jogos de plataforma mais se fazem é: qual deles é o melhor ?. Uma vez que ultimamente esses jogos estão ficando cada vez mais raros em plataformas que não sejam da Nintendo.


Jak and Daxter ou Ratchet & Clank ! Qual deles é o melhor na sua opinião ?



Jak and Daxter: The Precursor Legacy deu o ar da graça em 2001 dando inicio a série. O game foi desenvolvido pela Naughty Dog, a mesma desenvolvedora de Crash Bandicoot, este que foi uma grande influencia no enredo e jogabilidade de Jak. Jak and Daxter sai do contexto de jogos com fazes separadas em níveis, agora a um grande mapa para se explorar e diversos itens coletáveis. Ao invés de ser separado em mundos, os temas se diferenciam de acordo com as regiões do mapa, mas como de costume o inicio vai ser em um lugar com clima tropical.


Com o passar dos anos a série foi ganhando novos títulos, há quem diga que o game perdeu sua magia quando chegou ao terceiro titulo pois não se diferia muito de Jak 2, sem falar que parte do mapa é o mesmo. Em 2005 a Naughty Dog lança Jak X uma versão voltada para disputas de corrida. E um jogo muito bem feito mas não agradou muito aos fãs mais conservadores. Em 2009 é lançado Jak and Daxter: The Lost Frontier que trazia a mesma base de Jak II e 3 mas com um mapa totalmente novo. O problema é que o game já não foi desenvolvido pela Naughty Dog o que deixou o jogo um pouco artificial e sem sentido. O mesmo foi o primeiro da série a ser multiplataforma (PSP e PS2).          




Ratchet & Clank chegou ao mercado em 2002 desenvolvido pela Insomniac Games. Trazia mais ou menos a mesma base para jogabilidade. Dois personagens principais, um que serve como mascote e outro que faz o trabalho difícil. A temática de Ratchet & Clank é de aventuras espaciais e futuristas, mas traz como em Jak exploração em cenários amplos combinados com plataformas. Ratchet pode carregar armas e pegar veículos como Jak. 


Na realidade ainda não tive a oportunidade de jogar nem jogo da série Ratchet & Clank, mas posso dizer que traz a mesma qualidade de Jak and Daxter, com uma jogabilidade parecida mas com universos diferentes e inovadores.   

13 comentários:

  1. sem duvida Jak and Daxter é muito melhor;

    ResponderExcluir
  2. na minha opinião ratchet e clank é melhor pq tem muito mais variedade de armas,cenarios,graficos melhores ,historia e personagens xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Variedade de armas até concordo, mas cenario, graficos e história os dois tem igual! Os cenarios de cada um são diferentes, pois jak segue o mesmo naipe por estar no mesmo mundo, já que ratchet passa por varios planetas...a história dos dois são ótimas não da para negar...e personagens concordo que são mais divertidos e talz, mas jak segue outra linha de humor! Se vc prefere ratchet só por rivalidade e nunk jogou jak, naum comente sem conhecer os dois!

      Excluir
  3. Eu jogo os dois mas a série Jak é a que me empolga mais. Ela tem um ambiente mais adulto e desde o Jak 2, a série se tornou um desafio. Lembro que penei pra zerar o 2. O jogo é tão difícil que não se encontra nem detonado dele, ou é muito difícil de achar.

    ResponderExcluir
  4. Ratchet & Clank ehh muito melhor q jak pra quem ja seguiu o jogo des de o primeiro até os ultimos vai ver q o jogo ja tem uma historia bem feita e modelada, cada um dos jogos vem com um tipo de proposta de jogo diferemte e ainda vai aumentando cada vez mais seus "horizontes" adcionando novas armas, modos de jogo e e um pouco mais de dificuldade e isso sem falar dos graficos q des de o primeiro jogo ja eram boms, agora vc pode tambem emcontrar items para equipar nas armas q ainda podem upar de lvl e ainda fikar com novos atribudos dependendo as armas. . . nada mais a comentar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ratchet é muito bom mesmo! Eu tenho quase todos originais menos o primeiro...mas acho que vc deveria experimentar o jogos do Jak and Daxter, principalment o terceiro, que adiciona muitas coisas novas como armas e poderes novos! Como já disseram o jak tem um ambiente mais adulto, ai vai do gosto de cada um!

      Excluir
  5. eu ja zerei o jak 2,3 e lost frontier mais precursor legacy eu não passo da parte quando vc derrota o robo lord e lady eco ai manda ceguir os amigo mas eu ñ sei para aonde? se alguem souber manda para esta cite mesmo ta valeu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi você pode me ajudar com o jogo Jak and daxter the lost frontier?
      É que na missão:confronta o capitão phoenix,o daxter me pede para apertar 0 para pegar remendos dos inimigos,dai eu fico pegando e pegando e nunca acaba,não sei o que fazer,parece que deu bug,com você foi assim?ah eu estou com 19% de conclusão.
      Por favor me ajude!

      Excluir
  6. não joguei nenhum desses, mas não gosto da mistura de plataforma e sandbox e/ou armas. Pelos videos, Sly parece melhor. Façam uma comparação dos 3 na próxima remessa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sly nunca será melhor,se você não viu a matéria é sobre Jak and Daxter vs Ratchet and Clank,e não sobre Sly ,e olha que eu já joguei os três

      Excluir
  7. eu jogo os dois mas eu nao passo da fase que voce usa o clank pela primeira vez.o jak e mais facil mais nao tao facil eu tenho a saga competa e adoro muito mesmo

    ResponderExcluir
  8. Eu já joguei jak 3 e ratchet & clank 4 e 5. Gosto muito de Jak, mas minhas muitas horas de ratchet & clank não me podem deixar de adimitir: os 2 são extraordinários, mas eu prefiro Ratchet.

    ResponderExcluir
  9. Eu já joguei jak 3 e ratchet & clank 4 e 5. Gosto muito de Jak, mas minhas muitas horas de ratchet & clank não me podem deixar de adimitir: os 2 são extraordinários, mas eu prefiro Ratchet.

    ResponderExcluir

Todos os Comentários são lidos e moderados previamente.
São Publicados aqueles que respeitam as Regras Abaixo:

- Não faça propaganda de outros blog/sites;
- Use o OpenID ou Nome/URL caso não seja seguidor;
- Não inclua links desnecessários no seu comentário;
- Seu comentário é nossa inspiração!
- Não respondemos comentarios 'anônimos' sem identificação nenhuma.
- Obrigado pelo Apoio ;D